Guia Franquias de Sucesso

Dicas para escolher uma franquia em uma feira virtual

feira virtual de franquia

feira virtual de franquia

As feiras de franquia são ótimas oportunidades para os investidores conhecerem as opções de negócios disponíveis no mercado e conversar pessoalmente com a equipe de expansão.

Mas, em tempos de coronavírus, os eventos do franchising tiveram que se adaptar para a nova realidade de isolamento social e as feiras virtuais de franquias começaram a despontar.

A proposta é a mesma: unir redes de franquias com os interessados em abrir um negócio. A diferença é que tudo acontece por vídeochamada e, geralmente, com horário marcado.

Assim, os candidatos têm a oportunidade de conversar com os profissionais da rede, conhecer os modelos de negócios e tirar dúvidas sobre o investimento, sem a necessidade de sair de casa.

No entanto, participar de uma feira de franquia virtual não é o fim da história, e sim o começo. É possível conhecer as propostas de várias marcas durante os encontros, mas, afinal, como escolher a ideal?

Não existe uma única resposta para essa pergunta, mas há alguns aspectos importantes que devem ser observados para que você tome a melhor decisão.

Faça uma pesquisa antes de agendar as reuniões

Antes de sair marcando as reuniões com as franqueadoras, é fundamental fazer uma boa pesquisa para entender quais são as redes que têm mais sinergia com você e buscam empreendedores com o seu perfil.

Nesse momento, vale avaliar não só questões ligadas ao investimento – como taxa de franquia, royalties, prazo de retorno e lucratividade –, mas também como é o suporte e treinamento oferecidos aos franqueados, como a marca se posiciona no mercado e quem são seus principais concorrentes, por exemplo.

Para fazer isso, você pode consultar diversas fontes, como o site da própria franqueadora e também as páginas do Guia Franquias de Sucesso. Aqui, você encontra uma seleção com diferentes redes do franchising separadas por segmentos ou faixas de investimento. Vale a pena conferir!

Prepare-se para as reuniões

Uma vez que tenha escolhido as redes que mais parecem estar alinhadas com seus objetivos, é hora de agendar as suas reuniões e se preparar para elas.

Como o tempo de atendimento é limitado, é interessante que você se organize para otimizar o encontro ao máximo.

Além de estar em local calmo e com boa conexão de internet, é bacana anotar os principais pontos que gostaria de abordar na reunião e também as dúvidas que surgiram enquanto você estudava o negócio.

Entre as perguntas que podem ser feitas nesse momento estão:

  • Quais são os modelos de negócio e as diferenças entre eles?
  • Como é o suporte oferecido pela franqueadora?
  • Como se dá o treinamento inicial e o que ele abrange?
  • Como é a rotina de operação de uma franquia?
  • Se decidir avançar, como será o processo de fechamento?

Tome nota e peça materiais extras

Durante a reunião, você deve receber muitas informações. E se tiver agendado encontros com marcas diferentes, terá muitos dados para analisar no fim do dia.

Pensando nisso, o melhor caminho para não se confundir ou se esquecer de algo importante é ir tomando nota e registrando os pontos mais relevantes da conversa.

Os franqueadores também costumam oferecer materiais que reúnem os principais aspectos de cada modelo de negócio, como valores de investimento e expectativa de retorno.

Caso esse tipo de conteúdo não seja entregue de imediato, vale a pena pedir para que o consultor envie mais informações por e-mail para você avaliar depois do papo.

Não tenha pressa de fechar negócio

Ainda que esteja atraído por uma marca de franquia e o franqueador ofereça condições especiais para negociar na hora, não é recomendado fechar negócio na feira.

Esses eventos são muito importantes para conhecer melhor as opções disponíveis no franchising e tirar suas dúvidas, mas tomar uma decisão no calor do momento pode fazer com que você adquira a franquia antes de realizar uma análise mais completa e cautelosa.

Por isso, o melhor é finalizar a reunião, continuar estudando as redes que geraram mais interesse e, somente depois, tomar uma decisão.

Algo que pode ajudar bastante nessa hora é visitar unidades da rede e conversar com franqueados e ex-franqueados. Esses empreendedores vão ter uma visão interna do negócio e poderão te dizer se o que o franqueador promete, de fato, é verdade.

Quando estiver realmente decidido, aí sim, é o momento de retomar a negociação com a franqueadora e se preparar para se tornar um franqueado.

Sair da versão mobile