Apesar da história do pastel apontar suas origens para a culinária asiática ou europeia, o prato já se tornou parte da cultura brasileira. Com foco em um produto popular e adorado, as franquias de pastelaria prometem fazer sucesso com o público consumidor e trazer um bom retorno para quem investe.
Presente em feiras de rua, bares e restaurantes, os pastéis ganham cada vez mais sabores e até formatos diferentes. Com opções doces e salgadas, com carne e vegetarianas, mais saudáveis ou bem gordurosas, o prato consegue agradar uma boa parcela da população e atrai públicos de todos os perfis.
“Bairros populares, shopping classe A, cidades turísticas: a grande vantagem do pastel é exatamente que ele é muito democrático. Já acompanhei o sucesso de negócios do ramo, seja marca própria ou franqueada, em regiões com características bem diversas”, conta Thaizi Morani, mentora de negócios e especialista em franquias.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Por se tratar de um produto comum e que pode ser preparado com facilidade, quem pretende investir em uma franquia de pastelaria, deve ficar de olho nos diferenciais oferecidos pelas franqueadoras. Segundo Thaizi, para ter sucesso no mercado, as marcas devem apostar na criação de uma conexão emocional com seus clientes.
“O investidor deve tomar cuidado para não se empolgar apenas com a beleza do formato ou até mesmo com sabores inusitados: esses são diferenciais que a concorrência irá copiar ou até aprimorar rapidamente. Os diferenciais de atendimento, a forma como a rede propõe que o cliente tenha sua experiência de consumo em cada ponto de venda é que vai tornar o pastel mais que um pastel qualquer”, opina a profissional.
Além disso, contar com treinamentos para a preparação dos pratos e recursos de suporte como cozinha central são elementos importantes para baixar custos operacionais e simplificar a operação da franquia, garantindo qualidade na entrega.
“A padronização de porções que rentabilizam o negócio também serão uma grande vantagem, esse é um know how importante em tempos atuais de altos custos”, reforça Thaizi.
Falando de franquias, também houve crescimento no primeiro semestre de 2022: de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de alimentação tiveram uma receita de R$ 21,2 bilhões. Só o segmento de restaurantes cresceu 16% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Para ter sucesso nesse segmento, Thaizi recomenda que o investidor tenha perfil de gestor e disposição para atuar à frente do negócio de forma participativa.
“Alimentação exige muitos protocolos de qualidade, vigilância sanitária e até segurança funcional. Formar um operador vai levar tempo e o franqueado precisa estar disposto a estar presente na área de atendimento e dia a dia. Muitas franquias exigem, inclusive, que o empresário faça uma imersão em uma operação modelo. A intenção é que ele aprenda na prática todas as funções”, pontua a especialista.
A seguir você confere algumas opções de franquias de pastelaria. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou pelas próprias empresas.