Guia Franquias de Sucesso

Como oferecer diferentes formas de pagamento aos clientes

formas de pagamento para clientes de franquias

formas de pagamento para clientes de franquias

Existem vários fatores que podem atrair ou afastar um consumidor da sua rede de franquias: o atendimento, a qualidade do produto ou serviço, reputação e, também, as formas de pagamento.

Ainda que sua marca conquiste o consumidor pelo ótimo custo-benefício, pode ser que ele desista de comprar porque gostaria de parcelar, e não existe a possibilidade de pagar com cartão de crédito. Ou pode ser que ele não tenha cartão ou seu limite seja insuficiente, mas a rede não disponibilize o pagamento por boleto.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Pensando em proporcionar uma experiência melhor e aumentar a gama de clientes que sua rede de franquias pode atender, o ideal é diversificar as formas de pagamento. A boa notícia é que fazer isso não é tão complicado e nem tão custoso como parece!

Entenda o que o cliente quer 

Antes de sair implementando novas formas de pagamento na sua franquia, é importante pesquisar quais são as ferramentas preferidas dos seus clientes. Isso vai te ajudar a investir apenas nas opções que realmente serão utilizadas e evitar gastos desnecessários com taxas e implementação de novos sistemas de pagamento.

Você pode descobrir quais são os meios de pagamento preferidos com uma pesquisa simples, enviada por e-mail, SMS ou mesmo no próprio caixa.

Existem também indicadores globais que podem facilitar sua escolha. Por exemplo, uma pesquisa do Banco Central apurou que 37% dos brasileiros usam cartões de crédito e débito para pagar suas contas. Essa estatísticas pode demonstrar que oferecer a possibilidade de seus clientes pagarem com cartão é uma boa ideia.

Saiba como viabilizar 

Quando você souber quais são os melhores métodos de pagamento para garantir mais praticidade e atrair um público maior, é hora de estudar se a implementação dessas ferramentas é viável na sua rede de franquias.

Se estiver adotando o pagamento por boleto bancário, por exemplo, é importante levantar quais são as ferramentas disponíveis para gerar o documento, quais são as taxas e como a rede vai incluir o processo de geração e envio de boleto para seus clientes. Também é importante lembrar que deve haver um procedimento para conciliação bancária e para a cobrança e reemissão dos boletos em atraso.

Escolha a ferramenta ideal

Existem muitos instrumentos que permitem que você inclua novos meios de pagamento na sua rede de franquias, e o Solutto é um deles. Especializado em franquias, o Solutto já contava com a forma de pagamentos por boleto e, agora, está disponibilizando também a possibilidade de pagar mensalidades com o cartão de crédito.

Com a nova opção, o pagamento mensal é computado automaticamente na fatura do cliente, facilitando a vida do consumidor, que não vai precisar solicitar o boleto. Esse também é um benefício para a franqueadora, já que a automação deste processo reduz a inadimplência por esquecimento e, consequentemente, poupa tempo da equipe de cobrança.

A novidade ainda permite que a franqueadora cobre pagamentos recorrentes ou parcelados sem bloquear o valor total no cartão de crédito do consumidor. Em outras palavras, pegando por exemplo uma franquia de educação, ainda que um curso custe 2 mil reais, parcelado em 10 vezes de 200 reais, o limite do cartão de crédito do cliente será reduzido apenas em 200 reais por mês.

A Solutto também facilita a conciliação bancária e mantém um histórico detalhado dos pagamentos e recebimentos. Em caso de contestação de pagamento por parte do consumidor, esses dados são fundamentais para uma conciliação simples e transparente.

A franqueadora também pode fazer a antecipação dos recebíveis com bastante facilidade e taxas muito atrativas. Esse é um recurso que já está disponível para os boletos, e que agora será assegurado também para os pagamentos em cartão de crédito.

Comunique a mudança e treine os franqueados

Com a nova forma de pagamento escolhida, o próximo passo é comunicar os franqueados sobre a novidade e orientá-los sobre o que vai mudar no dia a dia da franquia.

Se escolher o Solutto, a implementação é simples e dura cerca de um dia. O treinamento de utilização da ferramenta também é rápido, permitindo que as franquias já possam oferecer o novo método de pagamento em poucos dias.

Sair da versão mobile