A loucura das vendas de final de ano já passou, e agora é hora de descansar e desacelerar, certo? Errado! Erradíssimo! Sim, as vendas de final de ano já passaram e realmente não temos no ano outro momento de consumo tão forte como esse. Talvez você já não precise de reforços na equipe e o ritmo de atendimento e funcionamento esteja mais calmo. Mas de forma alguma isso significa que você deve tirar “férias” do seu negócio.

Primeiramente, porque passadas as festas, muitas pessoas estão em férias e isso pode significar alta temporada de vendas para diversos tipos de negócio, em especial os ligados a lazer e experiências. E por isso, você deve estar estruturado para aproveitar essa alta temporada.

Segundo, porque seja em segmentos onde o período de férias representa alta temporada, seja em segmentos onde o início do ano representa um período de vendas mais baixo, é fato que em todo em qualquer negócio, início do ano significa novas chances. E para que você aproveite bem essas novas chances, é necessário que entre em cena uma palavrinha bem conhecida por todo empreendedor: PLANEJAMENTO. Sim, é hora de planejar.

Todo planejamento deveria sempre partir, sempre que possível, do período anterior, ou seja, do que foi realizado. É estudando indicadores de performances realizadas que você vai perceber o que aconteceu em cada período, porque faltou, porque sobrou, porque não foi tão bom, ou porque foi melhor do que você esperava. Assim, você terá base real para planejar o que será o novo ano, e traçar metas factíveis não apenas relacionadas a faturamento (venda e atendimento), como também a resultado, diminuição de custos, gestão de pessoas, gestão de estoque e compras, fluxo de caixa e tudo o mais que diz respeito ao seu negócio.

Olhando para o que foi, onde você está e planejando o que você precisa que o futuro seja, você então determinará quais as ações que precisam ser realizadas para que tais objetivos sejam alcançados. E então criará um plano de ações, que deverá ser acompanhado mês e a mês, e confrontado com o que foi planejado. É o que chamamos de avaliar o Orçado x Realizado. Nesse acompanhamento, você terá clareza se está no caminho certo para chegar ao final do ano novo atingindo seus objetivos, ou se precisa fazer alguma correção na rota traçada.

Não pense que realizar estes estudos é perda de tempo. Muito pelo contrário: planejar te faz ganhar tempo. E não deixe de entender quais são os planos da sua franqueadora para 2019, para que suas estratégias como empreendedor individual estejam alinhadas com as estratégias da rede a qual você pertence.

Que 2019 seja um ano de sucesso para todos nós!

COMPARTILHE
Artigo anteriorFranquias rentáveis: 21 opções para faturar alto
Próximo artigoCamelo investe em expansão por franquias
Camila Pacheco
Consultora Empresarial e sócia da Blue Numbers Consultoria. Pós graduada com MBA em Gestão de Negócios pela ESPM Business School SP, Formada em Comunicação Social e Design Gráfico, dirige e desenvolve projetos de marketing, varejo e franquias da Blue Numbers, ao lado do sócio Márcio Iavelberg. Professora em cursos da ABF, escreve sobre os temas do mundo corporativo que acompanha em seus projetos, treinamentos e palestras.

DEIXE UMA RESPOSTA