Confira as ações de 17 franquias diante do coronavírus

0
2649
franquias acoes coronavirus

O isolamento social e o fechamento de comércios não essenciais são algumas das medidas principais para reduzir o avanço do coronavírus no país e preservar a saúde dos brasileiros.

Mas a crise inesperada e as medidas de contenção do vírus forçaram muitas redes de franquias a se adaptar para continuar operando – e faturando – mesmo em cenário bastante desafiador.

Como forma de sobrevivência, várias companhias tiveram que mudar seus protocolos de atendimento e operação, ajustar suas ações estratégicas, suspender eventos, e até repensar seus investimentos para ajudar seus franqueados e garantir a sobrevivência da rede.

Algumas redes também estão indo além e criando ações solidárias para apoiar instituições e profissionais que estão trabalhando para impedir o avanço do vírus no país.

A seguir, veremos exemplos de atitudes estão sendo tomadas por franquias em todo o país diante do coronavírus.

O Boticário 

franquia o boticario

O Instituto Grupo Boticário vai doar 1,7 tonelada de álcool em gel Cuide-se Bem para o sistema de saúde pública de Curitiba, cidade onde está localizada a sede do Grupo. O álcool gel Cuide-se Bem possui concentração de 78% de álcool etílico, que elimina cerca de 99,9% das bactérias.

O Boticário, que já tinha eliminado o uso de testes e serviços de maquiagem, também lançou uma campanha publicitária reforçando a importância do isolamento social, sem deixar de cultivar o amor e o cuidado com os entes queridos.

Burger King e Popeye’s

franquia burger king principal

No dia 18 de março, Iuri Miranda, presidente da BK Brasil (responsável pela operação do Burger King e Popeye’s no país) anunciou nas redes sociais que os restaurantes iriam adotar práticas mais rigorosas de higiene e limpeza.

Entre as mudanças descritas pelo executivo estavam: aumento na frequência de lavagem das mãos; orientação para que os funcionários sempre toquem nos alimentos com luvas e maior volume de dispensadores de álcool em gel.

Na ocasião, a rede também se comprometeu a doar uma parte da receita líquida de seus restaurantes próprios para o SUS e fortalecer sua presença nos aplicativos de delivery.

Cinco dias depois, em 23 de março, os restaurantes do Burger Kiings e Popeye’s fecharam seus salões e passaram a atender apenas pedidos via delivery e drive-thru.

“Serviços essenciais como hospitais, farmácias e o setor de alimentação não podem parar nesse momento, pois são setores chave para ajudar a população nessa etapa difícil. Estamos extremamente orgulhosos de nossos funcionários e cientes da nossa responsabilidade com o país – que é ajudar a alimentar as pessoas ao mesmo tempo que reforçamos a segurança dos nossos colaboradores e consumidores” comentou Miranda.

McDonald’s 

franquia mcdonalds principal

A maior franquia de alimentação do país também alterou sua operação para evitar a disseminação do coronavírus no país.

A Arcos Dorados, franquia independente do McDonald’s responsável pela marca no Brasil, criou um comitê focado especialmente em monitorar e agir em torno dos assuntos relacionados ao COVID-19.

Entre as ações adotadas pelo comitê estão: implementação de home office ou licença remunerada para colaboradores que pertencem ao grupo de risco; suspensão de viagens e reuniões presenciais; reforço dos protocolos de higiene em todos os restaurantes da rede e intensificação da comunicação interna com informações educativas sobre o tema.

Para apoiar micro e pequenas empresas do setor alimentício que estão sendo prejudicadas pela pandemia, a companhia também lançou um programa de capacitação online.

Os temas dos cursos são segurança alimentar, higiene e desenvolvimento sustentável e as inscrições poderão ser feitas no site https://trilhas.info/.

“Nesse momento delicado pelo qual estamos passando globalmente e aqui no nosso país, decidimos compartilhar o nosso conhecimento com estabelecimentos que poderão se beneficiar dele da melhor forma e dar uma contribuição inicial para vencermos juntos esse grande desafio”, afirmou o Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, Paulo Camargo.

Cacau Show

franquia cacau show principal

Com o agravamento da pandemia, a Cacau Show comunicou que alguns funcionários entraram em férias e parte de sua área administrativa está em home office, atuando com foco no delivery e na logística necessária para que os produtos cheguem até os franqueados e consumidores.

A preocupação com a logística vem do fato de a Cacau Show ter fechado suas lojas e paralisado a indústria no dia 23 de março.

Apesar disso, a rede está em contato frequente com os franqueados para prestar suporte e transmitir novas informações e instruções.

A companhia que é referência em chocolates finos, também afirmou que tem comitês de gestão estratégica de crise agindo em todas as tomadas de decisão, seguindo a legislação e atentos aos desdobramentos do coronavírus.

