Montar uma lanchonete pode ser um passo a caminho do sucesso. Com opções de lanches rápidos e ambiente descontraído, as lanchonetes atraem consumidores e têm demanda frequente, independente da época do ano.
Além disso, o setor de alimentação é um dos segmentos de mais sucesso no mercado brasileiro.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (ABIA), o foodservice nacional tem apresentado um crescimento médio anual de 12,3% desde 2010. Em 2016, o faturamento do setor chegou a 614,3 bilhões de dólares.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação foi um dos que mais cresceu no mercado de franquias em 2016, com um faturamento 5,5% maior do que no ano anterior e o ticket médio, valor gasto por compra, também aumentou em cerca de 7,9%.
Dentro do setor alimentício existem diversos nichos que o empreendedor pode atuar, como alimentação saudável, fast food, refeições típicas, e um segmento que também costuma se destacar no setor de refeições: as lanchonetes.
Como montar uma lanchonete
Se essa é uma área que te interessa como investidor, confira a seguir as dicas dos especialistas para montar uma lanchonete e aproveitar esse mercado cheio de oportunidades.
Veja quais são as exigências
O mercado de refeições tem algumas exigências específicas e Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores, recomenda que o empreendedor e seus funcionários estejam cientes e atentos a elas.
“Uma série de documentos é exigida para estabelecimentos de alimentação como Alvará Sanitário, Autovistoria de Corpo de Bombeiros, Limpeza de Caixa D’água, Laudo de Potabilidade da água, Controle de Pragas etc.”, aponta Roberto.
Estude bem o local
Roberto explica que a localização da lanchonete também é um ponto que deve ser decidido com cautela. “O ponto comercial é fundamental para o sucesso do negócio. Por exemplo, no caso de uma loja de lanches naturais, é importante estar localizado próximo a parques, academias, escolas, público jovem na faixa de 25 a 35 anos”, sugere o especialista.
A presença do público-alvo é o que deve nortear o empreendedor na escolha do ponto comercial. Além disso, é preciso analisar também se perto do ponto há presença de muitas marcas concorrentes na região.
“Ainda há boas praças disponíveis para lanchonetes. Mas é preciso respeitar a lei da oferta e demanda, ou seja, o empreendedor deve fugir de locais saturados”, diz Lucas Atanazio Vetorasso, estrategista e CEO do Grupo ATNZ.
Cuidado com as comidas da moda
O mercado de lanchonetes é um dos que mais está sujeito a modismos. O problema disso é que, muitas vezes, alguns itens se tornam muito populares e, pouco tempo depois, são completamente esquecidos pelos consumidores.
Quem investe em um negócio de lanches que estão muito em alta e não se prepara para esse declínio pode ter sérios problemas para manter as portas abertas.
Lucas explica que o segredo está em entender o que são tendências de mercado, que sinalizam aspectos que devem transformar o setor permanentemente ou por um bom tempo, e a moda, que vem e vai rapidamente.
“Normalmente, as modas no segmento de alimentação são sazonais e não apresentam um modelo de negócio sustentável, apenas um produto”, comenta o CEO do Grupo ATNZO.
Como montar uma lanchonete investindo em franquia
Apostar em uma franquia de lanchonete pode ser uma boa maneira de entrar nesse mercado. Contando com uma marca já conhecida do público e o know how da franqueadora, que já conhece o setor e tem um modelo de negócio estruturado, toda a implementação da lanchonete é facilitada – especialmente para empreendedores de primeira viagem ou para aquelas que ainda não têm experiência no ramo de alimentação.
A concorrência é forte e o franchising brasileiro conta com diversas opções de redes que atuam nesse segmento. Além de uma gama variada de faixas de investimento, que inclui desde franquias baratas até redes com investimento de mais de 1 milhão de reais, é possível encontrar diversos formatos de lanchonetes – desde as lojas mais tradicionais até quiosques, food trucks, trailers e delivery.
Levando tudo isso em conta, o investidor deve escolher a rede com cautela, avaliando cada detalhe do negócio e o público de sua região.
Analise a proposta da franquia
Para montar a sua lanchonete, o ideal é começar conhecendo as propostas que as franqueadoras oferecem. O valor do investimento, DNA da marca, obrigações e direitos do franqueado mudam muito de rede para rede, e é importante que você conheça a fundo as franquias que o interessam antes de escolher uma delas.
Lucas orienta os interessados a se questionarem sobre quais são as facilidades e dificuldades da operação. “Se faça perguntas como: até quanto é viável comprar essa franquia? Quais são os atrativos? A marca é fortalecida? O produto exclusivo? Há facilidade de treinamentos? O que estão me oferecendo?”, propõe o especialista.
Roberto concorda e orienta que os interessados em adquirir uma franquia de lanchonetes analisem bem como a franqueadora promove seus treinamentos, principalmente aqueles relacionados à higiene, manejo dos alimentos, atendimento e agilidade na preparação e serviço.
Atenção ao cardápio
Esse é um aspecto que normalmente está sob responsabilidade da franqueadora, mas o franqueado pode utilizar suas próprias percepções do dia a dia do negócio para sugerir mudanças no cardápio que atendem melhor as expectativas do consumidor.
Quando ainda está analisando a franquia, o interessado deve perceber se o menu não é muito pequeno e sazonal, o que pode limitar suas vendas a apenas um período do ano, ou se não é extenso demais, fazendo com que os clientes fiquem confusos e demorem para se decidir.
“Um bom mix de produtos é formado pelos carros chefes e produtos complementares”, define Lucas.
Converse com outros franqueados
Durante o processo de seleção de qualquer franquia é indicado que o interessado visite algumas unidades para estudar o atendimento, estrutura e produto oferecidos, e também que converse com alguns franqueados, e para as franquias de lanchonete isso não é diferente.
Porém, Lucas adverte: “é importante lembrar que sempre haverá franqueados infelizes, principalmente aqueles que entraram no negócio acreditando que compraram um bilhete de loteria. Franquia é um negócio como outro qualquer e envolve riscos! Os diferenciais competitivos da empresa é que farão a diferença em sua operação”.
Opções de franquias de lanchonete
Ficou interessado nesse segmento? Então conheça algumas opções de franquias de lanchonetes. Os dados de investimento são divulgados pela ABF.