A Associação Brasileira de Franchising (ABF) firmou parceria com o banco Santander com o objetivo de oferecer condições especiais para associados e para o setor de franquias do país em meio a crise do coronavírus. A proposta da ABF é auxiliar os empreendedores a enfrentar os desafios econômicos que estão por vir e, em diálogo com as instituições financeiras, uma das primeiras parcerias foi com o Santander.
Além de possibilitar a postergação de prazos anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o banco está oferecendo uma linha de crédito especial para franqueadores e franqueados.
Em comunicado enviado pelo Banco Santander a André Friedheim, presidente da ABF, a instituição reforça que está à disposição do franchising brasileiro neste momento de instabilidades econômicas, por meio das agências e atendimentos digitais.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
O Santander irá prorrogar operações de crédito vigentes que estão adimplentes por até 60 dias, como proposto pela Febraban. A instituição financeira também oferecerá a linha Giro de Franquia para novos pleitos de capital de giro, com carência de até seis meses e prazo total de 48 meses.
As medidas anunciadas pela Febraban valem para contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Cada banco irá estruturar quais contratos estão sujeitos a prorrogação.
Prorrogação de dívidas
A medida anunciada pela Febraban tem o intuito de amenizar os efeitos da pandemia no emprego e na renda dos brasileiros.
Assim, os cinco maiores bancos associados – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander – se comprometeram em atender pedidos de prorrogação por 60 dias dos vencimentos de dívidas de clientes, sejam pessoas físicas ou micro e pequenas empresas.
Para solicitar a prorrogação de dívidas, os clientes devem entrar em contato com o banco e expor o caso. Cada instituição financeira irá estruturar as condições de prorrogação de dívidas.
Não é necessário se dirigir até uma agência bancária. Os clientes podem entrar em contato com o gerente, via canais de comunicação dos bancos.