Ir a uma feira de negócios é a oportunidade certa para fortalecer o networking e conhecer as novidades do mercado. O que algumas vezes pode passar despercebido é que também é uma chance de conhecer redes de franquias para investir.

Saiba como escolher uma marca para chamar de sua e começar um investimento em franquias no seu próximo evento!

1. Entenda se o investimento em franquias é compatível com seu perfil

Antes de fazer qualquer investimento em franquias é preciso entender se você se sente à vontade seguindo regras. Isso porque as redes franqueadoras contam com normas e exigências para padronizar produtos e serviços oferecidos. Então, é papel do franqueado seguir os procedimentos indicados.

Profissionais que gostam de trabalhar com criatividade não possuem as características adequadas para empreender nesse modelo de negócio.

2. Defina quais são as suas afinidades

Ter afinidade com o segmento da franquia em que pretende atuar faz toda diferença para o sucesso do negócio. Algo que também vale para a rotina de trabalho como é o caso de redes de franquias de alimentação que precisam abrir aos finais de semana.

3. Estime quanto pode investir

Além do valor de investimento inicial para implantar a franquia na região em que deseja, é necessário ter reserva financeira. Com uma pequena folga no orçamento é possível lidar com imprevistos e evitar o desespero. Por isso, a dica é ter uma quantia equivalente a três meses do capital de giro.

4. Conheça as marcas expostas e entenda as obrigações do franqueado

Ao visitar os estandes busque se informar sobre como funciona a franquia. Afinal, todas as redes possuem direitos e deveres de ambas as partes (franqueador e franqueado).

Veja algumas perguntas que podem ajudar na sua análise:

  • qual é o investimento inicial?
  • tem royalties?
  • qual é a estimativa de retorno sobre o investimento?
  • quais as obrigações do franqueado?
  • como o franqueado deve proceder em caso de desistência do negócio?

5. Avalie o nível de formatação do negócio

Muitas redes de franquias ainda são novas e não possuem lojas próprias. Então, pesquisar sobre a estrutura daquelas que mais chamaram a sua atenção na feira de negócios é essencial.

Para avaliar a formatação do negócio verifique:

6. Continue suas pesquisas até ter segurança em sua decisão

É comum que na feira de negócios alguns franqueadores façam aquela pressão para que compre logo a franquia. Mas é preciso agir com cautela e atenção a todas as informações disponíveis. Conversar com outros franqueados, fazer pesquisas sobre a marca na internet e, inclusive, na imprensa podem facilitar sua decisão.

Geralmente as redes fazem entrevistas com as pessoas interessadas no investimento em franquias. Depois, entregam aos candidatos um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele estão os dados da empresa, contatos dos franqueados e também as taxas que serão cobradas.

Busque a ajuda de um advogado para analisar todos os detalhes e só tome a decisão de investir na franquia se realmente se sentir seguro. Em todo caso, consulte também o Guia Franquias de Sucesso para conhecer as franquias de destaque nos principais setores da economia. Desejamos bons negócios para você!

COMPARTILHE
Artigo anteriorO Boticário abre loja em Dubai
Próximo artigoExpansão de franquias: dispersa ou espiral? Qual a ideal para o seu negócio
A Central do Franqueado é uma solução inovadora para facilitar a gestão, o suporte e a comunicação de redes de franquia. Para isso, a plataforma conta com as funcionalidades essenciais para acompanhar as unidades franqueadas.O sistema é dividido em quatro módulos que atendem perfeitamente as demandas de gerenciamento de conteúdos, manuais, treinamentos, comunicados, compras e suporte. A Central do Franqueado é uma plataforma online - sem necessidade de instalação.

DEIXE UMA RESPOSTA