Guia Franquias de Sucesso

Aposentadoria: franquias podem recolocar aposentados no mercado de trabalho

aposentadoria franquias

aposentadoria franquias

É bastante comum as pessoas se aposentarem e perceberem que ainda podem ser bastante produtivas. Trabalhar uma vida toda, para aproveitar a aposentadoria e ficar “à toa”, pode até ter sido o sonho de muita gente. Mas na vida real, é comum “cansar de viver de férias”, até porque, ninguém viaja o ano inteiro e ficar o dia todo em casa assistindo tv, não é assim tão divertido. O tempo passa e a vontade de estar ativo, faz com que muitos aposentados decidam voltar a trabalhar. Sair de casa, conversar com outras pessoas, passar pelos problemas do dia a dia… “até que não é tão ruim assim”!

E por que não empreender? Na fase em que já se tem mais estabilidade, menos responsabilidades com filhos, mais tempo livre e até mesmo mais dinheiro, fruto do trabalho e investimentos dos anos de trabalho.

Esse é o caminho escolhido por muitas pessoas depois dos 60 anos. Levando em consideração que a expectativa de vida vai além dos 80, existe muita vida pela frente para ficar esperando ela passar. O trabalho adequado após os 60 anos, mantém a mente ativa e traz mais saúde para as pessoas. E escolher qual tipo de negócio começar, passa a ser o novo desafio.

Nesse momento, as franquias são uma boa oportunidade para colocar esses aposentados novamente no mercado. Por fornecer um modelo pronto e testado, as franquias trazem rapidez nos resultados, oferecem a facilidade de suporte jurídico e operacional, enquanto o aposentado traz a experiência de vida e profissional acumulada durante os anos que foi empregado em outras empresas.

Além da experiência profissional e de vida, muitos aposentados construíram uma reserva estratégica, por ter poupado e investido. Essa reserva pode permitir que ele empreenda, com mais tranquilidade do que uma pessoa que está iniciando na vida profissional.

É importante lembrar, que o aposentado precisa ter o cuidado de não investir toda a sua reserva em um negócio novo, mesmo sendo uma franquia. Isso porque como em todos os negócios, também existe risco ao se tornar dono de uma franquia e o franqueado precisa ter um suporte financeiro para manter o negócio enquanto está amadurecendo e até mesmo para usar caso algo dê errado.

Os aposentados estão ocupando seu espaço no mundo do empreendedorismo. No Estado de São Paulo são quase 120 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) com 61 anos ou mais. Eles já representam 6,1% dos mais de 1,9 milhão de MEIs.

As franquias são uma excelente oportunidade de negócio e representam o início de uma nova vida profissional. De muitos desafios, mas também de grandes conquistas. Na hora de escolher é importante observar as habilidades, gostos pessoais, experiência profissional anterior. É possível começar em um ramo totalmente diferente! Como também é possível escolher um ramo em que já se tem mais experiência. O mais importante é escolher algo que além de dinheiro, traga realização pessoal! Afinal, é um momento da vida de colher os frutos plantados e aproveitar os anos de forma mais leve e positiva!

Sair da versão mobile