O mundo do empreendedorismo está recheado de desafios. Na verdade, os empreendedores são solucionadores de problemas, portanto, devem ser apaixonados por eles. O importante aqui deve ser como encaramos os desafios, devemos procurar os problemas e não fugir deles.
Todo empreendedor que deseja mergulhar em um oceano azul, deve ser um excelente resolvedor de conflitos, aprender a propor soluções criativas para situações complexas e sempre utilizar da máxima, fazer mais com menos. Pois, podem se abrir novas portas de oportunidades e assim impulsionar o crescimento da sua empresa com novos negócios ou mesmo uma inovação.
Por isso, toda vez que se apresentar um novo desafio se pergunte o que se pode aprender com ele, o objetivo deste artigo é demonstrar algumas oportunidades de alavancar seu negócio com um novo olhar.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Encarar esse desafio não é agradável para nenhum empreendedor, sentimento de erro, falha e frustração desestabiliza as emoções, por isso, importante é baixar a poeira e recuperar o raciocínio. Com equilíbrio e calma, é possível enxergar a situação real e identificar possíveis causas e soluções.
Seja curioso
Estude tudo o que puder sobre o assunto, investigue, busque por informações semelhantes do passado e novas tendências do mercado futuro, faça diferente do que está acostumado a praticar. Quanto mais você lê e se informa, mais ideias costumam aparecer, é como se o empreendedor pudesse ver uma luz no fim do túnel.
Quanto mais nos interessamos por alguma coisa, mais atenção prestamos, o empreendedor que tiver habilidade de se interessar pelo problema será capaz de ultrapassar a superfície e será instigante ver como novas ideias começam a surgir.
Seja criativo
A ciência já comprovou que todos nós podemos ser mais criativos. Claro, existem pessoas com maior facilidade, mas a criatividade é um músculo que pode ser exercitado e aperfeiçoado. Quanto mais você utilizar tentando pensar de forma disruptiva, mais criativo se tornará, isso é explicado pela neuroplasticidade do cérebro, quando ativamos neurônios para realizar tarefas determinadas, mais forte se tornam as conexões entre as células.
Portanto, diante de um problema, permita-se imaginar diversas saídas, invente, crie, tente novas soluções que única utilizou.
Seja resiliente
O caminho do empreendedorismo é repleto de desafios e obstáculos, são inúmeros os desafios impostos para se tornar um empreendedor, desde a falta de apoio de alguns familiares até questões burocráticas e jurídicas.
Sem dúvida um planejamento estratégico é imprescindível para qualquer negócio e que se mantenha atualizado, mas todo empreendedor sabe que nenhum plano sobrevive em contato com a realidade. Por isso, quem tiver um olhar sistêmico que inclua seu comportamento empreendedor, suas emoções e suas habilidades desenvolvidas têm a capacidade de encarar os desafios com a possibilidade de impulsionar seu negócio, trazendo novas oportunidades de alavancar e inovações simples e complexas para seu negócio. Umas das habilidades a ser desenvolvida é resiliência tão necessária e importante em nosso dia a dia e na implementação de novos produtos, serviços e negócios dentro da empresa.
Uma frase de Thomas Edison, “reconhecer oportunidades é difícil porque elas andam disfarçadas de trabalho”, acaba sendo um grande ensinamento. Espero que de alguma forma possa ter auxiliado e que todo o potencial possa ser utilizado no crescimento da empresa para benefício de toda sociedade.
Este artigo foi enviado por Márcia Gregini, sócia-fundadora da Torky, franquia especializada em reparo de instrumentos musicais, para uso do Guia Franquias de Sucesso.