Guia Franquias de Sucesso

Cuidados com os franqueados na pandemia: o que as franquias estão fazendo

cuidados com franqueados crise

A pandemia do coronavírus mudou os planos de muita gente. As franqueadoras precisaram se reinventar, e os franqueados precisaram se adaptar para manter suas operações.

Quem planejava abrir uma franquia, viu o cenário se transformar diante da crise e se deparou com uma nova forma de estudar as redes pelas quais tem interesse: avaliando como essas franquias cuidam de seus franqueados.

“Aproveite esse momento para observar como as empresas se posicionam na crise, porque isso diz muito sobre elas”, aconselha Camila Pacheco, consultora empresarial e sócia da Blue Numbers.

A especialista indica que os interessados em abrir uma franquia estudem com atenção as estratégias e medidas que as franqueadoras estão tomando diante da pandemia. Vale ficar atento a:

  • Quais foram as políticas de contenção de crise que a empresa aplicou na sua rede?
  • A empresa deu desconto em royalties ou outras taxas?
  • A empresa criou alternativas para os franqueados poderem continuar vendendo?
  • A empresa deu um treinamento específico sobre essas novas formas de atendimento?
  • A franqueadora deu suporte? Que tipo de suporte?

De fato, o forma como a franquia se posiciona na crise é uma das coisas mais importantes para os empreendedores que planejam se tornar franqueados.

Em uma pesquisa feita pelo Guia Franquias de Sucesso com interessados em investir em franquias, 61,8% dos entrevistados esperam que as franquias apresentem estratégias de vendas inovadoras; 46,5% esperam ver agilidade e flexibilidade para adaptar a operação e 42,3% esperam que as franquias tenham atitudes que demonstram cuidado e responsabilidade com clientes e funcionários.

O levantamento apurou ainda que os investidores estão atentos a adequações financeiras. 77,7% dos entrevistados esperam que as franquias reduzam taxas e o valor total de investimento e 58,3% querem condições de pagamento mais flexíveis.

Para te ajudar a se manter informado de como as franquias estão lidando com a crise da Covid-19, trouxemos os cuidados com os franqueados tomados por redes de diferentes segmentos. Confira:

Acuidar

franquia acuidar principal 3

A Acuidar, rede de franquias de cuidadores, anunciou medidas de apoio aos franqueados tanto na frente financeira quanto operacional.

Durante todo o ano de 2020, os franqueados ficarão isentos do pagamento da taxa de propaganda. Já os novos investidores encontram período de carência na taxa de royalties e possibilidade de parcelar o valor da taxa de franquia.

A rede está investindo em orientações de segurança detalhadas para a rotina dos cuidadores, que atendem os clientes em domicílio. Os processos incluem desde a higienização cuidadosa e uso de máscara até o incentivo de atividades que ajudem o cliente assistido a exercitar corpo e mente durante o isolamento social.

Alfred Delivery

O Alfred Delivery, rede de franquias de aplicativo de delivery, está agindo com medidas para garantir a segurança nas entregas dos pedidos feitos na plataforma.

A marca, que tem a proposta de ser um “delivery de tudo”, está oferecendo treinamentos para os entregadores sobre higienização dos equipamentos, uso de máscaras e formas de evitar o contato com os clientes, além de implementar novas formas de pagamento online para reduzir a necessidade de contato físico na entrega.

A franqueadora também incentiva a flexibilização das taxas com fornecedores e está envolvida em uma ação social, apoiando um projeto para ajudar na disponibilização de testes de Covid-19 na cidade de Ribeirão Preto (SP).

O Alfred Delivery tem registrado bons números na crise: nos últimos dois meses, a marca registou um aumento de 166% nos pedidos na plataforma.

Blue Sol Energia Solar

Diante da pandemia, a Blue Sol, rede de franquias especializada em energia solar fotovoltaica, está se digitalizando e ajustando conceitos.

Os franqueados estão temporariamente isentos do pagamento do fundo de propaganda, e a franqueadora está usando os valores acumulados nos últimos meses para capitalizar a rede. Além disso, a Blue Sol vai bonificar suas melhores franquias com descontos de até 30% no pagamento de royalties.

Como medida para apoiar os franqueados nas vendas, a franqueadora investiu recursos próprios em campanhas online para o cliente final. Os leads captados são enviados ao franqueado, que faz o atendimento e a instalação dos sistemas fotovoltaicos.

A empresa aposta ainda em novos conteúdos e novas ferramentas para os franqueados da rede, compartilhando novidades praticamente todos os dias para fornecer o máximo de informações e ações relevantes.

Ceofood e Ceopag

O Ceofood e a Ceopag, redes de microfranquias que pertencem ao empresário Kawel Lotti, adotaram medidas para a segurança dos funcionários da franqueadora. O expediente foi reduzido em 25% e há colaboradores trabalhando em home office.

As empresas também apostam na tecnologia e em transações via aplicativo de celular para evitar o contato físico nos pagamentos.

Além disso, o Ceofood também está oferecendo gratuidade para lojistas que queiram vender na plataforma durante a pandemia. A plataforma de delivery tem foco de atuação em cidades pequenas e regiões periféricas.

Detroit Steakhouse

A rede de restaurantes casual dining Detroit Steakhouse investiu na criação de novas formas de venda, com foco em possibilitar que os clientes consumam em casa.

Com o Detroit At Home, os clientes podem comprar kits para preparar refeições completas em casa. Já com o Detroit Market, é possível comprar molhos, temperos e hortifruti. A rede também abriu pedidos para pratos prontos resfriados ou congelados.

Os canais de venda também foram ampliados: agora é possível fazer pedidos via site, que chegam no WhatsApp da loja, em sistema drive thru e to go.

A franqueadora também suspendeu a cobrança de royalties e taxa de propagandas dos franqueados, além de se concentrar em orientações operacionais. Foram criados manuais de higiene (para a equipe interna, entregadores e clientes), treinamentos sobre as recomendações e um canal para tirar dúvidas de franqueados e clientes.

GOU Odonto

A GOU Odonto adaptou os processos de atendimentos nas unidades para garantir a segurança de profissionais e clientes durante a pandemia.

A rede de franquias odontológicas está priorizando apenas atendimentos emergenciais e estabeleceu o primeiro contato do paciente com a unidade via WhatsApp. As consultas são marcadas com espaço de tempo maior, para que a higienização do espaço seja feita entre os atendimentos.

Aos profissionais das clínicas, a rede orientou a aumentar o número de EPIs utilizados e a não fazer contato com o paciente assim que ele chega, recomendando que ele higienize as mãos antes do atendimento.

Por fim, para diminuir o contato físico, o pagamento dos serviços nas unidades está suspenso: o paciente faz o pagamento em casa, via boleto bancário.

Grupo É Seguro

Uma das ações do Grupo É Seguro para apoiar os franqueados é a liberação de toda a grade de produtos para as franquias.

A rede de franquias financeiras trabalha com diversas linhas de produtos e, normalmente, o franqueado escolhe no início do contrato as linhas com as quais vai operar. Agora, o portfólio completo está disponível para os franqueados.

Entre os produtos liberados estão o crédito consignado INSS, Crédito Pay (parcelamento de boletos e empréstimos no cartão de crédito) e venda de planos funerários.

A franqueadora também disponibilizou um parceiro para cuidar de toda a parte administrativa e burocrática das unidades.

Para facilitar a entrada de novos franqueados, o Grupo reduziu a taxa de franquia e flexibilizou o pagamento em até 12 parcelas sem juros.

Grupo Kalaes

Responsável pelas franquias Maislaser, Odonto Special e Instituto Ana Hickmann, o Grupo Kalaes prorrogou o pagamento de royalties referentes aos meses de março, abril e maio de 2020.

O Grupo também disponibiliza um departamento jurídico para apoiar os franqueados em dúvidas trabalhistas e tributárias, assim como uma equipe financeira para cuidar de questões orçamentárias. Os franqueados são atendidos remotamente, em sistema home office.

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet, rede de franquias de cursos de gastronomia, precisou mudar a dinâmica de suas aulas, que normalmente são presenciais.

A rede está com aulas presenciais suspensas e se concentra em oferecer aulas online para os alunos. As aulas são ministradas por meio de um aplicativo, com conteúdos como receitas, processos culinários, como precificar, investimento em delivery e como se tornar MEI. Dúvidas podem ser esclarecidas também online, pelo WhatsApp.

As aulas online do Instituto Gourmet são oferecidas como um material extra para os alunos. Assim, quando as unidades voltarem a abrir para aulas presenciais, os alunos devem voltar para seus cursos no mesmo módulo que estavam.

Para minimizar riscos para os funcionários, a franqueadora instituiu um sistema de revezamento de escalas de trabalho e atividades home office, para diminuir a quantidade de pessoas no local. Os funcionários que se deslocam para as escolas devem usar máscaras e álcool gel.

MaxiPay

A MaxiPay, fintech de soluções em pagamento, adotou um sistema de delivery de serviços bancários para manter suas operações ativas.

Assim, a rede de franqueados está prestando atendimento delivery com serviços como empréstimos, pagamento de boletos (com possibilidade de parcelamento) e abertura de contas.

A franqueadora também reduziu todas as taxas em 15% e aumentou o comissionamento dos franqueados em 20%. Além dos benefícios financeiros, a rede está fornecendo máscaras e álcool gel aos franqueados.

Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos adotou uma série de medidas para apoiar os franqueados no aspecto financeiro diante da crise.

A franqueadora implementou para os franqueados o comissionamento de 12% de todas as vendas realizadas através do e-commerce da marca nos meses de março, abril e maio de 2020. Além disso, o pagamento da taxa de royalties de março foi prorrogado e pode ser parcelado em três vezes.

A rede de franquias de óticas também encaminhou um termo jurídico para que os franqueados possam negociar com os locadores dos imóveis, e está em contato com laboratórios nacionais para melhorar condições de parcelamento para futuros vencimentos.

