Fundada em 2007, a Mont Blanc adota o slogan “pequenos escritórios, grandes eventos” e já é referência no segmento. A marca apostou na expansão via franchising no início de 2018 e, hoje, conta com duas unidades próprias em Campinas (SP) e uma franqueada, com previsão de inauguração de dez unidades nas principais capitais do país até o fim deste ano.
A Mont Blanc foi criada a partir de um projeto pessoal, quando o fundador começou a trabalhar como garçom em um buffet em Bauru, interior de São Paulo. Quando começou a graduação de Jornalismo e entrou para o ramo de marketing em outro buffet, com foco em prospecção de comissões de formatura, o fundador conheceu o mercado de eventos, com grande expansão no país – o setor movimenta mais de 200 bilhões de reais anualmente.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Mirando este mercado, a Mont Blanc surgiu, primeiramente, como empresa exclusiva para organização de buffets. Posteriormente, a empresa foi se adequando às demandas do mercado e se estruturou da forma atual: com prestações de serviços de formaturas e eventos corporativos.
Com isso, a Mont Blanc atua em jantares, coquetéis, coffee breaks, confraternizações, lançamentos, casamentos, bodas, festas de 15 anos, catering, entre outros. A marca ainda oferece organização completa do evento, por meio de assessoria especializada: definição do local, material gráfico, banda, DJ, decoração, cenografia, projeção mapeada, iluminação cênica, cerimonial, staffs, seguranças, manobristas, valet, produtores, doces finos, fotografia e vídeo, entre outros produtos e serviços.
Com o intuito de se destacar no mercado de franquias especialistas em eventos, a Mont Blanc aposta em solidificação da marca e alta referência. Todos os eventos são geridos pela própria franqueadora, que garante gastronomia própria, menor estrutura com menor custo. Ao mesmo tempo, a marca garante aumento na lucratividade e no faturamento, propiciado pelos serviços homologados.
Franquias
Aos empreendedores, a Mont Blanc disponibiliza dois modelos de investimento a 156,1 mil reais, com variação no porte e serviços a serem realizados. O primeiro modelo é o de escritório, em que é necessário que o franqueado gerencie a parte comercial. No escritório, a gestão é feita “a quatro mãos”, sendo que a franqueadora se responsabiliza pela produção dos eventos.
O segundo modelo de franquia Mont Blanc é o de loja, em que o escritório deve ser implantado em local com capacidade para armazenar estrutura de baqueteria. Os demais serviços são geridos através da homologação de atendimentos.
Com investimento relativamente baixo, a franquia Mont Blanc garante alto faturamento e rápido retorno de investimento: o faturamento médio mensal fica entre 75 mil reais e 100 mil reais, com taxa de lucro de 30% a 40%. O payback é estimado para 12 meses após o início da operação.
Além disso, os custos de manutenção da unidade são baixos, com pouca contratação via CLT. O franqueado tem ainda a liberdade de fechar eventos antes de abrir a unidade, uma vez que o mercado exige crescimento acelerado e marcas que atendam a alta demanda.
Suporte e treinamento
O franqueado conta com suporte completo por meio de gestão permanente e consultoria diária. A marca garante plano de negócio, suporte em marketing, treinamentos, acompanhamento de resultados via nuvem e homologação de marcas.
Os treinamentos acontecem na sede da Mont Blanc ou nas unidades franqueadas. São ministrados cursos presenciais, pelo período de cinco dias, e mais 30 dias de treinamento remoto. O franqueado recebe instruções via Skype, Whatsapp, geridos pela equipe de suporte permanente.
A franqueadora busca novos franqueados especialmente nas principais capitais do país. Posteriormente, a Mont Blanc pretende chegar também a localidades com mais de 300 mil habitantes. Os candidatos devem ser profissionais liberais (PJ), ou gestores de hotéis, restaurantes, cerimoniais, agências de eventos, chefs de cozinhas, ou profissões relacionadas.