Guia Franquias de Sucesso

Acelere os motores para o fim do ano

acelere os motores para fim de ano

acelere os motores para fim de ano

Depois de anos de crise severa, nossa economia começa a dar sinais de recuperação e, o varejo comemora o crescimento das vendas, mesmo que ainda tímido.

Talvez você não tenha feito as contas, mas faltam 12 semanas para o Natal, a maior e melhor data comercial para o varejo em geral.

E se você ainda não começou a preparar o seu negócio para aproveitar este importante período de vendas, você está atrasado. E eu não estou falando de árvore e Papai Noel na porta da loja não.

Claro que a decoração e ambientação fazem parte da estratégia de atração de público, mas neste artigo quero destacar 3 pontos essenciais para que você tenha grandes chances de sucesso em suas vendas de Natal:

1. Estoque

Prepare seu estoque para receber um aumento significativo de público. Depois de tanta espera, enfim o consumidor sai às ruas com mais dinheiro, e maior disposição para comprar.

Imagina a frustração de perder venda por falta de mercadoria? Então, gaste bastante tempo planejando e calculando seu estoque para não perder vendas, e nem mercadorias (atenção especial no caso de perecíveis).

É melhor sobrar um pouquinho para as queimas de estoque de início de ano, do que faltar.

2. Reforço no quadro de funcionários

Será que um reforço no time de atendimento/vendas não é necessário com o aumento de público? E se algum funcionário faltar, ficar doente ou pedir demissão, você tem alguém para substitui-lo rapidamente? Já pensou em contratar pessoal temporário para o período?

Isso pode ser essencial para não perder vendas e não deixar de atender bem ninguém. Se você vai precisar aumentar o time, a hora é agora.

3. Escalas de trabalho, treinamento, metas claras e premiações

Não adianta contratar mais e não organizar o time.

Nos períodos de festas, alguns shoppings e centros comerciais estendem o horário de atendimento ao público, o que afetará a escala de trabalho de seus funcionários.

É preciso programação e organização para que ninguém fique sem o devido e merecido descanso, para que possa trabalhar de forma saudável e produtiva. Nada de suprimir folgas, exceder horas de trabalho e dar condições de trabalho duvidosas – além de ser contra as leis e direitos trabalhistas, é um tremendo desrespeito e prova de desorganização.

No mais, ninguém rende quando está trabalhando sob pressão demais e sem poder se alimentar e descansar direito, certo? Não esqueça de treinar sua equipe, agora, enquanto o movimento ainda não está tão forte.

Trace metas claras, desafiadoras, porém alcançáveis, e crie premiações que valorizem e reconheçam o esforço individual e da equipe como um todo.

Para o próximo artigo, quero saber qual tem sido sua principal dúvida/dificuldade na hora de gerir seu negócio. Põe aqui nos comentários para que eu possa escrever sobre isso nos próximos artigos, combinado?

Sair da versão mobile