As franquias de reforço escolar vêm despontando como uma opção atrativa para quem pensa em investir em franquias de educação. Parte de um segmento consolidado no franchising brasileiro, essas marcas encontram um mercado com alta demanda e múltiplas possibilidades de atuação.
Com capacidade de atender um mercado amplo, as franquias de reforço escolar se posicionam com a proposta de oferecer a alunos em diferentes fases acadêmicas um apoio extra nos estudos.
Aqui, encaixam-se serviços como suporte em disciplinas em que os alunos apresentam dificuldades, tutoria, plano de estudos, aumento de foco e concentração, desenvolvimento de raciocínio lógico, preparação para provas e vestibulares, cursos livres em matérias específicas, entre outras soluções.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
➥ Busca franquias na área educacional? Confira nosso guia de franquias de educação (com valores de investimento)
O público também é amplo, o que aumenta as oportunidades de atuação. As franquias deste nicho costumam atender desde crianças até jovens e adultos, com serviços voltados para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, preparatórios e ensino superior.
“No Brasil, 30% dos alunos tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Com a vida corrida e a inserção das mulheres no mercado de trabalho, fica difícil para as famílias acompanhar os estudos dos filhos. Portanto existe um imenso mercado com milhões de alunos que necessitam de ajuda para melhorar o seu desempenho escolar”, comenta Corintho Junior, gerente de expansão da Tutores.
A demanda frequente movimenta o setor de franquias de educação no Brasil. De acordo com dados do relatório de desempenho do mercado de franquias, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de educação faturaram 11,4 bilhões de reais em 2018. O resultado representa um crescimento de 5,2% em relação ao faturamento de 2017.
O número de unidades de franquias também cresceu, aumentando em 6,5% – um crescimento acima da média geral do franchising.
Outro ponto que chama a atenção para as franquias de reforço escolar é o investimento. É possível encontrar boas opções de redes com baixo custo.
Os modelos costumam pedir uma estrutura enxuta e, em alguns casos, permitem que o franqueado opere em modalidade home based. Neste formato de negócio, os alunos podem ser atendidos em suas próprias casas, em bibliotecas, cafés ou mesmo na casa do franqueado.
Como escolher franquias de reforço escolar
Na hora de avaliar as opções de franquias de reforço escolar é preciso olhar para além do valor de investimento inicial. Em franquias de educação, os detalhes podem fazer a diferença na rotina do negócio, na captação de alunos e, consequentemente, no retorno do franqueado.
“Como em qualquer franquia, o investidor deve avaliar itens como tempo de mercado e estrutura da franqueadora, quais os treinamentos e suporte oferecidos e se a rede possui franqueados que estão satisfeitos com o negócio”, opina Corintho.
Nadia Benitez, CEO da Ginástica do Cérebro, concorda que há elementos que devem ser avaliados em franquias de educação comuns a qualquer segmento de mercado. Para a especialista, é importante se atentar principalmente a apoio pedagógico, material da franquia, apoio no processo de abertura, treinamento, suporte, sistema de gestão e marketing.
“É muito importante uma boa pesquisa. Contudo, no nicho de educação, há uma especificidade, pois o candidato precisa se identificar com o trabalho. É preciso ainda entender que comprar uma franquia não é garantia de sucesso, pois todo trabalho exige muito esforço e dedicação para que o retorno aconteça”, acrescenta Nadia.
A identificação com o segmento de educação é fundamental. Ainda que algumas redes não exijam que o candidato tenha formação específica na área de educação, é preciso que o futuro franqueado esteja disposto a assumir o negócio em áreas de gestão, administração ou comercial.
Já em algumas redes, especialmente com franquias de reforço escolar home based, pode ser necessário que os franqueados tenham formação específica, uma vez que eles serão os responsáveis pelo atendimento aos alunos. Nesse caso, as marcas costumam buscar por pessoas formadas em pedagogia, matemática, letras e outras áreas ligadas à licenciatura.
Outro ponto a prestar atenção é o público da franquia. As franquias de reforço escolar costumam atender principalmente crianças e adolescentes, e é importante que o candidato esteja apto a trabalhar com esse público. Além disso, as redes também lidam diariamente com os pais dos alunos e, portanto, é preciso saber atender bem esse perfil de cliente tanto quanto o dos alunos.
A seguir você confere algumas opções de franquias de reforço escolar. Os dados de investimento foram informados pelas empresas ou são divulgados pela ABF.