Com foco popular, as lojas comercializam óculos de grau, óculos solares e lentes de contato.
“O objetivo é beneficiar a população de menor poder aquisitivo, facilitando o acesso a óculos de qualidade com custos acessíveis, adequados à realidade financeira do público”, comenta a Diretoria do Instituto dos Óculos.
Para quem tem o desejo de pegar uma fatia de sucesso, o investimento total estimado, incluindo taxa de franquia, móveis e instalação, equipamentos e estoque inicial, parte de 150 mil reais para cidades até 30 mil habitantes e 187 mil pra cidades acima de 30 mil habitantes.
Apesar de trabalhar com produtos de valores mais acessíveis, a franquia oferece um bom retorno para os investidores. O faturamento médio fica entre 80 mil e 120 mil reais, com rentabilidade de 15% a 20%. O payback do investimento inicial deve acontecer entre 18 e 24 meses.
Treinamento e suporte
O atendimento exclusivo oferecido aos consumidores é um dos destaques do Instituto dos Óculos. Para isso, a franqueadora conta com um sistema de treinamento completo que envolve tanto o franqueado quanto os demais funcionários da unidade.
Na primeira etapa do processo, o franqueado e um funcionário recebem treinamento na base da franqueadora. Após a instalação da unidade, toda a equipe recebe treinamento no próprio local de operação.
Além disso, treinamentos de novos produtos e de reciclagem são oferecidos com periodicidade para toda a equipe, incluindo o franqueado. Os supervisores da empresa também realizam visitas frequentes e prestam suporte ao investidor com relação a fornecedores, marketing, procedimentos internos, entre outros pontos.
Foco de expansão
Com sede em Curitiba, o Instituto dos Óculos tem oportunidades para novas franquias em todo o Brasil.
As lojas têm em média uma área de 40 metros quadrados e equipe de atendimento de dois a 4 funcionários. A franqueadora recomenda a instalação em áreas de comércio popular, com maior fluxo de circulação do público das classes B, C e D.
Fundada em 2010, a marca conta hoje com 46 unidades franqueadas e 11 unidades próprias. A meta é fechar o ano de 2023 com 80 lojas da rede.