Guia Franquias de Sucesso

Farmafórmula busca expansão para Sul e Sudeste

franquia farmaformula

franquia farmaformula

Atuando no desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços voltados para cuidados com a saúde, beleza e bem estar, a Farmafórmula foi fundada em 1983. Com o sucesso da marca, a expansão por franchising aconteceu em 1996 e, atualmente, já são 7 unidades próprias e outras 80 franqueadas. Até o final de 2019, a Farmafórmula pretende contar com 90 lojas em todo o território nacional.

Aos empreendedores interessados em investir na rede, a Farmafórmula trabalha com duas modalidades de negócio, com o objetivo de abarcar diferentes tipos de perfis de investidores. Há a possibilidade de conversão de marca ou abertura de uma nova unidade. O faturamento médio é de 80 mil reais, com taxa de lucro entre 15% e 20%.

A marca investe em expansão por franchising com o objetivo de potencializar a presença no mercado e, principalmente, ser referência em cuidados com a saúde e beleza em Natal, Rio Grande do Norte.

Para Robson Pinheiro, franqueado da unidade de Fortaleza (CE), a receita de sucesso da marca é fruto de um trabalho em conjunto entre franqueadora e franqueados.

“Ser o primeiro franqueado foi importante pra mim. Aprendi muito nesses anos, com nossos erros e acertos, sempre dialogando com o franqueador em busca de soluções. Crescemos juntos de forma ordenada. A transparência, agilidade e parceria do franqueador pra mim é a fórmula do sucesso da FarmaFórmula”, afirma.

Destaques da Farmafórmula no franchising

Como rede franqueada com 36 anos de experiência no mercado, a Farmafórmula investe em pontos essenciais para se destacar no franchising e, ao mesmo tempo, oferecer a melhor experiência para os franqueados.

A marca garante suporte técnico e científico permanente, além de centro de formação para as equipes de funcionários das unidades. Os empreendedores participam de convenção anual, essencial para troca de know-how e experiências entre as unidades franqueadas.

A rede de franquias de farmácia ainda desenvolve e distribui produtos dermocosméticos e suplementos, de marca própria.

Já são mais de oito milhões de fórmulas manipuladas, 500 empregos diretos e mais de três mil oportunidades de trabalho indiretas. Os farmacêuticos que atuam em conjunto com a rede são comprometidos com o desenvolvimento científico, sendo especialistas em Indústria Farmacêutica, Manipulação Magistral e Cosmetologia.

Modelos de negócio

Com investimentos que giram entre 180 mil reais e 280 mil reais, a Farmafórmula trabalha duas possibilidades de investimento.

Os empreendedores podem optar pelo modelo de franquia de conversão ou de abertura de uma nova loja. Em ambos modelos, é necessária uma estrutura mínima padronizada a partir de 80 metros quadrados.

A unidade deve comportar recepção para atendimento aos clientes, laboratórios para manipulação de fórmulas, laboratório de controle de qualidade, área de paramentação, sala administrativa, área para armazenamento e sala de lavagem de utensílios.

As unidades franqueadas devem contar com equipe de funcionários inicial de três a cinco funcionários, incluindo um farmacêutico responsável técnico.

O faturamento médio da franquia é de 80 mil reais, com payback de 18 a 24 meses e taxa de lucro de 15% a 20%.

A marca busca por empreendedores nas regiões Sul e Sudeste, que tenham possibilidade de dedicação integral ao negócio, apresente habilidades para atuar dentro dos parâmetros de uma franquia e se identifiquem com a marca.

Treinamento e suporte

O treinamento acontece presencialmente na Central de Treinamentos Farmafórmula em Natal (RN). Os empreendedores entram em contato com conteúdos técnicos, administrativo, financeiro e contábil. Todo o pessoal envolvido nas atividades da farmácia é incluído em programa de treinamento contínuo, estruturado de acordo com as necessidades de cada unidade.

Antes da inauguração da franquia, a rede garante suporte no estudo de viabilidade do negócio e na escolha do ponto comercial. Os empreendedores recebem auxílio na seleção de fornecedores homologados, além de assistência na definição da equipe de vendas e serviços.

Sair da versão mobile