Para os apaixonados pela cultura cervejeira, as franquias de cerveja artesanal são uma excelente oportunidade de transformar a paixão em um negócio próprio, com toda a estrutura de uma marca já consolidada.
Se você pensa em investir no mercado cervejeiro, essa matéria é para você! Saiba mais sobre o setor, entenda como funcionam as franquias de cerveja artesanal e confira opções de redes do segmento – incluindo franquias baratas, com investimento a partir de 25 mil reais. Boa leitura!
➥ Busca franquias de comidas para investir? Confira nosso guia de franquias de alimentação (com valores de investimento)
O povo brasileiro é apaixonado por cerveja. Isso se reflete nos números: de acordo com informações divulgadas pela CervBrasil, o mercado cervejeiro movimenta uma rede que é responsável por 1,6% do PIB nacional. É uma extensa cadeia que envolve produção, embalagens, agronegócio, logística, varejo e outras áreas, empregando mais de 2,7 milhões de pessoas em todo o país.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Nos últimos anos, o número de cervejarias vem crescendo no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) revelam que, enquanto em 2008 o Brasil contava com cerca de 100 cervejarias, em 2018 esse número chegou a 889 cervejarias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Só no ano passado 210 novas cervejarias abriram as portas, o que representa uma média impressionante de aproximadamente quatro novos estabelecimentos por semana.
Dentro desse mercado, que conta tanto com grandes fábricas quanto com pequenos cervejeiros, as cervejarias artesanais independentes ocupam um bom espaço. Dos 14,1 bilhões de litros de cerveja produzidos ao ano, cerca de 352 milhões a 380 milhões de litros são fabricados por cervejarias artesanais independentes.
Algumas dessas cervejarias apostam no franchising para crescer. Franquias de cerveja artesanal como a Alles Blau e a Mad Dwarf, por exemplo, são próprias de cervejarias que trabalham com produtos de fabricação própria e levam as bebidas para novas localidades. Em negócios desse tipo, a franqueadora é a principal fornecedora dos franqueados, o que pode significar compras otimizadas e melhores condições comerciais.
Mas, quem quer investir em franquias de cerveja artesanal não precisa necessariamente trabalhar com uma única marca. Há redes especializadas na venda de cerveja que contam com um catálogo amplo de rótulos nacionais e importados, como o Mestre-Cervejeiro.com.
Os modelos de negócio também são diversos, o que possibilita a entrada de diferentes perfis de investidores. Para quem busca modelos mais compactos e franquias baratas, por exemplo, é possível encontrar modelos de franquias móveis para venda de chope em locais públicos ou eventos. Modelos de franquias de quiosque também são boas opções para negócios mais enxutos, e ainda possibilitam a comercialização de outros produtos além da cerveja.
Já para quem busca franquias mais completas, esse segmento traz modelos de bares, restaurantes, lojas de conveniência, distribuidoras e até modelos que comportam a fabricação de cerveja, seguindo as orientações da franqueadora. Além disso, existem redes de franquias de alimentação que apostam no chope artesanal como um de seus principais produtos e são uma boa opção para quem quer investir em um negócio mais diversificado.
O mix de produtos de franquias de cerveja artesanal pode trazer muito mais do que opções de cervejas e chopes. Aqui, os franqueados podem encontrar cardápios com opções variadas de petiscos e pratos, outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas e até mesmo roupas e acessórios que celebram a cultura cervejeira, um atrativo a mais para os consumidores apaixonados.
Na hora de escolher a franquia certa, avaliar a logística é um dos pontos primordiais – especialmente se a franqueadora for a fornecedora das cervejas. Avalie as condições de compras e como é feito o abastecimento das unidades. Lembre-se de que a cerveja é o produto de destaque do negócio e, portanto, não pode faltar.
Qualidade do produto e variedade nos tipos de receitas são super importantes nesse segmento, uma vez que o público cervejeiro é um público exigente. Essa característica também faz com que a experiência de compra e de consumo também sejam cruciais, seja em um bar com estrutura completa ou em um trailer em um evento.
O franqueado deve se identificar com o segmento e estar disposto a aprender constantemente sobre o mercado cervejeiro, para manter uma boa gestão do negócio e conseguir prestar um bom atendimento aos clientes.
Opções de franquias de cerveja artesanal
A seguir você confere algumas opções de franquias de cerveja artesanal, com diferentes modelos de negócio. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou pelas empresas.