As franquias de serviços estão cada vez mais consolidadas do mercado nacional e continuam com força mesmo nos tempos de instabilidade econômica. Afinal, alguns serviços não perdem a demanda, especialmente tendo em vista a crescente falta de tempo do consumidor brasileiro.

Há opções de franquias de serviços nas áreas de limpeza, manutenção, construção civil, assistência técnica, consultoria, financeira, tributária, logística, automotiva, marketing, entre outros.

O investidor pode encontrar um leque de opções de redes para atuar no segmento com que mais se identifica. É possível trabalhar sozinho, como prestador de serviços, ou com uma equipe, assumindo a posição de gestor.

A oferta de franquias baratas e lucrativas e é alta no ramo de serviços, inclusive com oportunidades para trabalhar em casa e para ter uma renda extra.

Mercado de franquias de serviços

O mercado em que as franquias de serviços atuam é aquecido.

Em 2017, o Brasil tinha 1,3 milhão de empresas prestadoras de serviços não financeiros. A receita operacional líquida dessas empresas chegou a R$ 1,5 trilhão, e 12,3 milhões de pessoas estavam empregadas no setor. Os dados são da Pesquisa Anual dos Serviços (PAS 2017), divulgada pelo IBGE em 2019.

Dentro do franchising, as franquias de serviços aparecem em diferentes segmentos. As redes dos segmentos de serviços automotivos, serviços e outros negócios, limpeza e conservação, somaram um faturamento de mais de R$ 32 bilhões em 2018.

Juntos, os três segmentos contam com mais de 42 mil unidades de franquias em operação. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Tendências em franquias de serviços para 2020

A prestação de serviços, de forma geral, é uma das tendências para o mercado de franquias 2020. Na hora de escolher o nicho, vale buscar por:

Franquias de transportadora: com o crescimento do comércio eletrônico, a demanda por transporte de encomendas também aumentou. Franquias de transportadora e logística encontram um bom cenário para se desenvolver.

Franquias automotivas: serviços de estética automotiva, manutenção de veículos e lava rápido atraem consumidores. Fique de olho em redes que promovem ações sustentáveis na limpeza dos veículos e que oferecem atendimento delivery, duas tendências fortes de consumo.

Franquias de serviços para empresas: o atendimento empresarial promete movimentar o mercado de serviços. Busque por franquias que ofereçam consultoria, soluções financeiras, serviços tributários e administrativos.

Franquias de construção civil: o setor de construção traz ótimas oportunidades para trabalhar com franquias de prestação de serviços. As franquias de reformas e reparos são um bom exemplo.

Franquias de limpeza: já tradicional, o segmento de serviços de limpeza deve continuar atraindo consumidores – tanto da área residencial quanto empresarial. Franquias de lavanderia também são uma boa aposta.

Vantagens

Franquias de serviços geralmente apresentam modelos de baixo investimento. Sem necessidade de grandes estoques de produtos ou pontos comerciais atrativos (muitas, inclusive, são home based), o custo dessas franquias fica bastante reduzido.

Desafios

Prestadores de serviços informais e outras empresas formam um mercado de alta concorrência. É preciso garantir qualidade no atendimento e buscar diferenciais para conquistar clientes.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Serviços certa?

Todas as Franquias de Serviços


SETOR EM NÚMEROS

 

num 4

1,3 MILHÃO

DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS NO BRASIL

num 112,3 MILHÕES

DE BRASILEIROS EMPREGADOS NO SETOR DE SERVIÇOS

num 242 MIL

UNIDADES DE FRANQUIAS DE SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS, AUTOMOTIVAS E DE LIMPEZA

 

Google+