Engana-se quem pensa que para abrir uma franquia é preciso ter muito dinheiro no bolso. As franquias baratas são cada vez mais numerosas no mercado brasileiro. Hoje, é possível encontrar opções de baixo custo em todos os segmentos do franchising.

Entre as franquias baratas as mais comuns são aquelas que não exigem a instalação de um ponto comercial. As chamadas franquias home based permitem que o franqueado faça a gestão do negócio a partir de casa, trabalhando em home office, por meio da internet ou indo até seus clientes.

O setor de serviços é o que mais conta com opções de franquias de baixo investimento. Sem estoque e sem necessidade de montar grandes estruturas físicas, a prestação de serviços permite que o franqueado trabalhe sozinho, com baixo custo operacional.

Há opções nos segmentos de limpeza, manutenção, reformas, marketing digital, consultoria, turismo, seguros, comunicação, entre outros.

Mercado de franquias baratas

O número de franquias baratas está em franco crescimento.

Diante da crise econômica, muitas redes de franquias se adaptaram para começar a oferecer formatos com investimento mais baixo. Além disso, novas marcas estão surgindo no mercado já com esse propósito.

O número de microfranquias cresceu 8% em 2018. No total, são 589 redes com modelos de franquias baratas, com investimento até R$ 90 mil. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O número de franquias baratas cresce junto ao interesse dos investidores por esse tipo de negócio. E as pessoas de olho em modelos cada vez mais baratos.

No primeiro bimestre de 2019, 51% dos interessados em franquias baratas estava em busca de oportunidades para investir até R$ 10 mil. Comparado ao mesmo período em 2018, esse resultado representa uma alta de 17 pontos percentuais. As informações são de um estudo do Guia Franquias de Sucesso.

Tendências em franquias baratas para 2020

Quem busca por franquias baratas e lucrativas para 2020 encontra um cenário positivo. Vale a pena ficar de olho nas tendências:

Franquias baratas de alimentação

O segmento mais badalado do mercado tem boas opções de franquias de baixo custo. Procure por modelos de quiosque, delivery ou unidades móveis como trailers. Também há oportunidades de franquias home based.

Uma das principais tendências para 2020 são as franquias baratas de alimentação saudável. Dentro desse segmento, fique de olho em franquias de produtos naturais, açaí e suplementos.

Franquias online

Trabalhar pela internet diminui bastante os custos de um negócio e o universo digital está bombando. Fique de olho em franquias virtuais como franquias de aplicativo e franquias de marketing digital.

As franquias de loja virtual são outra opção bastante interessante, uma vez que o setor de e-commerce tem conquistado cada vez mais consumidores.

Franquias para cidades pequenas

A interiorização do franchising é um movimento crescente e abrir uma franquia em cidade pequena pode sair bem mais barato do que investir em uma grande cidade.

Assim, é possível encontrar modelos em segmentos tradicionais com investimento reduzido. Para abrir uma franquia barata de roupas ou de fast food, por exemplo, as cidades do interior podem ser boas escolhas.

Franquias de serviços

O setor de serviços promete ser uma ótima aposta para o mercado de franquias 2020. E muitas redes do setor oferecem modelos de baixo investimento.

Você vai encontrar franquias baratas de turismo, franquias financeiras, redes especializadas em limpeza, franquias automotivas, assistência técnica e muito mais.

Franquias de beleza

O mercado de beleza do Brasil é forte e promete continuar assim em 2020. Outra boa notícia é que, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é o que mais tem oportunidades microfranquias.

Procure por franquias de cosméticos baratas, especialmente com modelos de quiosque mais enxutos. Outra boa dica é investir em redes de serviços de estética: tem modelos inclusive de franquias home based, para atender os clientes em casa.

Independente de qualquer tendência, ao buscar por franquias baratas de sucesso é fundamental fazer um estudo completo da franqueadora. Não deixe de se informar sobre o histórico da marca, conversar com outros franqueados e ler a Circular de Oferta com atenção.

Vantagens

As vantagens de abrir uma franquia barata vão além do baixo valor de investimento inicial.

Esses modelos geralmente permitem que o franqueado trabalhe em casa, em horários flexíveis e sem precisar de funcionários. Assim, é possível conciliar a franquia com outras atividades, inclusive outros negócios, tempo com a família ou mesmo um emprego formal.

Os custos operacionais fixos também são reduzidos. As microfranquias permitem reduzir ou até eliminar custos de manutenção, como aluguel, energia, funcionários.

Com custos mais baixos, é fácil encontrar franquias baratas e rentáveis. Redes que prometem um retorno rápido também são frequentes nesse universo.

Desafios

Em franquias baratas, todo o trabalho fica por conta do franqueado e isso significa que o tempo dedicado ao negócio vai impactar diretamente na rentabilidade da unidade.

A busca por clientes e a divulgação dos serviços ou produtos deve ser bastante ativa para assegurar a boa performance. Ou seja: a dedicação ao negócio precisa ser a mesma de qualquer outra franquia.

Além disso, trabalhar em casa exige muita organização. Ter um espaço próprio, arrumado e longe de distrações, é imprescindível para conseguir se concentrar. Conversar com a família também é necessário, para que as rotinas da franquia e da casa possam conviver em equilíbrio.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Franquias Baratas certa?

Todas as Franquias de Franquias Baratas


SETOR EM NÚMEROS

 

num 2

589

REDES COM MODELO DE MICROFRANQUIA

num 46,7%

DAS UNIDADES DE FRANQUIAS SÃO HOME OFFICE

num 533 MIL

BUSCAS POR FRANQUIAS BARATAS NO GOOGLE