Visando a segurança, o Mercadão dos Óculos criou diretrizes e orientações locais para prevenção ao novo coronavírus, assim como informações sobre medidas governamentais e sugestões de ações comerciais.

N1 Chicken

Especialista em delivery, o N1 Chicken projeta um aumento de 50% nas vendas em 2020. Para garantir a segurança da operação, a rede de franquias de frango frito desenvolveu estratégias de apoio aos franqueados.

A franqueadora criou uma cartilha de recomendações, instruindo os franqueados a disponibilizarem álcool 70% a toda a equipe da unidade, a higienizarem as máquinas de cartão depois de cada uso e a utilizarem máscaras e luvas – algo que já é costume, mas foi reforçado durante a pandemia.

Além disso, a rede está investindo em comunicação nas redes sociais com posts que conscientizam os clientes e orientam a higienização das mãos após o contato com os entregadores e antes de consumir os alimentos.

Ótris Soluções Financeiras

A Ótris, rede de franquias especializada em recuperação de crédito para pequenos e médios negócios, tomou medidas para adaptar o atendimento diante do isolamento social.

A rede está operando com vendas de serviços por telefone e videoconferência, treinamentos online, reuniões com clientes sob agenda, plataforma de atendimento aos clientes/credores por aplicativo. A empresa ainda contratou funcionários para teletrabalho com carga horária de seis horas.

Visando oferecer uma alternativa a pessoas que perderam o emprego na pandemia, a marca adiantou o lançamento do Ótris App, franquia do negociador por aplicativo.

Pensando nos clientes, a Ótris criou campanhas de descontos para inadimplentes tratados na rede.

RapidãoApp

O RapidãoApp, franquia de aplicativo de delivery, adotou o home office para parte da equipe da franqueadora e implementou uma escala de revezamento para o trabalho presencial.

Para os franqueados, a rede recomenda que os contatos sejam feitos via aplicativos de comunicação. Além disso, a franqueadora desenvolveu materiais com informações de prevenção.

Romeo e Julieta

O Romeo e Julieta, um serviço online de compras em supermercados que funciona por meio de franquias, fez um compra grande junto aos fornecedores (visual e embalagens) para repassar aos franqueados com custos mais baixos.

A rede também reforça orientações de segurança para todos os funcionários, que devem usar máscaras e luvas. Os produtos que serão entregues aos clientes são higienizados com álcool antes do envio.

Pensando em novos investidores, a franqueadora também flexibilizou a taxa de franquia, possibilitando o pagamento em até 10 vezes no cartão de crédito.

Sigbol

Especializada em cursos na área de moda, a Sigbol se adaptou para continuar oferecendo conteúdo aos alunos de forma remota.

A rede orientou que funcionários e franqueados fiquem em casa, e criou um sistema para aulas online, com atendimento dos professores ao vivo. Além disso, a marca desenvolveu um curso completamente online durante a quarentena.

No pós-pandemia, quando as atividades retornarem a aulas presenciais, a Sigbol deve manter recomendações de uso de máscara, álcool gel, higienização frequente das superfícies e distanciamento físico.

Strike Brasil

A Strike Brasil é uma franquia especialista em personalização e aumento de performance automotiva. Para manter a prestação de serviços durante a quarentena, a rede passou a atender em delivery e atuar com vendas online.

Os funcionários envolvidos na operação devem usar álcool gel periodicamente, além de luvas e máscaras. Os produtos enviados aos clientes são esterilizados.

UpCharger

Os franqueados da UpCharger, franquia de publicidade em terminais de recarga para celulares e tablets, já trabalham em home office antes do isolamento social. Diante da pandemia, a rede criou medidas de apoio de custos.

A franqueadora reduziu em 40% o valor de locação dos equipamentos para os franqueados, e está dando desconto de 50% na criação de artes para diversas mídias. Além disso, a marca lançou dois novos aparelhos: o UP Mini e o UP Mobi.

Pensando em novos investidores, a UpCharger desenvolveu um novo modelo de negócio, a franquia Off, focada em dispositivos mais simples e custos mais baixos.

A empresa recomenda aos franqueados o uso de máscaras e a higienização periódica dos expositores de seus parceiros.

Vox2you

A Vox2you foi rápida no desenvolvimento de alternativas para continuar operando na pandemia. A rede de escolas de oratória criou uma plataforma de cursos online em menos de 72 horas.

Chamada de Vox2you ON, a plataforma está disponível no mundo todo e tem mais de 2 mil alunos matriculados. O curso é interativo, com 40 níveis e mais de 200 técnicas. Os alunos contam ainda com feedback exclusivo dos professores da unidade que escolheram.

A franqueadora disponibilizou aos franqueados uma campanha online de lançamento, com treinamentos pedagógicos e comerciais diários e semanais, buscando mantê-los informados sobre o panorama atual. Já os professores das unidades recebem os materiais produzidos pela rede para avaliarem.

Sair da versão mobile