Serviço de transporte de encomenda expressa, carga fracionada e e-commerce: estes são os principais serviços oferecidos pela Postex Express. Com quatro modalidades de franquia e oportunidades de baixo investimento, a Postex Express foi lançada no mercado com a proposta de responder a carências do setor de entregas de encomendas.

De olho na expansão por franchising, a rede conta com unidades próprias em Curitiba, Joinville, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Itajaí, além de outras 16 unidades franqueadas em diferentes regiões do Brasil. Até o final de 2019, a Postex Express espera contar com 50 unidades em operação.

Com foco em serviços de transporte de encomendas express, a proposta da Postex Express surgiu a partir das vivências do próprio fundador da rede, Sérgio Adolfo. O empreendedor trabalhou por quase uma década na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e, durante o tempo de trabalho, absorveu a dinâmica de operações, além de entender algumas carências do setor, que poderiam ser solucionados com a proposta de um novo modelo de entregas.

Sérgio Adolfo analisou o mercado de atuação, as fragilidades da cadeia logística e quais seriam as propostas de uma nova rede que se propusesse a realizar entregas de encomendas de forma rápida e profissional.

Assim, a Postex Express foi estruturada como uma empresa dedicada ao crescimento sustentável, à prestação de serviços de transporte rodoviário de cargas, seja municipal ou interestadual, além de coleta e entrega rápida de documentos. A marca trabalha com o transporte de qualquer tipo de objeto e encomendas, com exceção de produtos perigosos ou frete de mudanças.

Com o início das atividades da Postex Express, os serviços ganharam popularidade e a demanda da marca cresceu. O fundador percebeu a necessidade de ampliar o território de atendimento para regiões próximas. Após um ano de operações, a Postex apostou na expansão por franchising, com o objetivo de atender uma demanda nacional.

Diferenciais

A forma de operação da Postex Express é o principal investimento da rede, o que garante destaque à marca em meio aos concorrentes. As coletas de encomendas são realizadas de forma automatizada, por um sistema gerenciador de coletas, que recebe as notas fiscais dos clientes.

Os envios são agendados também de forma automatizada, e as coletas direcionadas às unidades franqueadas são distribuídas de acordo com a localização de cada franquia.

A partir desta estrutura de planejamento, a rede consegue reduzir os custos operacionais, a possibilidade de erro humano e, consequentemente, os custos aos clientes.

Franquia Postex Express

A Postex Express trabalha com quatro modelos de franquia, que se diferenciam pela forma em que atuam no mercado. O investimento varia de acordo com as instalações, modelo de negócio e com o veículo adquirido pelo franqueado para realização dos serviços de coleta e entrega. A taxa de franquia parte de 3,5 mil reais.

O primeiro modelo é o de franquia Postex Móvel, que deve ser operado pelo proprietário ou motorista, atuando de forma independente em região com mais de 80 mil habitantes, delimitada por uma faixa de CEP, conforme o contrato de franquia.

O sistema de administração, faturamento, cobranças e relatórios é desenvolvido pelo sistema da rede, e o franqueado fica responsável por administrar a operação da unidade através de um celular. É importante que o empreendedor conte com veículo próprio para realizar as entregas e os ganhos da unidade advêm da coleta, entrega, frete fechado e taxa de coleta.

A Franquia de Agência é o segundo modelo de franquia. Nessa modalidade, o empreendedor atua em um escritório, a partir de uma estrutura mais ampla, em região com mais de 150 mil habitantes e delimitada pela franqueadora.

O ponto comercial deve ter estrutura mínima de 40 metros quadrados, e contar com balcão de atendimento, computador, balança, scanner, impressora de etiquetas e veículo próprio. O ganhos da unidade são fruto da coleta, entrega, frete fechado e taxa de coleta.

O terceiro modelo de franquia é o de Centro Operacional. Nessa modalidade, o franqueado fica responsável por manusear todas as cargas oriundas das franquias da rede e direcioná-las às unidades corretas, por meio de separação, identificação e despacho de cargas.

O ponto comercial deve ter estrutura mínima de 200 metros quadrados, e contar com dois computadores e dois leitores de códigos de barras. O ganhos advêm do valor da carga operada na unidade.

O Centro de Distribuição Distrital é o quarto modelo de franquia. A unidade funciona como uma agência, em endereço fixo, e conta com uma estrutura mais ampla para atuação do franqueado.

A franquia deve ser instalada em uma faixa de 300 mil habitantes e deve comportar balcão de atendimento, computador, balança, leitor de scanner, impressora de etiquetas. Os ganhos da unidade advêm da coleta, entrega, frete fechado e taxa de coleta.

O faturamento médio varia conforme o modelo de negócio e a capacidade comercial de cada franqueado, sendo estimado entre 5 mil reais e 25 mil reais. A lucratividade varia de 40% a 60%, com a operação consolidada, e o prazo de retorno do investimento fica entre seis e 12 meses.

A Postex Express busca por empreendedores nas regiões Sul, Sudeste e capitais de outras localidades, que tenham ensino médio completo e não tenham pendência financeira de qualquer ordem. É indicado que os franqueados tenham experiência com o transporte de cargas e logística, além de facilidade de administrar um negócio.

Treinamento e suporte

O treinamento da Postex Express é realizado por meio de videoconferência, em que são repassados todos os processos internos e externos para operação da unidade. O franqueado também recebe manuais de franquia, com detalhes da rotina operacional, de software de gestão dos processos.

Caso o empreendedor opte por um treinamento presencial, os custos ficam a cargo do franqueado. O conteúdo engloba rotinas administrativas, operacionais e de gestão do negócio.

A franqueadora garante suporte completo, por meio de supervisão realizada via videoconferência, telefone e auditorias na empresa. Os franqueados encontram apoio na escolha e locação do ponto comercial, além de apoio nos padrões arquitetônicos da unidade.

Cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA