3 coisas que aprendi com 2020 e vou levar para 2021

0
1855
coisas que aprendi em 2020
coisas que aprendi em 2020

2020 foi um ano difícil e desafiador. Nas consultorias, eu vi de tudo: empresas quebrando, empresas renascendo. Equipes melhorando, equipes se perdendo. Mas em todas as situações, muito aprendizado.

Esse momento do ano é propício para reflexões e planejamentos.

Um dos anos mais difíceis de nossa história recente se foi, mas deixou lições valiosas que devemos considerar em 2021. Destaco 3 que considero muito importantes que eu pretendo levar comigo:

1. Ter uma reserva

Muitas empresas não levavam a sério a questão de provisionamentos e fluxo de caixa e, quando a pandemia chegou e o faturamento caiu, estavam completamente descapitalizadas. Precisaram recorrer a bancos, e em alguns casos, nem isso adiantou. Quebraram. 2020 deixou a lição (já conhecida, mas nem sempre cumprida) de que não dá pra trabalhar vendendo o almoço para pagar o jantar.

2. Adaptar-se rapidamente

A pandemia testou a nossa capacidade de adaptação em níveis elevados. Do presencial para o online, do escritório físico para o Home Office, protocolos de segurança, horários de atendimento diferentes, entre muitas outras mudanças que ainda vivemos.

Muitas empresas tiveram dificuldade pra aceitar que a interrupção das atividades seria mais longa do que o esperado, enquanto outras rapidamente remodelaram o time, quebraram paradigmas quanto ao trabalho remoto e se reinventaram. Não preciso nem dizer quem teve menos perdas, não é?

3. Ser digital

Se a realidade de comunicar, prospectar, divulgar, se relacionar e VENDER pela internet ainda não tinha chegado para algumas empresas, neste ano isso se tornou uma obrigatoriedade e quem não entendeu isso, definhou.

O famoso “OmniChannel”, conceito de integração de canais, se provou soberano em 2020. Conhecer pela rede social, comprar pelo app, pagar por plataformas digitais e retirar na loja por DriveThru ou receber por delivery – isso aconteceu o tempo todo e mudou o comportamento de consumidores tradicionais. E importante: com ou sem pandemia, esse comportamento já foi absorvido e não vai regredir.

E você, o que aprendeu em 2020?

Tem uma frase que gosto muito que diz: quando perder, não perca a lição. E esse é o lema que devemos ter em mente neste novo ano. Juntar tudo o que passamos no ano passado e transformar em conhecimento para potencializar 2021.

Que este novo ano seja mais leve para todos nós!

Boas vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui