Guia Franquias de Sucesso

Franquias de tecnologia: oportunidade de negócio e mais proximidade com o cliente

franquias de tecnologia

franquias de tecnologia

O mercado de franquias, no Brasil, é uma grande oportunidade para quem deseja iniciar um novo negócio ou até mesmo ampliar sua oferta.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu em 2018, fechando o ano com alta nominal de 7,1% em relação ao período anterior. Esse movimento também aparece no setor de tecnologia – que enxerga nesse modelo uma oportunidade para se aproximar ainda mais de seu cliente.

Se fizermos um recorte do mercado de franquias e analisarmos especificamente o setor de tecnologia, as empresas e franquias de hardware, software e serviços em TI faturaram cerca de R$ 146 bilhões no país, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e da consultoria IDC, de 2018. O valor é 4,1% superior ao registrado em 2017, e a previsão é que esse número continue positivo nos próximos anos.

Diante desse cenário, empresas de tecnologia já consolidadas no mercado, como a Linx, encontraram no franchising uma oportunidade bastante promissora para expandir os seus negócios e, consequentemente, resultados.

Ao investir em franquias, elas compartilham seu modelo com outros empreendedores e, assim, aumentam a capilaridade, tornando-se presentes em todas as regiões do país, com mais proximidade e oferecendo um atendimento diferenciado ao cliente.

E qual é a vantagem para o empreendedor? O franqueado de uma grande empresa de tecnologia passa a contar com um portfólio robusto, que permite que ele atenda com excelência as demandas do seu cliente – seja ele de qual segmento for, com soluções de ponta, desenvolvidas por líderes do mercado. Outra oportunidade é desenvolver negócios locais, gerando emprego e renda de forma regional.

Para o sucesso desse modelo, é importante que a franqueadora invista na qualificação dos seus franqueados, oferecendo bonificações e diferenciais para empreendedores com certificação em seus produtos.

A proximidade com o franqueado torna-se prioridade. Em muitas empresas, a aposta é no treinamento para não só facilitar a sua inserção no contexto competitivo, mas também para que o fraqueado de tecnologia consiga apoiar seus clientes na conquista de melhores resultados.

Dessa forma, os franqueados passam a ter todo o apoio de uma grande empresa e podem garantir tranquilidade e satisfação de cada um dos seus parceiros.

O cliente também ganha no modelo de franquias, já que é oferecido a ele um serviço de excelência, independentemente de sua localização, contando com o apoio de um braço oficial da empresa sempre próximo a ele.

Este artigo foi criado por Cristiano Gregorius, diretor de canais da Linxpara uso exclusivo do portal Guia Franquias de Sucesso.
Sair da versão mobile