Montar um salão de beleza pode ser o caminho ideal para quem tem o sonho de empreender em um negócio que mantém contato direto com os clientes. Isso sem falar que se trata de um segmento muito promissor. Duvida?
Para começo de conversa, o Brasil é o terceiro maior mercado do setor de beleza e estética, respondendo por quase 10% do consumo mundial produtos de higiene, perfumaria e cosméticos. À sua frente, estão apenas Estados Unidos e China.
➥ Busca franquias na área de beleza? Confira nosso guia de franquias de estética (com valores de investimento)
Em números, o mercado brasileiro de beleza movimenta mais de 102 bilhões de reais, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Aqui, vale destacar que, na última década, o setor apresentou crescimento nominal em todos os anos, exceto em 2015. Na prática, isso significa que o mercado de beleza e estética é praticamente imune aos períodos de crise.
Para a associação, o crescimento e a consolidação do setor podem ser explicados por uma série de fatores. Entre eles, destacam-se o aumento da expectativa de vida, a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, o lançamento constante de produtos, o uso de tecnologia de ponta, o que aumenta a produtividade e barateia os preços praticados e por aí vai.
Diante desse cenário, não causa estranheza que muitos empreendedores enxerguem esse segmento da economia com bons olhos. Se você também está convencido que montar um salão de beleza é um ótimo investimento, continue acompanhando esse texto.
Como montar um salão de beleza
Vamos ser diretos: não bastam vontade de empreender e interesse pelo mercado de beleza e estética para ter sucesso. Esses fatores, claro, são importantes, mas, sozinhos, não são garantia de nada. Além deles, o empreendedor precisa prestar atenção em uma série de detalhes, que pontuamos a seguir:
Definição do público-alvo
Em qualquer segmento, uma das primeiras coisas que o empreendedor deve pensar é no público-alvo que seu negócio vai atender. A história não é diferente com o segmento de beleza e estética.
Engana-se muito quem pensa que apenas as mulheres são vaidosas. Cada vez mais, os homens se preocupam com a aparência e investem (bastante!) em produtos e serviços de beleza. Aliás, de acordo com a consultoria Euromonitor, o setor brasileiro de cuidados pessoais para homens deve ser o maior do mundo em 2019, movimentando 6,7 bilhões de dólares. Está aí um ótimo nicho de mercado a ser explorado, não?
Além de definir o sexo do seu público-alvo (nada impede que seja um salão unissex), você precisa destacar outras características, como idade e classe econômica. Se pretende oferecer serviços mais premium de maquiagem, por exemplo, deve pensar em clientes mulheres jovens da classe A.
Mas você pode (e deve) ir além. Procure observar interesses, comportamento de compra, frequência que utiliza seus serviços e por aí vai. Dessa forma, você consegue montar um ambiente que deixe seus clientes mais à vontade.
Escolha do ponto comercial
O ponto comercial de um salão de beleza pode ser decisivo para o sucesso (ou fracasso) do negócio. De modo geral, ele precisa estar localizado em um lugar com grande circulação. Dessa forma, há mais chances de o seu negócio ser conhecido por muitas pessoas em pouco tempo. O ideal mesmo é montar o salão de beleza em uma região com bastante demanda e pouca concorrência.
Dê preferência para imóveis que tenham fácil acesso para as pessoas. Isso significa localizar-se em regiões com bastante capacidade de estacionamento e próximas de transporte público. Aliás, essa questão é fundamental tanto para atrair mais clientes quanto para facilitar a vida de seus colaboradores.
Nesse sentido, os shoppings surgem como uma ótima alternativa. Afinal, as pessoas já costumam fazer de tudo neles: alimentar-se, fazer compras, assistir a um filme e, por que não, cuidar da aparência? Cada vez mais, salões de beleza estão se instalando dentro de shoppings.
À primeira vista, parece um ótimo ponto comercial por conta do grande fluxo de pessoas. No entanto, é preciso ficar atento se o público-alvo que frequenta o shopping se encaixa naquele definido por você. Isso sem mencionar que o aluguel em shopping centers costuma ser mais caro que o de lojas de rua. Você deve levar todas essas questões em consideração antes de bater o martelo.