A Cacau Show também anunciou a doação de R$ 1 milhão para o Governo do Estado de São Paulo. Segundo informações do Valor Econômico, o valor deve ser utilizado, principalmente, para compra de respiradores – equipamentos que auxiliam os pacientes com problemas respiratórios graves.

A rede ainda está incentivando as compras de Páscoa garantindo parcelamento e frete grátis nas compras acima de R$ 99.

Subway

franquia subway principal

De acordo com o Subway, alguns de seus restaurantes permanecem abertos e funcionando em horário especial, enquanto outros estão temporariamente fechados, de acordo com as orientações das autoridades em cada região do país.

Nas unidades que estão em operação, o atendimento via delivery está sendo priorizado e a companhia reforçou suas medidas de segurança e limpeza. Também houve a remoção temporária das cestinhas de sanduíches, das bandejas usadas dentro dos restaurantes e, agora, o consumidor deve pedir um novo copo quando optar pelo refil.

O Subway também afirmou que está doando alimentos e sanduíches para ajudar a comunidade e os profissionais das áreas de saúde, segurança e bem-estar que estão ajudando a combater o coronavírus.

Em nota à imprensa, foi informado que pelo menos 106 franquias já aderiram à campanha, doando mais de 25 mil sanduíches.

Kumon

franquia kumon principal

O Kumon, maior franquia de educação do país, também adotou ações especiais para lidar com a pandemia.

Como a suspensão das aulas de crianças e adolescentes foram uma das primeiras medidas anunciadas para conter o avanço do vírus, as unidades do Kumon também deixaram de oferecer aulas presenciais durante a quarentena.

Enquanto durar o período de fechamento das escolas, os alunos do Kumon poderão utilizar a plataforma Estudo no Lar para continuar se desenvolvendo.

A rede também conta com outras ferramentas digitais, como o Kumon Audiobook, que auxilia os alunos a aperfeiçoar a pronúncia no inglês e pode ser acessado pelo celular.

Smart Fit

franquia smart fit principal

Desde de 19 de março, todas as unidades da Smart Fit no Brasil e na América Latina estão fechadas.

Enquanto aos unidades não estão operando, a rede de academias vai abonar o período nas próximas mensalidades de seus 2,8 milhões de clientes. Também está oferecendo treinamento online para qualquer pessoa que queira manter a forma durante a quarentena.

Edgard Corona, presidente do grupo explica que os professores da Smart Fit se uniram, em diversos países, para criar uma plataforma gratuita repleta de treinos. A cada semana, serão lançadas novas aulas para diferentes objetivos: musculação, hipertrofia, emagrecimento, corrida,  ioga, funcional e até alongamento.

Cia. Hering 

franquia hering

A Cia. Hering está produzindo uniformes para serem doados a instituições de saúde de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, estados onde a empresa possui unidades produtivas e centros de distribuição.

A empresa está confeccionando 6846 conjuntos (blusas e calças) de uniformes destinados para a a proteção de enfermeiros e médicos que atuam em centros cirúrgicos.

Em Santa Catarina alguns hospitais já receberam as peças. As instituições do Rio Grande do Norte e de Goiás devem receber as doações até início do mês de abril, segundo a Cia. Hering.

Sodiê Doces

franquia sodie doces principal

A Sodiê Doces também adaptou seu modelo de atuação para evitar aglomerações e facilitar a vida dos brasileiros que adotaram o isolamento social como forma de prevenção.

A rede, que conta com 316 lojas no Brasil, adotou a entrega domiciliar e a retirada dos produtos nas lojas. Os pedidos podem ser feito via aplicativo de entrega, ou no telefone direto da franquia mais próxima da residência. Algumas lojas recebem pedidos também por WhatsApp.

A companhia também intensificou a esterilização nos balcões, vitrines e outras superfícies, além de incluir pratos, garfos e copos de plástico para que não haja a transmissão por compartilhamento neste momento.

“Este é um momento que precisamos ter muita conscientização e fazer o necessário, mesmo que isso nos fragilize, para que essa pandemia termine o mais rápido possível. Os empresários precisam se unir e achar soluções para este novo momento”, afirma Cleusa Maria da Silva, fundadora da marca.

Encontre Sua Franquia

encontre sua franquia henrique mol

As redes do grupo Encontre Sua Franquia também implementaram ações para lidar com os efeitos da crise.

De acordo com Henrique Mol, presidente da holding, houve antecipação de férias de 70% do quadro de funcionários internos e a companhia segue operando, principalmente, com os líderes da empresa.

A Encontre Sua Franquia também reduziu seu orçamento de marketing em redes sociais e cancelou contratos que não são essenciais no momento.

Para os franqueados, houve a redução de 50% nos royalties e fundo de propaganda em março e 100% em abril. Os franqueados que escolheram os modelos home office poderão parcelar os pagamentos em até 12 vezes, a partir do segundo semestre.

