Ao longo de 2023, uma das maneiras que esse setor encontrou de continuar expandindo foi por meio de fusões e aquisições. Na maior parte das vezes, as marcas fizeram esse movimento para trazer negócios complementares à suas redes, oferecendo mais opções para o aluno.
O interessante é que essa foi uma estratégia assertiva em 2023, e deve continuar acontecendo ao longo do próximo ano, segundo opinião de especialistas.
Vale destacar também que, além desses movimentos serem interessantes para as franquias, pelo fato delas conseguirem alcançar novos alunos, agregarem mais know-how administrativo e aumentarem o faturamento, ele também é atrativo para aos alunos, afinal eles encontraram redes mais preparadas e terão mais conhecimento agregado em seus estudos.
Fusão da Atom S/A e CEBRAC
Dentre as fusões que aconteceram nesse segmento em 2023, está a aquisição que a Atom S/A, da empresária Carol Paiffer, fez com o CEBRAC, rede de franquias especializada em ensino profissionalizante.
No movimento, anunciado em novembro de 2023, a Atom S/A adquiriu 51% da franqueadora. Elas devem seguir atuando de forma independente, mas unindo a experiência que possuem, já que a Atom S/A tem larga vivência na área educação digital e o CEBRAC nos cursos presenciais.
A união deve contribuir com os resultados para as duas marcas, aumentando a capilaridade e diversificando o público de cada uma. Para os franqueados do CEBRAC a aquisição também é muito positiva, uma vez que o CEBRAC passa a contar com a expertise em educação digital e estrutura da companhia.