Empreender é o sonho de três em cada cada quatro brasileiros, segundo pesquisa da Endeavor. No entanto, muitos obstáculos impedem que esse projeto se concretize para a maioria. Entre eles, está a falta de capital para começar a empresa.
Mas essa realidade começa a mudar, com a multiplicação das franquias de baixo custo. Com menos de 50 mil reais, já é possível realizar o sonho de ter o negócio próprio.
E tem empreendimentos para todos os gostos: desde a alimentação e educação até estética e serviços de reparos domésticos. Com apenas 6 mil reais, já é possível investir em alguns negócios.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias (com investimento de até 80 mil reais) representam 15,8% do total de redes no país e 12,8% do faturamento do setor, movimentando 13 bilhões de reais. O crescimento é expressivo. Em 2013, as microfranquias tiveram aumento de 22% em faturamento, praticamente o dobro do crescimento em receita das franquias tradicionais. “É um modelo que chegou para ficar”, opina José Carlos Fugice, sócio da consultoria GoAkira.
E não é a toa que as franquias de baixo custo estão entre as que mais crescem no mercado. Conheça algumas vantagens que fazem das franquias de baixo custo uma boa opção de investimento:
Baixo custo inicial: O grande atrativo do modelo é obvio – não é preciso ter muito dinheiro no banco para começar. Além de facilitar o processo de levantar o capital inicial, o modelo é ideal para quem não quer gastar todas as suas reservas de cara – o que é muito prudente, afinal pode demorar um tempo até que o negócio dê retorno suficiente para pagar as despesas familiares.
Operação mais simples: Além de mais acessíveis, essas franquias costumam ser mais simples de administrar. Muitas exigem apenas um funcionário ou apenas a dedicação do próprio dono e podem até ser administradas de casa.
Transição gradual: Muitas franquias de baixo custo podem ser administradas sem a dedicação total do franqueado, o que faz do modelo uma boa opção para quem está querendo deixar o antigo trabalho para empreender. Dá para começar fazendo as duas coisas em paralelo e, quando o negócio estiver trazendo o retorno desejado, fazer a transição completa.
Retorno rápido: Como o investimento inicial é baixo, ele também pode ser recuperado mais rapidamente. Esse é um diferencial que faz com que em poucos meses a empresa já esteja operando no azul, e o empreendedor já esteja capitalizado novamente para investir em outra unidade ou repor suas economias.
Riscos menores: Quem opta pelo franchising em vez de criar uma empresa própria conta ainda com outras vantagens, como o know how e o suporte da franqueadora, que já tem a formula testada para o sucesso do negócio, além da força da marca. Tudo isso faz com que o risco para quem escolhe esse caminho seja muito menor. É claro que isso vale para qualquer tipo de franquia, mas não deixa de ser verdade para as de baixo custo também.