Além de definir o endereço do seu salão de beleza, preocupe-se, também, com o estado de conservação do imóvel. Isso inclui iluminação, pintura, circulação de ar, higiene e por aí vai. A aparência do salão precisa convidar as pessoas a entrarem nele, não afastá-las.
Quais serviços oferecer?
Os serviços oferecidos em um salão de beleza podem ir muito além do tratamento de cabelos. Como as pessoas estão cada vez mais ocupadas com trabalhos e estudos, elas não têm mais tempo para cuidar da própria beleza em casa. Nesse sentido, buscam nos salões de beleza serviços de maquiagem, design de sobrancelhas e esmalteria.
É possível encontrar os mais variados serviços de beleza e estética nos salões, entre os quais estão:
- barbearia;
- corte de cabelos (masculino e feminino);
- depilação;
- design de sobrancelha;
- manicure;
- maquiagem;
- massagem;
- pedicure;
- venda de produtos de beleza.
Você, inclusive, pode oferecer os mais variados serviços no seu salão de beleza, o que pode aumentar o tíquete-médio do seu negócio. Por outro lado, exige-se um espaço mais amplo e um quadro de colaboradores maior. Se preferir, pode focar em nichos.
Dicas para fidelizar os clientes do salão de beleza
De acordo com o Marketing Metrics, conquistar um novo cliente é 14 vezes mais caro que manter um atual. Portanto, pensar na fidelização dos clientes do seu salão de beleza deve ser uma preocupação constante.
O primeiro passo para isso, claro, está em oferecer um serviço de qualidade, com os melhores produtos do mercado. Para tanto, vale a pena treinar e capacitar seus colaboradores.
Trata-se de um investimento, não de um custo. Mas isso ainda não é o suficiente para fidelizar, afinal, os clientes podem encontrar serviços de qualidade também na concorrência, né?
Dessa forma, é muito importante proporcionar uma experiência completa para cada cliente. Isso inclui oferecer alguma coisa para beberem e perguntar se estão se sentido confortáveis. Aqui, um ambiente aconchegante ajuda bastante.
Mostrar preocupação com a experiência dos clientes fazem com que eles valorizem o seu salão e tenham vontade de retornar lá sempre que precisarem.
Por fim, ter um programa de fidelização também dá uma mãozinha nessa missão. Então, depois de dez visitas ao salão, o cliente pode ganhar uma massagem especial, por exemplo.
Como montar um salão de beleza investindo em franquia
Segundo dados do IBGE, 60% das empresas fecham as portas após os cinco primeiros anos de atividade contra apenas 5% das unidades franqueadas. Diante desses dados, apostar em franquias de beleza e estética é um caminho muito mais seguro para você empreender nesse setor.
Aliás, vale destacar que o segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar é o que apresenta a maior variação de faturamento no franchising. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de beleza movimentaram 30,021 bilhões de reais em 2017, um avanço de 12,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
São muitas opções de redes que atuam nesse segmento. Portanto, você deve fazer uma pesquisa profunda para descobrir quais são aquelas que apresentam uma faixa de investimento mais compatível com o seu capital disponível e, claro, que se encaixam melhor no seu perfil de empreendedor. Enquanto algumas marcas exigem experiência do candidato no setor de atuação, outras abrem as portas para quem nunca trabalhou no ramo.
Para não entrar em furada, recomenda-se conversar com dois ou mais franqueados da rede que você está inclinado a investir. Assim, você descobre se o que ela cumpre com suas promessas de treinamento e apoio em todas as etapas de instalação do salão de beleza.
Por fim, vale a pena contar com o auxílio de um profissional – um advogado, por exemplo – na hora de assinar o contrato da franquia.
Opções de franquias de salão de beleza
Confira a seguir algumas opções de franquias de salão de beleza. Os dados de investimento são informados pelas próprias empresas ou divulgados pela ABF.