Estreante no franchising, o Shopping das Cidades propõe inovação ao mercado de franquias. Com know how de duas décadas de atuação no varejo e aliado a estratégias tecnológicas, a rede trabalha com um modelo que permite que cada licenciado opere como franqueador na sua localidade.

Com modelo home based de baixo investimento, a franquia é operada por meio de ferramentas online. Os parceiros da rede recebem treinamento completo e atuam via portal B2B voltado para geração de negócio entre os clientes.

A proposta do Shopping das Cidades surgiu há mais de dez anos, quando os fundadores da rede trabalhavam com e-commerce, marketplaces, tecnologias, vendas e atendimento ao comércio local.

A partir da identificação de demanda do mercado por transformação dos hábitos de compras, agora com atuação bem mais forte no universo online, os fundadores entenderam a necessidade de projetar o comércio local também para o ambiente online.

Assim, o principal objetivo do Shopping das Cidades é atender a necessidade de transformação digital que pequenas empresas podem enfrentar, principalmente comércios locais de bairros e cidades brasileiras.

A rede desenvolveu uma infraestrutura de negócios e tecnologia que permite que os licenciados sejam franqueadores nas cidades, sendo responsável pela venda de anúncios e inserções de franquias digitais na plataforma.

Por meio da franquia Shopping das Cidades, que será formatada para atuação no local escolhido pelos licenciados, os empreendedores atuam como um marketplace de produtos e serviços oferecidos no bairro, cidade ou região que moram ou trabalham.

A proposta é um grande shopping virtual, no qual estão concentrados diversos produtos e serviços oferecidos por empresas de diferentes portes e segmentos do mercado. A plataforma deseja facilitar a busca dos consumidores, de acordo com melhores preços e formas de atendimento.

Destaques no mercado

Os licenciados do Shopping das Cidades atuam junto a um modelo de negócio digital que é tendência, inspirado nos marketplaces. O trabalho pode ser feito em casa, sem necessidade de ponto comercial físico.

Cada licenciado atua como ponto de contato para que os negócios locais integrem o canal de divulgação e de vendas das localidades em que o Shopping das Cidades está presente.

A rede permite operação da unidade via ferramenta online própria, que facilita a estratégia comercial do negócio: apresentação, divulgação e compra, além de automatizar vendas e recebimentos.

Assim, o dia a dia de operação do licenciado/franqueador acontece via central de negócios B2B, plataforma web exclusiva para licenciados. Na plataforma, os empreendedores encontram funcionalidades distintas para organização e gerenciamento da operação como franqueadora na cidade ou região em que o modelo de negócio será instalado.

Modelo de negócio Shopping das Cidades

Os empreendedores interessados no Shopping das Cidades encontram modelos de investimento a partir de 45 mil reais. São três planos de investimento possíveis: bairro, cidade e metrópole.

No modelo Bairro, o investimento total é de 45 mil reais. Os empreendedores recebem kit de soluções tecnológicas, de negócios e meios de pagamentos voltados para um nível básico de aplicações. A modalidade abrange quatro principais fontes de receitas, sem a necessidade de funcionários.

A atuação via bairro é indicada como primeiro estágio de implantação do Shopping das Cidades, sendo permitido que os licenciados avancem para os modelos seguintes conforme o crescimento da unidade. O faturamento médio é de 40 mil reais.

O segundo é o modelo Cidade, com outros dois módulos a mais de funcionalidades tecnológicas. Este formato permite que os licenciados potencializem as fontes de renda, além de possibilitar um ticket médio maior.

O investimento total é de 90 mil reais. O licenciado desse modelo ganha um blog da cidade para ampliar suas possibilidades de receitas, tem também o registro de marca no INPI, pode oferecer vale presente e tem acesso ao EAD de estratégia, marketing e vendas. O faturamento médio é de 50 mil reais.

Com investimento total de 150 mil reais, o modelo Metrópole é a terceira possibilidade de atuação, se estruturando como uma versão mais sofisticada do negócio.

Neste formato, são contempladas todas as aplicações dos modelos anteriores, além de APP’s (Android/IOS) e clube de compras coletivas. Ainda há o diferencial de ter maiores fontes de receitas e programas de fidelidade. O faturamento médio é de 55 mil reais.

A rede permite adesão pelo plano de menor investimento e escala para outros planos, no decorrer do prazo para retorno de investimento.

Propondo formas de atuação para além de um sistema de vendas online, as estratégias do Shopping das Cidades contam com sistema de marketplace completo, além de ferramentas de marketing e de vendas necessárias para cada localidade, o que permite crescimento de escala do negócio por meio de receitas planejadas.

O payback estimado fica entre seis e 12 meses. A lucratividade média é de 25% a 35%, conforme a modalidade de negócio.

Teste o Shopping das Cidades

O Shopping das Cidades oferece uma oportunidade única aos empreendedores: testar o mercado antes de fazer o investimento definitivo.

A rede criou uma estratégia para que o interessado na franquia possa testar o negócio com seus possíveis clientes e parceiros, avaliando a resposta de forma rápida e fácil. Dessa forma, é possível ter uma previsão da implantação do negócio na região pretendida.

Para fazer o teste do Shopping das Cidades, o empreendedor investe apenas 390 reais. Com o pagamento da taxa, recebe uma ferramenta digital customizada para testar seu mercado.

Se optar por fechar negócio e aquirir a franquia depois do teste, o valor pago é abatido do restante do investimento.

Treinamento e suporte

Os empreendedores recebem treinamento completo online, com garantia de suporte completo nos processos de venda, implantação e pós venda.

A rede oferece apoio na abertura do negócio, marketing institucional e promocional, kit digital inicial de materiais gráficos e monitoramento 24 horas. Os licenciados também encontram consultoria de suporte e acompanhamento de operação e dos resultados.

O Shopping das Cidades busca por expansão para todo o país, com foco em cidades com até 120 mil habitantes, garantindo exclusividade na região. Em regiões com população acima desse número, é garantida a exclusividade através do segmento de atuação.

É importante que os empreendedores tenham perfil comercial e se identifiquem com a proposta dos serviços.

Cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

COMPARTILHE
Artigo anteriorCrossFit é franquia?
Próximo artigoSemana no franchising: os destaques de 07 a 13 de dezembro
Luísa Campos
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Escolheu essa profissão pela paixão por escrever. Descobriu que pode se reinventar e continuar contando histórias de sucesso em negócios, tecnologia e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA