Docas Açaí investe em expansão para o estado de São Paulo

0
68
franquia docas acai

A Docas Açaí é uma rede de franquias de açaí que aposta em expansão para todo o estado de São Paulo. Investindo na venda de polpas de frutas e do creme de açaí, a rede busca destaque no mercado ao trabalhar com atendimento via atacado, varejo e, também, para o consumidor final.

Os franqueados encontram suporte completo da franqueadora na abertura e no dia a dia de operação da franquia. Atualmente, a Docas Açaí conta com três unidades próprias e uma franqueada e espera, até o final de 2020, chegar a oito unidades ativas.

A trajetória da Docas Açaí começou em 2006, com a empresa Açaí Mix JCR. O negócio familiar foi estruturado na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.

Toda a região litorânea do estado e o vale do Paraíba são atendidos pelos produtos da Açaí Mix JCR, que conta com uma frota de carros, motos, além de 25 colaboradores para abastecer as localidades que recebem os produtos: polpas de frutas e granolas, além do carro chefe da marca, a polpa de açaí.

Uma das mais importantes fontes de alimentação para a região Amazônica, o açaí pode ser utilizado em diferentes receitas, sendo a mais famosa dela, em forma de creme. O Brasil é o principal produtor da fruta, sendo o estado do Pará o maior produtor da fruta em todo o país: todos os anos, são mais de 1,3 milhão de toneladas. Em segundo lugar, está o estado do Amazonas, com 52 mil toneladas, e Roraima, com 3,5 mil toneladas.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), informa que entre os anos de 2010 e 2017, a produção do fruto no estado do Pará cresceu em 80%, sendo registrado, no último ano de análise, a comercialização de 136,7 toneladas do fruto. Ainda de acordo com a Sedap, em 2018, o mercado de açaí vendido em polpa, mix e em pó, gerou uma receita de 684 milhões de reais para o estado.

A Embrapa estima que a indústria de extrativismo e comercialização de superfrutas, caracterização no qual se enquadra o açaí, é responsável pelo faturamento de mais de 40 milhões de reais no país. Todos os anos, o consumo do fruto, em diferentes formas, cresce cerca de 15%.

Com o intuito de abranger o mercado de consumo de açaís de forma mais ampla, a Açaí Mix JCR também trabalha com atacado, atendendo redes de supermercados, padarias, cantinas de escolas, laticínios, academias, lanchonetes, sorveterias, hotéis e pousadas. As cidades atendidas são Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Paraibuna, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Guarujá.

Apostando em expansão por franquias, o Docas Açaí foi estruturado em 2018, com a proposta de fortalecer os produtos da rede para diferentes localidades do país.

O lançamento do formato de franquia também foi motivado pela sazonalidade do litoral norte paulista, região de fabricação e distribuição do açaí, que apresenta diferentes margens de vendas ao longo do ano. Assim, foi essencial projetar um modelo de negócio que registrasse lucratividade em todo o ano, não somente no verão.

O sucesso do formato de franquias foi instantâneo e, somente em 2019, a rede inaugurou três unidades: uma na região sul de Caraguatatuba, no Perequê Mirim; outra em São José dos Campos; e a terceira na região central de Caraguatatuba, no Caraguá Praia Shopping.

Os clientes da rede Docas Açaí encontram linha de açaí tradicional, vendido em potes de 250 ml até caixa de 10 litros. A marca também trabalha com cardápio diferenciado, com linhas de sorvetes, milkshakes e taças gourmet, atendendo o consumidor final e o atacado.

A proposta de atuação das franquias é diferenciada, voltada para o atendimento de três nichos: atacado, por meio da revenda de produtos para os comércios da região; varejo, no qual os clientes compram os produtos para consumir em casa; e consumidor final, podendo consumir os cremes de açaí, milkshakes e sorvetes na loja física.

Franquia Docas Açaí

Os empreendedores interessados em uma franquia da Docas Açaí encontram modelo único de atuação, com investimento total de 160 mil reais.

A unidade deve ser instalada em ponto comercial com estrutura mínima de 70 metros quadrados, com espaço para área de cozinha, estoque com freezer ou câmera fria para produtos congelados, e salão para abrigar ilha de congelamento, freezers verticais, prateleiras, caixa, mesas e bistrôs.

A franqueadora aconselha que as unidades devem ser instaladas em avenidas movimentadas, e conte com o auxílio de uma equipe de, no mínimo, três funcionários, além da presença constante do franqueado.

Com faturamento médio mensal de 65 mil reais, a lucratividade estimada é de 16%. O prazo de retorno varia de 15 a 24 meses.

A Docas Açaí busca por franqueados nas cidades de São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Jacareí, Lorena, Cruzeiro, Aparecida e Campinas.

Além de perfil empreendedor, essencial para sucesso de qualquer negócio, é importante que o candidato atue com foco em resultados, seja dinâmico e comprometido com empreendimento. É essencial saber gerenciar crises, estudar oportunidades de negócio e ter boa relação interpessoal.

Os franqueados da Docas Açaí encontram suporte completo na operação do negócio, antes e após a inauguração da unidade. Os treinamentos são garantidos pela rede, com foco em atendimento, preparo dos produtos, áreas administrativa, financeira e de gestão. O franqueado recebe, ainda, consultoria de campo e suporte de marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui