Desafios do empreendedorismo podem ser tornar novas oportunidades de negócios

0
342
desafios do empreendedorismo oportunidades
desafios do empreendedorismo oportunidades

O mundo do empreendedorismo está recheado de desafios. Na verdade, os empreendedores são solucionadores de problemas, portanto, devem ser apaixonados por eles. O importante aqui deve ser como encaramos os desafios, devemos procurar os problemas e não fugir deles.

Todo empreendedor que deseja mergulhar em um oceano azul, deve ser um excelente resolvedor de conflitos, aprender a propor soluções criativas para situações complexas e sempre utilizar da máxima, fazer mais com menos. Pois, podem se abrir novas portas de oportunidades e assim impulsionar o crescimento da sua empresa com novos negócios ou mesmo uma inovação.

Por isso, toda vez que se apresentar um novo desafio se pergunte o que se pode aprender com ele, o objetivo deste artigo é demonstrar algumas oportunidades de alavancar seu negócio com um novo olhar.

Encarar esse desafio não é agradável para nenhum empreendedor, sentimento de erro, falha e frustração desestabiliza as emoções, por isso, importante é baixar a poeira e recuperar o raciocínio. Com equilíbrio e calma, é possível enxergar a situação real e identificar possíveis causas e soluções.

Seja curioso

Estude tudo o que puder sobre o assunto, investigue, busque por informações semelhantes do passado e novas tendências do mercado futuro, faça diferente do que está acostumado a praticar. Quanto mais você lê e se informa, mais ideias costumam aparecer, é como se o empreendedor pudesse ver uma luz no fim do túnel.

Quanto mais nos interessamos por alguma coisa, mais atenção prestamos, o empreendedor que tiver habilidade de se interessar pelo problema será capaz de ultrapassar a superfície e será instigante ver como novas ideias começam a surgir.

Seja criativo

A ciência já comprovou que todos nós podemos ser mais criativos. Claro, existem pessoas com maior facilidade, mas a criatividade é um músculo que pode ser exercitado e aperfeiçoado. Quanto mais você utilizar tentando pensar de forma disruptiva, mais criativo se tornará, isso é explicado pela neuroplasticidade do cérebro, quando ativamos neurônios para realizar tarefas determinadas, mais forte se tornam as conexões entre as células.

Portanto, diante de um problema, permita-se imaginar diversas saídas, invente, crie, tente novas soluções que única utilizou.

Seja resiliente

O caminho do empreendedorismo é repleto de desafios e obstáculos, são inúmeros os desafios impostos para se tornar um empreendedor, desde a falta de apoio de alguns familiares até questões burocráticas e jurídicas.

Sem dúvida um planejamento estratégico é imprescindível para qualquer negócio e que se mantenha atualizado, mas todo empreendedor sabe que nenhum plano sobrevive em contato com a realidade. Por isso, quem tiver um olhar sistêmico que inclua seu comportamento empreendedor, suas emoções e suas habilidades desenvolvidas têm a capacidade de encarar os desafios com a possibilidade de impulsionar seu negócio, trazendo novas oportunidades de alavancar e inovações simples e complexas para seu negócio. Umas das habilidades a ser desenvolvida é resiliência tão necessária e importante em nosso dia a dia e na implementação de novos produtos, serviços e negócios dentro da empresa.

Uma frase de Thomas Edison, “reconhecer oportunidades é difícil porque elas andam disfarçadas de trabalho”, acaba sendo um grande ensinamento. Espero que de alguma forma possa ter auxiliado e que todo o potencial possa ser utilizado no crescimento da empresa para benefício de toda sociedade.

Este artigo foi enviado por Márcia Gregini, sócia-fundadora da Torky, franquia especializada em reparo de instrumentos musicais, para uso do Guia Franquias de Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui