As franquias de alimentação são as mais desejadas do mercado. O segmento conta com franquias de sucesso famosas no mundo inteiro: McDonald’s, Subway, Pizza Hut e Burger King são apenas alguns dos grandes nomes do setor.

Quem pensa em investir em uma franquia de alimentos deve ficar atento às opções. Como a variedade de redes é abundante, é essencial reparar nos detalhes e nas propostas oferecidas por cada franquia.

No geral, é possível encontrar uma ampla gama de modelos, para diferentes perfis de investidores.

Quem busca por franquias baratas, por exemplo, vai encontrar nesse setor opções de franquias de quiosque, delivery e até franquias home based. Com capital mais alto, há diversas opções de restaurantes completos e modelos próprios para praças de alimentação em shopping.

Mercado de franquias de alimentação

Mesmo em tempos de crise, investir em franquias de alimentação ainda é um bom negócio. Afinal, alimentação é necessidade básica e, mesmo quando a economia não vai tão bem, as pessoas não deixam de comer fora.

O mercado brasileiro food service cresceu 4,8% em 2018, movimentando mais de R$ 172 bilhões. Em um período de dez anos, de 2008 a 2018, esse setor cresceu, em média 11,5% ao ano. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

No franchising, o segmento de alimentação é o que mais fatura no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação faturaram R$ 45,8 bilhões em 2018.

Esse também é o segmento com o maior número de unidades de franquias do país. São mais de 34 mil unidades de franquias de alimentação, segundo levantamento da ABF em 2019.

Tendências em franquias de alimentação para 2020

Quem está de olho em franquias de alimentação para 2020 encontra ótimas oportunidades para investir em franquias lucrativas.

Entre as principais tendências do mercado estão:

Franquias de alimentação saudável: a busca por alimentos mais saudáveis e naturais continua em alta em 2020. Aposte em franquias de produtos naturais, sucos, saladas, alimentos orgânicos, pratos vegetarianos, entre outras comidas saudáveis ou com pegada fitness.

Franquias de açaí: dentro da onda da saudabilidade, o açaí se destaca como um alimento queridinho dos brasileiros. Redes que apostam no produto tendem a fazer sucesso.

Franquias de alimentação delivery: pedir comida em casa é uma realidade que já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Além de redes que apostam nesse formato de atendimento, vale ficar de olho em franquias de aplicativo de delivery.

Franquias baratas de alimentação: modelos de negócio mais enxutos (como os quiosques) e franquias para cidades pequenas, que costumam ser de baixo custo, estão em ascensão.

Franquias de comida típica: o interesse na cultura de outros países ou regiões aumenta a busca por redes que apostam em culinárias típicas. Vale apostar em franquias de comida japonesa, mexicana, italiana, árabe ou que trabalhem com pratos regionais.

Além das tendências, os modelos tradicionais do setor continuam como boas opções para abrir uma franquia de alimentação em 2020. Aqui entram as franquias de cafeteria, franquias de pizzaria, franquias de bolos e franquias de fast food.

Vantagens

O mercado de alimentação tem atividade constante, fazendo com que o rendimento do negócio seja estável durante todo o ano.

As franquias proporcionam um cardápio pré-definido, deixando a operação mais prática e o contato e parceria com fornecedores de qualidade são facilitados pelas franqueadoras.

Além disso, é possível encontrar uma boa variedade de modelos de negócio: loja de rua, loja em shopping e praça de alimentação, quiosque, food truck, delivery.

Desafios

Investir em franquias de comida nem sempre sai barato. Planejamento de capital é essencial para dar conta de todo o investimento.

Manter a equipe de funcionários bem treinada é outro ponto fundamental para bom atendimento e preparo correto dos alimentos.

O surgimento de alimentos que se tornam moda é frequente, mas eles nem sempre se consolidam no mercado. Portanto é preciso identificar quais são as tendências passageiras.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Alimentação certa?

Todas as Franquias de Alimentação


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

34%

DOS BRASILEIROS GASTAM COM ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA

num 234,9 MIL

UNIDADES DE FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO

num 37%

DE CRESCIMENTO EM FATURAMENTO EM 2018

 

Google+