Montar um negócio com pouco dinheiro, principalmente em momentos de desafios econômicos e políticos, é o sonho de muitos brasileiros. Uma boa ideia na cabeça, estudos e boa preparação para atuar no universo do empreendedorismo, além de um certo capital para investimento, podem ser a receita perfeita para abrir um negócio com capital de até 5 mil reais.

Se o seu sonho é empreender com baixo investimento, esta matéria é para você! Aqui você encontra dicas e ideias para montar um negócio com 5 mil reais, e conhece também algumas opções de franquias baratas. Boa leitura!

Como se planejar financeiramente para investir

O especialista em franquias e presidente do Grupo Kalaes, Sidney Kalaes, explica que antes de pensar em investir, o futuro empreendedor precisa conhecer detalhadamente o plano de negócio que o modelo de investimento exige. “Além disso, deve haver uma projeção de evolução de faturamento, já que o investimento total de um negócio tem como base o capital direto empregado para a montagem e, também, o capital de giro para sustentar o negócio pelos meses que não alcançar o ponto de equilíbrio”, completa Kalaes.

Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP, endossa que, quando o assunto é investimento financeiro, seja para abrir um negócio do zero ou apostar em um sistema de franquias, é importante dispor do capital necessário, que esteja de acordo com o plano financeiro do negócio, “além de um capital extra para as surpresas que possam ocorrer. Esse capital pode vir de uma poupança de alguns anos, de um valor recebido de uma rescisão de trabalho, de um sócio, enfim, são várias as formas de ter um capital, mesmo que baixo, para iniciar um negócio”.

Kalaes informa que, aliado a esses dois pontos, o investidor ainda precisa colocar na ponta do lápis as despesas habituais mensais que se somam ao valor do planejamento de investimento, uma vez que o empreendedor se dedicará ao negócio. O especialista alerta:

“Planejar não é uma opção, nem uma escolha. É uma necessidade real.”

O Sebrae disponibiliza um passo a passo para elaboração de plano de negócios de uma empresa, voltado para quem ainda não adentrou no universo do empreendedorismo. Organizado em etapas, o plano auxilia os futuros empreendedores a descobrir a melhor maneira de atuar no mercado, levantando informações sobre a viabilidade do negócio, estratégias, operações e métodos de gestão financeira.

A análise de mercado é um dos passos iniciais para estruturação de um modelo de negócio. A partir do insight de criação de uma empresa, é importante saber quem serão os clientes, concorrentes, fornecedores, localização do negócio, produtos e serviços que a marca irá trabalhar. Dentro das análises, devem contar estudos sobre o público-alvo, com informações detalhadas – este levantamento pode ser feito por meio de questionários, entrevistas, pesquisas com clientes em potencial, e análise da concorrência.

A partir do público alvo, a qualidade e o custo benefício dos produtos e serviços precisam ser analisadas. O Sebrae informa que, quanto mais dados aprofundados sobre o mercado, mais informações sobre estratégias de atuação poderão ser desenvolvidas, como plano de marketing.

O Sebrae explica ainda que um bom plano de negócios deve contar um sumário executivo, uma espécie de resumo do que será a nova empresa. Nele, devem conter informações sobre o que é o negócio, diferenciais competitivos, missão, perfil de empreendedores, produtos, serviços, segmento de clientes, localização da empresa, investimento total, investidores financeiros, forma jurídica e enquadramento tributário.

Os âmbitos operacional e financeiro devem ser estruturados a partir do amadurecimento da ideia do negócio. O projeto operacional, por exemplo, descreve como a empresa será estruturada, além da localização geográfica, dados sobre instalações físicas, equipamentos necessários, capacidade de produção e atendimento ao cliente, necessidade de funcionários e tarefas desenvolvidas por cada um no dia a dia do negócio.

Já o planejamento financeiro, o Sebrae explica que é o momento para colocar no papel a viabilidade do negócio, com dados concretos para inaugurar a empresa e os meses iniciais de atuação. O plano deve conter estimativa dos custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro, fluxo de caixa e lucros.

Cuidados e riscos na hora de montar um negócio

montar um negocio com 5 mil 1

Contar com um capital de investimento é a porta de entrada para o universo do empreendedorismo, entretanto, esse não é o único passo a ser dado por quem pensa em montar um negócio.

Análises de mercado, estudos, planejamento, preparação para a nova rotina de trabalho e buscar entender ainda mais sobre investimentos, também são estratégias que precisam ser adotadas, conta Vergili. “Cursos e leituras sobre a área que se quer investir, ou sobre empreendedorismo e gestão, são sempre bem vindos para complementar os conhecimentos do futuro empreendedor. Outro modo de entender um pouco mais sobre negócios é conversar com quem já tem experiência com um negócio próprio para explicar como é o dia a dia como empresário”, exemplifica a consultora.

Além dos planejamentos, Kalaes comenta que o futuro empreendedor precisa ter certeza do ramo em que irá investir.

“Aconselho fazer perguntas como: qual a sua identidade com o negócio escolhido? Qual sua experiência? Como está o mercado escolhido? Existem negócios que são uma espécie de moda, ou sazonais, e podem levar a erros irreparáveis na decisão de investir – muitas vezes o capital acumulado de uma vida”, recomenda Kalaes.

Os riscos são inerentes a qualquer modelo de negócio, independente do valor investido. Entretanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados. “Por não ser uma ciência perfeita, investir está diretamente ligado ao perfil do investidor e algumas observações são importantes, como: ser líder, saber planejar, inovador, disponível, trabalhador e vendedor – uma vez que não existe receitas sem vendas”, explica Kalaes.

O especialista também recomenda que alguns investidores juntam capital para empreender, mas não se preparam para atuarem do outro lado do balcão. Para ser um empreendedor de sucesso, com bons resultados, é importante saber que o trabalho deverá ser constante: “talvez mais do que o atual trabalho. O bônus vem da dedicação, esforço, e preparação para o mercado”.

Mércia Vergili elenca alguns dos riscos que podem acometer um negócio, seja por falta de planejamento financeiro, erros em estudos de mercado ou instabilidades econômicas no país:

“Todo negócio tem risco: risco de não ter escolhido um bom ponto comercial, do público não entender o que você vende, risco de demorar demais para chegar ao ponto de equilíbrio do negócio. Mas, também, existe o risco de acertar em tudo que foi programado e o negócio atingir resultados excelentes, além do esperado. Sem investir, não tem como saber se a ideia do negócio pode dar certo, ou não.”

Aposta em franquia é uma alternativa para quem quer montar um negócio com até R$ 5 mil?

montar um negocio com 5 mil 2

De acordo com a pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro em 2018, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o cenário de atuação das microfranquias é otimista para os futuros franqueados. A pesquisa demonstra que os formatos de operação no franchising estão se mesclando e as redes de franquias vêm investindo, ano após ano, nessa modalidade.

Em 2017, segundo a ABF, existiam 545 redes que atuavam com modelo de microfranquia. Já em 2018, o número cresceu 8%, sendo, atualmente, 589 franquias que trabalham com a modalidade de microfranquia. Os segmentos que concentram maior número de microfranquias são de Saúde, Beleza e Bem Estar, com 96 marcas; Comunicação, Informática e Eletrônicos, 87 redes; Serviços Educacionais, com 83 marcas; Serviços e outros negócios, com 80 redes; e Alimentação, com 72 marcas.

Vergili afirma que, mesmo com um baixo capital disponível para investimento, é possível desenvolver ideias de empreendimento certeiras ou, inclusive, apostar em um modelo de franquia. Testadas e com maturidade de mercado, as redes de franquias se posicionam no cenário de investimento como modalidades de negócio que inferem maior segurança aos futuros empreendedores, garantem suporte no dia a dia de operação do negócio, treinamento, cursos, atualizações, entre outros cuidados que auxiliam a franquia a atingir bons desempenhos.

“Muitos negócios não dependem de loja, nem de estoque, e são estes que têm o menor valor de investimento. Alguns negócios podem ser operados de dentro de casa, em modelo home based, sem gerar altos custos de implantação e manutenção do negócio. Agora, para investir em franquia, é preciso ter o mesmo cuidado, independente do valor de investimento”, pontua Vergili.

A especialista alerta que é preciso estudar o perfil da marca e conhecer produtos e/ou serviços vendidos por ela, entender se o futuro franqueado apresenta perfil que se alinha com o perfil da franqueadora, e que tenha afinidade com o trabalho que será desenvolvido.

“É também importante entender se o que é prometido pelo franqueador será suficiente para operação do negócio, se outros franqueados estão satisfeitos com a franqueadora, se o trabalho da franqueadora se adequa ao bairro ou cidade em que o futuro empreendedor pretende atuar”, explica Vergili.

Como qualquer investimento, o futuro franqueado precisa contar com o valor sugerido pela franqueadora “Não recomendamos que o franqueado faça empréstimos para abertura da primeira franquia”, alerta a consultora da GSPP.

Dentre os 11 segmentos existentes no franchising brasileiro, a especialista comenta que as microfranquias são oportunidades interessantes para investimento em franquias. “Muitos dos segmentos que trabalham com modalidade de microfranquia permitem que o empreendedor atue na prospecção e venda de serviços ou produtos, como seguros, intercâmbios, além do segmento de serviços”.

A seguir, você confere algumas opções de franquias de até 5 mil reais para montar um negócio. Se quiser saber mais sobre franquias baratas, clique aqui e confira um guia completo.

MarcaSegmentoTipo de franquiaInvestimento (a partir de)
YlaiiModaJoiasR$ 699
AdluxBeleza, Bem EstarCosméticosR$ 1000
CrossfutSaúde, Bem EstarFutebol R$ 1500
Alquimia Moderna by CardinaleModaJoiasR$ 2480
Free WetServiços Serviços automotivosR$ 2200
DryWashServiços Serviços automotivosR$ 3000
C.I IntercâmbioTurismoAgência de intercâmbioR$ 3300
Trust IntercâmbioTurismoAgência de intercâmbioR$ 3500
Passei & DobreiLimpeza e manutençãoPassadoriaR$ 3950
Mídia PostalComunicação e marketingPublicidadeR$ 4000
IE IntercâmbioTurismoAgência de intercâmbioR$ 4000
Ahoba ViagensTurismoAgência de viagensR$ 4400
Achei no PãoComunicação e marketingPublicidadeR$ 4500
CebralogNegóciosConsultoriaR$ 4500
Amaze TravelTurismoAgência de viagensR$ 4500
Help DigitalTecnologiaAssistência técnicaR$ 4500
Onde Ir CidadesComunicação e marketingMarketing digitalR$ 4980
SMS DigitalComunicação e marketingMobile marketingR$ 4990
TZ ViagensTurismoAgência de viagemR$ 4990
UGuiaUGuiaComunicação e marketingMarketing digitalR$ 5000
Mix PotatoAlimentaçãoFast foodR$ 5000

DEIXE UMA RESPOSTA