Guia Franquias de Sucesso

Como utilizar comunicação mobile na rede de franquias

comunicacao mobile

comunicacao mobile

Não restam dúvidas de que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, já são os meios preferidos de comunicação dos brasileiros. Segundo a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o país já tem mais smartphones e dispositivos portáteis do que pessoas.

De acordo com o relatório, só em 2017, foram vendidos 48 milhões de smartphones e 3,2 milhões de celulares mais simples. Os números provam que, independente da preferência ou das condições financeiras, ter um canal de comunicação mobile é fundamental para os brasileiros.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Paralelo ao crescimento dos celulares e smartphones, o volume de usuários de aplicativos e de outros recursos de comunicação mobile também tem crescido. O WhatsApp, por exemplo, principal app de mensagens instantâneas, já conta com mais de 1 bilhão de usuários em 180 países do mundo, segundo dados do próprio app. Só no Brasil são 120 milhões de pessoas usando o serviço.

Para manter uma comunicação eficiente com seus franqueados e clientes, é fundamental que as redes de franquias estejam atentas a essas tendências.

Hoje, os brasileiros já estão tão acostumados a usar seus dispositivos móveis para se comunicar com seus amigos e família, e parece natural que os mesmos recursos sejam empregados, também, nos negócios.

Além de facilitar a vida do franqueados e de seus clientes e mostrar que sua rede de franquias está acompanhando as principais tendências do mercado, investir no mobile também significa garantir uma comunicação mais ágil e acessível.

As redes de franquias sabem que se o contato entre a marca e os franqueados é eficiente as chances de as unidades franqueadas alcançarem o sucesso é ainda melhor. Afinal, com uma comunicação clara e eficaz é possível que os franqueados tirem dúvidas, façam sugestões e apontamentos importantes para que a rede cresça e recebam lembretes sobre cursos, reciclagens, feiras e até sobre pagamentos em atraso, se for o caso.

A seguir, vamos ver o passo a passo para utilizar a comunicação mobile na sua rede de franquias de forma a melhorar o contato com os franqueados e clientes.

Traçar os objetivos

Antes de investir na comunicação mobile é preciso que a rede saiba como vai usar os recursos digitais. Se a intenção for receber contatos de franqueados, de prospects e também de clientes, por exemplo, o ideal é ter canais diferentes para cada público.

Outro ponto importante é definir se a comunicação será em uma via ou em duas. Sua rede pode usar um canal de atendimento por Whatsapp apenas para atender dúvidas de franqueados, por exemplo, e ter um sistema de disparo de SMS para lembrar os colaboradores que estão inadimplentes. Ou escolher receber e enviar informações apenas por um meio.

Escolher os canais

Hoje existem vários canais para se comunicar com os franqueados e clientes e é importante escolher quais os mais coerentes para sua rede.

Você pode fazer essa escolha levantando os recursos mais utilizados pelos seus franqueados – e pode descobrir isso fazendo uma pesquisa bem simples – e também optando por aqueles que tenham recursos condizentes com os objetivos traçados.

Explorar os recursos

Cada vez mais as empresas utilizam aplicativos e ferramentas mobile de forma corporativa, e muitos softwares têm criado funcionalidades específicas para elas.

O WhatsApp, por exemplo, lançou uma versão batizada de WhatsApp Business, que traz estatísticas, históricos e outros recursos que ajudam bastante as empresas que usam o app para se relacionar e fechar negócios.

Fazer a organização interna

Se existem mais formas de se comunicar com sua empresa será necessário aumentar a estrutura de atendimento. Aqui, cabe observar o tipo de estratégia que funciona melhor para o seu negócio e está alinhado com as metas definidas na primeira etapa.

Há a possibilidade de aumentar o seu time de atendimento, terceirizá-lo ou até automatizar algumas tarefas – com o envio de cobrança e lembretes de reuniões, por exemplo. O importante é que os canais mobile não existam apenas por existir, mas que haja um sistema de atendimento rápido e eficiente para eles.

Como o Solutto pode ajudar a sua franquia

Melhorar as estratégias de comunicação é só uma das várias tarefas que compõem a gestão de uma rede de franquias. Com um volume tão grande de atividades administrativas para desempenhar, muitas vezes as redes não conseguem acompanhar as tendências e investir nas estratégias que realmente podem alavancar seus resultados.

Se esse é o caso da sua marca, você precisa conhecer o Solutto. Com módulos de gestão especializados em franquias, o Solutto oferece soluções que automatizam o envio de mensagens para os franqueados e as trilhas de nutrição de e-mail marketing. Com isso o contato entre franqueadora e franqueado se mantem constante.

Sair da versão mobile