Há dois anos no mercado, a Sorrix foi criada com o intuito de se estruturar como uma rede de franquias de clínicas odontológicas. O foco da marca é oferecer aos clientes atendimentos modernos, com o auxílio de tecnologia, promovendo cuidados com a saúde bucal dos brasileiros.
O uso da tecnologia é a chave para a Sorrix se destacar no mercado: a marca pretende atender um número cada vez maior de pacientes com excelência, adotando o conceito de odontologia 360º.
No sistema de odontologia 360º, grande aposta da Sorrix, os pacientes podem realizar todos os tipos de tratamentos odontológicos em um único local. A rede também investe em sistema de marketing digital para prospecção de novos clientes. Além disso, o marketing é voltado para construção de ações de para fortalecimento da rede a nível nacional.
Os franqueados ainda encontram software próprio para controle da qualidade do negócio. A tecnologia facilita a gestão total dos tratamentos odontológicos, além de garantir segurança para empreendedores e clientes.
Franquia Sorrix
Com valores de investimento a partir de 145 mil reais, a Sorrix trabalha com dois modelos de franquia: unidade play e unidade master.
A franquia play exige investimento de 145 mil reais, sendo indicada para cidades com até 100 mil habitantes. A área mínima para instalação é de 150 metros quadrados, e este modelo de negócio deve contar com dois equipamentos para atendimento aos clientes. O faturamento mensal é de 80 mil reais.
Para o modelo de franquia master, o investimento necessário é de 265 mil reais. A unidade deve ter dimensões mínimas de 200 metros quadrados e contar com três equipamentos para atendimento. Aqui, o faturamento médio é de 150 mil reais.
O Grupo Sorrix conta também com a opção chave na mão. Ao adquirir uma unidade pelo sistema chave na mão, você ganha tempo e dinheiro. A Sorrix auxilia na escolha do imóvel, realiza a reforma, instala os equipamentos e você recebe as chaves da clínica pronta para funcionar, e tudo isso é financiado.
Com prazo de retorno de 18 a 24 meses, a franquia tem taxa de lucro estimado em 25%.
Mercado de clínicas odontológicas
A oferta de modelos de franquia de clínicas odontológicas possibilita aos empreendedores interessados investir em um modelo de negócio já maduro e testado no mercado. Este modelo de franquia também facilita o processo de abertura de clínicas para muitos profissionais da área que desejam expandir os negócios.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o segmento odontológico movimenta anualmente mais de 38 bilhões de reais. Em um ranking mundial, o Brasil é o quarto país com o maior número de procedimentos odontológicos realizados todos os anos.
Já segundo estudos da Associação Brasileira de indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), nove a cada dez brasileiros afirmam ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano. A Associação informa ainda que cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocadas em pacientes anualmente em todo o Brasil. Além disso, cerca de 12 milhões de brasileiros procuram atendimentos em ortodontia, em busca de correções na arcada dentária.
O setor de franquias de clínicas odontológicas vem acompanhando os números de crescimento e atendimentos no país. Atualmente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) informa que existem mais de 20 redes de franquias especializadas neste ramo, com mais de 1 mil unidades instaladas em todo o país, com equipes de mais de 5 mil cirurgiões dentistas.
Inseridas no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, as franquias odontológicas estão em um universo em que o faturamento passou de 26 bilhões de reais, em 2016, para 30 bilhões de reais em 2017.
Expansão em foco
A Sorrix busca por novos franqueados em todo o Brasil, que sejam dentistas já atuantes no segmento ou recém formados. É importante ainda ter perfil empreendedor e disponibilidade para dedicação integral ao negócio.
Os franqueados e a equipe de atendimento de cada franquia recebem qualificação e treinamento operacional, comercial e de gestão. A franqueadora garante treinamento com duração de 15 dias, no qual são abordadas questões teóricas e práticas de gestão de uma rede de franquia de clínicas, além de garantir suporte na contratação de funcionários.