As feiras de franquia são ótimas oportunidades para os investidores conhecerem as opções de negócios disponíveis no mercado e conversar pessoalmente com a equipe de expansão.
Mas, em tempos de coronavírus, os eventos do franchising tiveram que se adaptar para a nova realidade de isolamento social e as feiras virtuais de franquias começaram a despontar.
A proposta é a mesma: unir redes de franquias com os interessados em abrir um negócio. A diferença é que tudo acontece por vídeochamada e, geralmente, com horário marcado.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Assim, os candidatos têm a oportunidade de conversar com os profissionais da rede, conhecer os modelos de negócios e tirar dúvidas sobre o investimento, sem a necessidade de sair de casa.
No entanto, participar de uma feira de franquia virtual não é o fim da história, e sim o começo. É possível conhecer as propostas de várias marcas durante os encontros, mas, afinal, como escolher a ideal?
Não existe uma única resposta para essa pergunta, mas há alguns aspectos importantes que devem ser observados para que você tome a melhor decisão.
Faça uma pesquisa antes de agendar as reuniões
Antes de sair marcando as reuniões com as franqueadoras, é fundamental fazer uma boa pesquisa para entender quais são as redes que têm mais sinergia com você e buscam empreendedores com o seu perfil.
Nesse momento, vale avaliar não só questões ligadas ao investimento – como taxa de franquia, royalties, prazo de retorno e lucratividade –, mas também como é o suporte e treinamento oferecidos aos franqueados, como a marca se posiciona no mercado e quem são seus principais concorrentes, por exemplo.
Para fazer isso, você pode consultar diversas fontes, como o site da própria franqueadora e também as páginas do Guia Franquias de Sucesso. Aqui, você encontra uma seleção com diferentes redes do franchising separadas por segmentos ou faixas de investimento. Vale a pena conferir!
Prepare-se para as reuniões
Uma vez que tenha escolhido as redes que mais parecem estar alinhadas com seus objetivos, é hora de agendar as suas reuniões e se preparar para elas.
Como o tempo de atendimento é limitado, é interessante que você se organize para otimizar o encontro ao máximo.
Além de estar em local calmo e com boa conexão de internet, é bacana anotar os principais pontos que gostaria de abordar na reunião e também as dúvidas que surgiram enquanto você estudava o negócio.
Entre as perguntas que podem ser feitas nesse momento estão:
- Quais são os modelos de negócio e as diferenças entre eles?
- Como é o suporte oferecido pela franqueadora?
- Como se dá o treinamento inicial e o que ele abrange?
- Como é a rotina de operação de uma franquia?
- Se decidir avançar, como será o processo de fechamento?
Tome nota e peça materiais extras
Durante a reunião, você deve receber muitas informações. E se tiver agendado encontros com marcas diferentes, terá muitos dados para analisar no fim do dia.
Pensando nisso, o melhor caminho para não se confundir ou se esquecer de algo importante é ir tomando nota e registrando os pontos mais relevantes da conversa.
Os franqueadores também costumam oferecer materiais que reúnem os principais aspectos de cada modelo de negócio, como valores de investimento e expectativa de retorno.
Caso esse tipo de conteúdo não seja entregue de imediato, vale a pena pedir para que o consultor envie mais informações por e-mail para você avaliar depois do papo.
Não tenha pressa de fechar negócio
Ainda que esteja atraído por uma marca de franquia e o franqueador ofereça condições especiais para negociar na hora, não é recomendado fechar negócio na feira.
Esses eventos são muito importantes para conhecer melhor as opções disponíveis no franchising e tirar suas dúvidas, mas tomar uma decisão no calor do momento pode fazer com que você adquira a franquia antes de realizar uma análise mais completa e cautelosa.
Por isso, o melhor é finalizar a reunião, continuar estudando as redes que geraram mais interesse e, somente depois, tomar uma decisão.
Algo que pode ajudar bastante nessa hora é visitar unidades da rede e conversar com franqueados e ex-franqueados. Esses empreendedores vão ter uma visão interna do negócio e poderão te dizer se o que o franqueador promete, de fato, é verdade.
Quando estiver realmente decidido, aí sim, é o momento de retomar a negociação com a franqueadora e se preparar para se tornar um franqueado.