Nesse sentido, os investidores serão mais assertivos ao escolher franqueadoras que acompanham os principais movimentos do mercado e que promovem constantemente melhorias e inovações em sua estrutura e método de trabalho.
Se você está interessado em franquias de educação, não pode deixar de conferir quatro das principais tendências para a área neste ano. Confira!
Investimento em tecnologia
Com uma população cada vez mais conectada e que aproveita as facilidades que a tecnologia pode oferecer, as franquias de educação precisam investir em tecnologia de forma contínua.
Flexibilizar os canais de vendas e comunicação, mantendo a interação entre marca e cliente por meio de aplicativos, por exemplo, é essencial para a experiência do consumidor.
O mesmo se aplica ao relacionamento entre franqueado e franqueador. Suporte on-line e treinamentos à distância são ferramentas indispensáveis para garantir o sucesso das franquias e a satisfação dos parceiros.
Expansão para o interior
O movimento de interiorização das marcas já vem se mostrando muito frequente no franchising, e em 2024 ele deve se fortalecer.
O investimento em municípios menores é um caminho para levar a educação de alta qualidade a todos os cantos do Brasil, fomentar a empregabilidade da região, além de ser uma oportunidade de empreender com um custo menor do que o das grandes cidades.
Sabendo da importância da interiorização, o CEBRAC, rede de cursos profissionalizantes em diversas áreas, apresentou recentemente um plano de negócios especialmente voltado para essas cidades. A primeira parada da marca foi na cidade de Assis, interior de São Paulo, onde a franqueadora se reuniu com empresários interessados no ramo de franquias.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Com as mudanças no comportamento dos consumidores, as empresas devem apostar em ações sustentáveis, intensificando seus compromissos ambientais e sociais para manter a relevância.
Isso é fundamental para as franquias de educação que desejam continuar crescendo, pois, segundo a consultoria Mckinsey, 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhor comprando produtos sustentáveis e de empresas que se preocupem com os pilares da sustentabilidade.
Humanização das relações
Em 2024 também será fundamental que as instituições educacionais foquem em desenvolver relações mais humanizadas com os seus franqueados. Para isso, elas devem aprimorar a comunicação, trabalhando, em especial a escuta ativa e a empatia.
Esse investimento deve render relacionamentos mais sólidos e que são fundamentais para o sucesso dos franqueados e da marca!
Quer conhecer mais sobre o CEBRAC, rede que investe em tecnologia e inovação e está de olho em todas as tendências da área da educação? Clique no botão abaixo e veja os detalhes do seu modelo de negócio.