Guia Franquias de Sucesso

Como ações de e-mail marketing podem ajudar na conversão de clientes

email marketing franquias

email marketing franquias

Uma das estratégias mais utilizadas para captação de leads e fidelização de clientes bastante discutida pelas empresas nos últimos anos é a de e-mail marketing, que como o nome sugere, consiste em uma comunicação realizada via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes, podendo conter informações sobre produtos, promoções, conteúdos informativos, etc.

Muita gente chegou a dizer que com o crescimento das redes sociais, o email marketing estava fadado a acabar, mas não foi isso que aconteceu. A maioria das pessoas, principalmente após o estabelecimento do home-office, têm o email totalmente incorporado às suas vidas, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem recebida. Por conta disso, o e-mail marketing pode ser um grande aliado na hora de atrair e conquistar novos leads para a sua empresa. Mas, como utilizar essa ferramenta da maneira mais assertiva possível para o seu negócio?

1. Leve em consideração a experiência do usuário

É fundamental que seu público-alvo tenha uma boa experiência com o seu conteúdo e levar em consideração o que é melhor para o usuário é garantia de conversão.  Hoje essa é uma das práticas mais importantes e que acaba gerando o maior volume de leads.

Muitas marcas acabam perdendo clientes por não se preocuparem com a experiência que o usuário terá ao entrar em contato com o conteúdo, como por exemplo, enviando muitos e-mails, utilizando cores muito fortes ou que dificultam a leitura, CTAs ou botões que não são clicáveis ou que não direcionam a uma página correta e também conteúdos longos e difíceis de ler. Dentro de um email marketing é ideal que seu conteúdo seja fluido e de fácil visualização para o usuário, uma das maneiras de fazer isso é criando listas e enumerações, deixando a leitura mais organizada e fácil.

2. Teste o seu conteúdo antes de enviá-lo

Realizar testes A/B com o seu público é recomendado para conseguir o melhor resultado em suas campanhas de email marketing. Mas o que são esses testes?

O Teste A/B é o processo de comparar duas versões de um conteúdo e testá-los para ver qual tem a melhor aceitação de um público. Por meio dos testes você pode entender se sua mensagem está chegando ao seu público alvo da maneira que deseja, principalmente levando em consideração o que mencionamos no item acima, da experiência do usuário.

Com testes A/B é possível identificar qual design performou melhor, qual conteúdo foi mais bem aceito pelos leitores, que público engajou mais com qual versão do seu email, etc.

3. Segmentação precisa

Quem é seu público-alvo? O que você sabe sobre ele? Quais são seus interesses? Se você prioriza o crescimento da sua audiência, comece analisando os locais onde os clientes já se envolvem com sua marca e acompanhe a jornada desse cliente. Em seguida, determine como aprimorar essas experiências e impulsione a interação com novas ferramentas e técnicas.

Com uma segmentação assertiva sua taxa de abertura de email será melhor, além de promover uma melhor experiência do usuário que receberá um email designado a ele. É importante avaliar sua base de e-mails atual para ter certeza de que está enviando mensagens direcionadas. A utilização de dados simples, como gênero e localização, pode melhorar significativamente a experiência do seu público.

4. Usabilidade em dispositivos móveis

A probabilidade de que um usuário acesse a sua mensagem através de seu smartphone ou tablet é grande, portanto é importante levar em consideração a adaptação do conteúdo do email marketing para dispositivos móveis que possuem a tela menor do que um notebook ou computador. O ideal é que seu conteúdo seja adaptável tanto a desktops quanto a celulares, permitindo que o usuário tenha acesso a todo o conteúdo de maneira fluída e sem atrito.

Lembre-se de manter sempre sua identidade visual em todos os materiais de comunicação. Os usuários querem receber um email e já reconhecer sua marca logo de cara e querem se ver na marca, criando familiaridade. E não esqueça que a personalização do conteúdo é chave. Seu público-alvo vai interagir muito mais com suas mensagens se elas forem personalizadas.

Se sua empresa está começando a fazer Marketing Digital, você deve ter encontrado algumas dificuldades em enviar emails em grande escala ou gerenciar uma extensa lista de contatos, softwares de Email Marketing estão aí para sanar essa dor. Crie designs responsivos, personalize mensagens, envie e-mails para caixas de entrada, acione fluxos de trabalho automatizados e conecte-se a novos clientes. O Zoho Campaigns fornece o kit de ferramentas necessário para atender às suas necessidades de marketing por e-mail.

Este artigo foi enviado por Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho no Brasil, para uso exclusivo do Guia Franquias de Sucesso.

Sair da versão mobile