Guia Franquias de Sucesso

Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell: estratégias certeiras para impulsionar as vendas

estrategias para impulsionar vendas

estrategias para impulsionar vendas

Existem diversos fatores que constroem o alicerce para o sucesso de uma empresa como serviço de qualidade, suporte, conhecer o mercado de atuação e, principalmente, uma equipe qualificada no setor de vendas.

Quando se trata de aumentar a receita de uma companhia, existem várias técnicas que podem ser utilizadas, entre elas, destacam-se o Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell. Essas são estratégias bastante utilizadas no mercado, que podem ajudar a fidelizar clientes e aumentar o ticket médio de vendas.

Cross-Sell

O Cross-Sell é uma técnica que consiste em oferecer produtos ou serviços relacionados ao que o cliente está comprando no momento. Por exemplo, se um consumidor está comprando um celular, pode ser oferecida uma capa protetora, um carregador portátil ou um fone de ouvido. O objetivo é aumentar o valor da venda e satisfazer as necessidades de maneira mais completa. Um exemplo de sucesso pode ser a Amazon, que utiliza a estratégia de maneira bastante efetiva na plataforma para impulsionar suas vendas.

De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey & Company, a utilização de técnicas de Cross-Sell e Up-Sell pode aumentar as vendas em até 20%. A mesma pesquisa mostrou que o uso dessas técnicas também pode levar a um aumento de até 30% na retenção de clientes.

Up-Sell

Já o Up-Sell consiste em oferecer ao cliente um produto ou serviço com um valor mais elevado do que o que ele estava buscando inicialmente. Por exemplo, se um cliente está interessado em um modelo de celular básico, pode ser disponibilizado um modelo com mais funcionalidades e, consequentemente, um valor mais alto. O objetivo é ofertar ao cliente uma opção mais completa e sofisticada do que a que ele estava buscando inicialmente, como é feito pela rede de varejo Magazine Luiza. Ao selecionar um produto na plataforma de e-commerce, é apresentada opções similares, mas com um valor mais elevado e com mais funcionalidades.

Segundo levantamento da Forrester Research a implementação de estratégias de Up-Sell e Cross-Sell pode aumentar a receita em até 10%.

Down-Selling

Por fim, o Down-Selling é uma técnica que consiste em oferecer um produto ou serviço com um valor menor do que o que ele estava buscando inicialmente. Ela costuma ser utilizada quando o cliente demonstra resistência ao valor mais elevado. O objetivo é não perder a venda ao oferecer uma alternativa que se encaixe com as necessidades e orçamento do consumidor.

Aqui vale destacar como case de sucesso o McDonald’s, por exemplo. Quando um cliente pede um combo que inclui hambúrguer, batata frita e refrigerante, é oferecida a opção de pedir um “McRefil” para a bebida por um valor menor.

Uma pesquisa da Accenture mostrou que a utilização da técnica de Down-Sell pode ajudar a recuperar até 60% das vendas que teriam sido perdidas devido a resistência do cliente ao valor mais elevado.

Para aplicar essas técnicas de vendas na sua empresa, é importante conhecer bem o perfil do seu cliente e suas necessidades. Assim, será possível oferecer opções que realmente sejam relevantes para ele. Além disso, é importante treinar a equipe de vendas para que saiba utilizar essas técnicas de maneira efetiva, sem parecer agressivo ou invasivo. Vale ressaltar que essas técnicas podem ser aplicadas em diferentes segmentos e tamanhos de empresas, desde pequenos negócios até grandes corporações.

Outra dica importante é oferecer vantagens e benefícios para o cliente que aceitar as ofertas de Cross-Sell, Up-Sell ou Down-Sell. Por exemplo, descontos, brindes ou serviços adicionais que possam agregar valor à compra do cliente.

Em resumo, o Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell são técnicas de vendas que podem ajudar sua empresa a aumentar as vendas e a fidelizar clientes. Com isso, sua empresa poderá obter melhores resultados e se destacar no mercado.

Sair da versão mobile