Sol, calor, gente bronzeada e animada por todo lugar!

No Brasil, algumas regiões experimentam temperaturas que rondam os 40 graus. Para suportar e aproveitar o que há de melhor na estação mais ensolarada do ano, aumenta muito o consumo de tudo o que alivie essa quentura: sorvetes, sucos, smothies, saladas, comidas naturais, roupas e acessórios de praia, chinelos, cosméticos e tantos outros itens. Estas marcas focam o seu mix em comportamentos de consumo tipicamente de verão.

Mas, além de aproveitar muito esse período do ano, as redes desenvolvem estratégias para se manterem rentáveis também no inverno.

A ABF (Associação Brasileira de Franquias) registrou no terceiro trimestre de 2018 um índice de faturamento de 14,7 bilhões de reais, um crescimento de 6,3% em relação a 2017, no mesmo período. Em contraposição, apenas 45% dos municípios brasileiros possuem franquias, ou seja, o mercado está aberto para novos investidores.

Existem diversas opções de franquias que adoram um bom sol e calor, muitas com opções de baixo investimento, e operação bem simples, como é o caso das  franquias de quiosques.

E no inverno, como ficam as coisas?

Todo negócio tem a sua sazonalidade, ou seja, seus períodos de alta e baixa.

No caso das redes que se apoiam na questão das altas temperaturas, é natural esperar performance mais baixa no inverno. Mas sabendo disso, as redes bem estruturadas já se preparam para o período e criam estratégias de adaptação que permitem atrair o público mesmo no inverno, como a criação de cardápios temporários no caso das franquias de alimentação, por exemplo.

Vale lembrar que em algumas regiões do Brasil, é calor praticamente o ano inteiro, e mesmo quando há temperaturas mais baixas, elas costumam ser amenas. Essas regiões são ainda mais atrativas para negócios que exploram bem os efeitos do verão.

E o que é melhor, abrir em alta ou baixa temporada?

Eu sugiro que você abra o negócio sempre no período de menor movimento, assim terá tempo de ajustar a equipe, adaptar-se à operação e estar 100% preparado quando a alta temporada chegar, para não perder nenhuma venda.

DEIXE UMA RESPOSTA