Se uma hamburgueria permite que os franqueados comprem os pães onde quiserem, por exemplo, é bem provável que os lanches das unidades sejam totalmente diferentes entre si. E isso não é conveniente no modelo de franchising.
➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia
Por outro lado, orientando seus franqueados a comprarem apenas de fornecedores homologados, você garante não só a qualidade, mas tem certeza de que os produtos finais serão os mesmos em toda a rede.
Mas, afinal, como escolher um bom fornecedor para atender sua rede de franquias? É o que veremos a seguir.
Defina um perfil ideal
Assim como as franqueadoras criam um perfil ideal na hora de buscar seus franqueados, também é interessante definir algumas características que a companhia busca em um bom fornecedor.
Faixa de preço, prazo de entrega, reputação no mercado, condições de pagamento e nível de qualidade dos produtos, por exemplo, podem ser bons fatores para determinar antes mesmo de começar a seleção.
Sabendo o que sua empresa quer de um fornecedor fica muito mais simples encontrá-los e escolher os melhores entre as opções.
Avalie a flexibilidade na negociação
Nos últimos anos, a economia brasileira não tem se mostrado tão estável quanto os empresários gostariam. ´
Apesar do franchising seguir em plena expansão, durante os períodos mais críticos da crise econômica muitas franqueadoras tiveram que renegociar condições e prazos com seus fornecedores para se manter de portas abertas.
Pensando que existe a possibilidade de uma nova crise acontecer, o ideal é que escolha empresas que já tenham empatia pelos negócios que atendem e uma boa abertura para renegociar, caso necessário.
Estude a logística
Na hora de escolher um fornecedor para atender suas franquias também é fundamental pensar em questões geográficas e de logística.
Entender como o fornecedor vai entregar a mercadoria, em quanto tempo e quanto isso vai custar é fundamental para que os gestores possam avaliar se o processo compensa ou não.
Também é preciso levar em consideração se o tempo de deslocamento e as condições de armazenamento não vão prejudicar a integridade e a qualidade do que está sendo fornecido.
O melhor, principalmente para redes que têm unidades espalhadas em vários estados brasileiros, é buscar fornecedores em locais estratégicos e regionalizar o fornecimento de produtos.
Analise o atendimento
Avaliar o atendimento antes e depois das vendas também pode te ajudar a formar um time ideal de fornecedores. Afinal, de nada adianta a empresa oferecer bons produtos e preços competitivos, se o atendimento for lento, rude e ineficiente.
Uma boa forma de analisar esses aspectos na prática é propor um período de experiência. Manter a nova marca como fornecedora de algumas unidades por alguns meses é uma boa forma de entender como será a dinâmica com a companhia e até se os clientes aprovam o fornecedor.
Conte com a ajuda dos franqueados
Depois que tiver selecionado algumas empresas pra serem as novas fornecedoras de produtos e serviços da sua franquia, é uma boa ideia convidar os franqueados para conhecer e avaliar os fornecedores.
Envolver os franqueados nos processos de decisão e contar com a opinião deles é uma forma de manter um bom relacionamento com os investidores e ter a percepção de quem está diariamente lidando com os aspectos operacionais do negócio.
Crie uma lista de “fornecedores extra”
Mesmo depois de formar a sua lista de fornecedores fixos pode ser interessante manter alguns “fornecedores extra”; ou seja, empresas que não vão comercializar itens frequentemente para sua rede, mas que, em caso de necessidade, estão gabaritadas para fazê-lo.
Organize os processos com Solutto
Depois de escolher os seus fornecedores, será necessário ter um ótimo sistema para homologá-los e facilitar a comunicação entre os fornecedores e seus franqueados. Para isso, a Solutto conta com a central de compras.
Pioneira em sistemas de gestão para o franchising, a Solutto criou uma plataforma onde os franqueados podem comprar diretamente dos fornecedores ou das centrais de distribuição de forma rápida, segura e sem erros.
O módulo de central de compras organiza os produtos e fornecedores, emite notas fiscais automaticamente e pode ser integrado com a gestão de estoque. Tudo isso garante maior conformidade, controle e rapidez na operação.