Guia Franquias de Sucesso

Como se organizar financeiramente para investir em franquia

como se organizar financeiramente para invetsir em franquia

como se organizar financeiramente para invetsir em franquia

Montar um negócio próprio, em outras palavras, é um investimento que o empreendedor faz, visando, após certo prazo, ter um retorno. É importante ressaltar que o investimento não é apenas financeiro, mas também envolve o tempo e o know-how da pessoa ou da equipe que está montando o negócio.

Abre-se mão de um emprego fixo, com um salário pré-determinado caindo sempre no mesmo dia todo mês, benefícios e seguros em troca da busca por um retorno maior. Basicamente, pensando na relação risco x retorno, um negócio próprio é aquele tipo de investimento que pode gerar o maior retorno possível, mas por conta disso, também tem o maior grau de risco.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Falando especificamente de franquias, para ter direito a uso de uma marca já consolidada no mercado e também de todo um know-how, o investimento inicial para ter tudo isso acaba saindo ainda mais alto. Isso acontece justamente pois é o cenário no qual está reduzindo-se o risco, logo, o retorno total final tem mais chances de acontecer, mas, acaba sendo não tão alto quanto o do empreendedor que começou do zero e teve sucesso.

Para quem deseja ter uma franquia, isto deve ser visto como um objetivo, assim como acontece com o sonho de comprar um carro ou uma casa. Portanto, existem três cenários que a pessoa pode seguir: Crédito, Poupar e Investir.

Mas, antes de entrar em cada um dos cenários, o primeiro passo para todos eles é levantar os custos relacionados à franquia (taxa de franquia, royalties, taxa de publicidade, contabilidade, materiais, infraestrutura, etc) e as formas de pagamento para o investimento inicial. É importante notar que alguns destes custos são apenas de investimento inicial, enquanto outros acabam sendo recorrentes. Por isso, fazer um fluxo de caixa é uma boa tática para ter noção do volume de gastos e também projetar as receitas, para ter uma noção dos resultados.

No cenário de Crédito, a pessoa tomará dinheiro emprestado de alguma instituição financeira ou até de alguma pessoa, e terá o dinheiro total na mão para fechar contrato de franqueado. É o cenário do imediatismo. Porém, como esse dinheiro é emprestado, na hora de devolver, este terá acréscimo de juros, o que fará que o valor total investido na franquia acabe ficando mais alto. Para quem opta por essa opção, ter um bom controle financeiro e o planejamento de pagamento das parcelas é fundamental, caso contrário elas podem acabar atrasando, embolando e custando ainda mais caro, por conta do efeito dos juros.

O segundo cenário é o de Poupar. Neste caso, abre-se mão de comprar a franquia neste exato momento, evitando o pagamento dos juros. A ideia é ir juntando, aos poucos, o dinheiro necessário para o investimento na franquia. O grande desafio, é ter o hábito de ver essa reserva como uma das contas mensais, ou seja, já a partir do momento que as remunerações entram na conta, a pessoa separe o dinheiro que será destinado ao pagamento da franquia. É importante que esse dinheiro fique separado da conta corrente; caso contrário, é muito difícil mantê-lo separado, pois aos pouquinhos a tendência é ir usando para outras finalidades.

O terceiro cenário, de Investir, é muito parecido com o de Poupar, com a diferença que o dinheiro não vai só ser guardado mês a mês, mas vai ter os juros trabalhando a seu favor, encurtando o tempo para a compra da franquia. Se deixamos o dinheiro parado, a inflação vai fazendo com que este acabe perdendo o seu poder de compra, logo, é interessante buscar investimentos que, pelo menos, acompanhem a inflação, e, com a atuação dos juros, farão o próprio dinheiro ir se valorizando. Aqui também é fundamental ter o hábito de separar o dinheiro, não usá-lo, e, entender a rentabilidade do investimento ao longo do tempo.

Basicamente, em todos os cenários, é fundamental um bom planejamento para que o dinheiro seja utilizado da forma correta e comece a dar seus resultados. Por isso, tudo deve ser registrado e analisado, seja pela própria pessoa, ou até com o auxílio de especialistas, para que no final das contas, o investimento em uma franquia gere bons resultados, e não o desperdício de dinheiro.

Sair da versão mobile