5àsec

franquia 5asec principal

A 5àsec, franquia de serviços de lavagem, secagem e passadoria de roupas, vai liberar o delivery gratuito por tempo indeterminado durante a pandemia da COVID-19. Os pedidos podem ser feitos pelo e-commerce, aplicativo ou por telefone.

O presidente do conselho de administração da 5àsec, Fábio Roth, comentou a decisão: “Hoje, uma parcela significativa dos nossos clientes usa o serviço de delivery, pois esta é uma prática cada vez mais normal entre os consumidores, que não tem tempo e optam por esta praticidade. Com a gratuidade, nosso intuito é promover mais um benefício a eles, para que mantenham os cuidados necessários de limpeza de peças e fiquem protegidos, sem ter a necessidade de sair de casa”.

Além disso, a rede está orientando os franqueados sobre os cuidados que devem ter no atendimento ao cliente e manuseio das roupas.

Ecoville

franquia ecoville principal

A Ecoville, rede especializada em produtos de limpeza, doou 10 mil frascos de álcool em gel em Joinville, cidade sede da empresa, no norte catarinense.

Do total, 3 mil frascos foram destinados à Secretária Municipal da Saúde e serão encaminhados ao Hospital São José, de Joinville. Outros 7 mil foram distribuídos à população carente da cidade.

“Neste momento difícil de nosso país, em que muitas instituições e pessoas vêm encontrando dificuldade em encontrar o álcool gel, um produto de importância vital, entendemos que temos que fazer a nossa parte”, declarou Leonardo Castelo, CEO da Ecoville. “Por isso, decidimos fazer esta doação, com o objetivo de contribuir para que a cidade onde vivemos e trabalhamos consiga superar esta pandemia.”

Arranjos Express

franquia arranjos express principal

Para reduzir os prejuízos dos franqueados, principalmente daqueles que atuam em centros comerciais que foram fechados nas últimas semanas, a Arranjos Express está negociando descontos para seus franqueados com as administradoras dos shoppings.

A rede especializada em serviços de costura também afirmou que está mediando as negociações com seus fornecedores, além de oferecer apoio para todos os lojistas.

“O momento pede muita cautela e esforços entre governo e empresários para que a pandemia cause o menos possível de estragos, tanto na saúde da população como na economia. Como somos uma rede internacional, temos tomado medidas semelhantes nos outros países, visando amenizar as perdas para o nosso franqueado e com isso manter intacta a nossa cadeia empresarial”, informa Paulo Alexandre, sócio-fundador da rede.

Times Idiomas

franquia times

A rede de franquias de idiomas, Times, está oferecendo aulas de todos os seus cursos no formato online. As aulas virtuais precisam ser agendadas pelos telefones disponíveis no site, conforme a unidade, ou pelo WhatsApp.

Para viabilizar o ensino à distância, a Times Idiomas está utilizando plataformas como o Zoom, Skype ou Whereby. O aluno deve escolher e fazer o download do software para dar andamento no curso.

Novas matrículas também estão sendo feitas totalmente pela internet. Todo o processo de apresentação dos professores, conteúdos programáticos, atividades, contrato e pagamento serão feitos online.

“A Times está sempre buscando formas para acelerar o método de aprendizado sem que o aluno perca tempo, por isso já estávamos nos preparando quanto ao conteúdo online”, explica diretor operacional da Times Idiomas, Anderson Galvez.

Sterna Café 

franquia sterna

A rede de cafeterias Sterna Café prometeu isentar os royalties das vendas feitas por delivery. De acordo com a marca, essa é uma forma de incentivar a venda com entrega à domicílio e reduzir a aglomeração de pessoas nas unidades.

Segundo comunicado enviado à imprensa, a ação também gera oportunidades para as unidades que ainda não trabalham com a modalidade façam a adesão e, assim, não sofram tanto com a pandemia. Atualmente, a maioria das lojas não usa o sistema delivery.

“em uma hora dessas temos que unir forças para não deixar que as perdas financeiras sejam enormes. A ideia é arcar com o valor dos royalties gastos com as entregas para que haja a adesão do maior número de unidades do Sterna Café. Está é uma maneira de colaborar com o meu franqueado de forma imediata”, enfatiza Deiverson Migliatti, fundador da franquia.

JAH

franquia jah acai

A rede de franquias JAH, especializada em açaí e sorvetes, anunciou que vai suspender a cobrança de taxa de marketing para tentar conter o prejuízo que será causado pelo coronavírus.

A maioria das lojas da franquia estão instaladas em shoppings e centros comerciais que foram fechados ou tiveram suas operações reduzidas em todo o Brasil.

Segundo o diretor de operações, Marco Antônio Gaudêncio, a ação é importante para que os franqueados se sinta amparados diante de um cenário de incertezas e sofram menos com a queda no faturamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui