Guia Franquias de Sucesso

3 coisas que aprendi com 2020 e vou levar para 2021

coisas que aprendi em 2020

coisas que aprendi em 2020

2020 foi um ano difícil e desafiador. Nas consultorias, eu vi de tudo: empresas quebrando, empresas renascendo. Equipes melhorando, equipes se perdendo. Mas em todas as situações, muito aprendizado.

Esse momento do ano é propício para reflexões e planejamentos.

Um dos anos mais difíceis de nossa história recente se foi, mas deixou lições valiosas que devemos considerar em 2021. Destaco 3 que considero muito importantes que eu pretendo levar comigo:

1. Ter uma reserva

Muitas empresas não levavam a sério a questão de provisionamentos e fluxo de caixa e, quando a pandemia chegou e o faturamento caiu, estavam completamente descapitalizadas. Precisaram recorrer a bancos, e em alguns casos, nem isso adiantou. Quebraram. 2020 deixou a lição (já conhecida, mas nem sempre cumprida) de que não dá pra trabalhar vendendo o almoço para pagar o jantar.

2. Adaptar-se rapidamente

A pandemia testou a nossa capacidade de adaptação em níveis elevados. Do presencial para o online, do escritório físico para o Home Office, protocolos de segurança, horários de atendimento diferentes, entre muitas outras mudanças que ainda vivemos.

Muitas empresas tiveram dificuldade pra aceitar que a interrupção das atividades seria mais longa do que o esperado, enquanto outras rapidamente remodelaram o time, quebraram paradigmas quanto ao trabalho remoto e se reinventaram. Não preciso nem dizer quem teve menos perdas, não é?

3. Ser digital

Se a realidade de comunicar, prospectar, divulgar, se relacionar e VENDER pela internet ainda não tinha chegado para algumas empresas, neste ano isso se tornou uma obrigatoriedade e quem não entendeu isso, definhou.

O famoso “OmniChannel”, conceito de integração de canais, se provou soberano em 2020. Conhecer pela rede social, comprar pelo app, pagar por plataformas digitais e retirar na loja por DriveThru ou receber por delivery – isso aconteceu o tempo todo e mudou o comportamento de consumidores tradicionais. E importante: com ou sem pandemia, esse comportamento já foi absorvido e não vai regredir.

E você, o que aprendeu em 2020?

Tem uma frase que gosto muito que diz: quando perder, não perca a lição. E esse é o lema que devemos ter em mente neste novo ano. Juntar tudo o que passamos no ano passado e transformar em conhecimento para potencializar 2021.

Que este novo ano seja mais leve para todos nós!

Boas vendas!

Sair da versão mobile