Guia Franquias de Sucesso

Por que minha franquia tem de se preocupar com estratégias de SEO?

franquia se preocupar com seo

franquia se preocupar com seo

Tenho visto muitas empresas fazendo campanhas no Google, postagens das redes sociais, mas não se preocupam com o SEO (Search Engine Optimization – que são técnicas para que os robôs dos mecanismos de busca encontrem o seu site e o classifique entre os primeiros).

Resultado: investimento jogado no lixo. A jornada do marketing digital é essencial para que você possa vender mais. De nada adianta ter um belo site se os códigos-fonte (que são os códigos que os robôs entendem) não estão preparados para leituras dos robôs de Google, BING, Yahoo ou outros mecanismos de busca.

Isso é falado há muitos anos, mas com a pandemia, os consumidores passaram a comprar ainda mais na internet.

De acordo com um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o percentual de vendas online ficou em média 21% em junho deste ano, sendo que este número era de 9,2% antes da pandemia. Ou seja, o caminho não tem mais volta. Muitos se adaptaram à internet e as empresas começaram a perceber que tem de se destacar de alguma forma. Um outro estudo realizado pela BackLinko, mostra que 31% dos cliques vão para o primeiro resultado do Google.

E existe fórmula mágica? Digo que não. Você precisa saber o básico para entender as tendências e saber se o seu site está otimizado para os buscadores, mas contrate um profissional ou uma agência especializada.

As técnicas de SEO não são tão simples quanto parecem, pois exigem o conhecimento das regras aliado às estratégias da empresa. A intenção é fazer com que os milhares de internautas possam descobrir a sua página de forma fácil. E isso é mutável. Você tem de estar sempre de olho nas palavras mais buscadas, tendências para aproveitar o máximo desse mundo digital.

Não quero desencorajar ninguém, mas é necessária uma profissionalização se você quiser vender mais. Mexer no seu site para que ele seja reconhecido é essencial para qualquer empresa e você, em franquia, pode ainda contar com a estrutura da rede para melhorar as estratégias. Pense em rede!!!!

Por isso, você, que é gestor de uma franquia, deve ficar bem atento antes de fazer campanhas de impulsionamento no Google, por exemplo.

Uma dica bem simples, para saber se o SEO foi implementado, é acessar o seu site e clicar no seu teclado CTRL + U. Você vai encontrar o que chamamos de código-fonte. Clique CRTL + F e digite title ou description e veja se há campos preenchidos (o title é o título de determinada página do seu site que faz o robô entender o que tem na página inicialmente. Já o description, como o próprio nome mostra, é a descrição do produto ou serviço o que demanda uma estratégia e estudo para você inserir palavras que façam o robô entender o que você realmente vende e case com a sua estratégia de marketing).

Se você não encontrar nada relacionado, é porque o seu site não está sendo lido pelos robôs.

Mais do que nunca, transforme-se digitalmente. Pense que o consumidor hoje é multicanal, exige facilidades e bom atendimento. Entenda a jornada do seu cliente para que você possa oferecer experiências que o façam comprar, lembrar da sua marca e até ser engajado para poder indicar o seu produto ou serviço.

Este artigo foi enviado por Sandra Takata, especialista em SEO, diretora da Core Group – Comunicação e Marketing e vice-presidente do Instituto Mulheres do Varejo, para uso do Guia Franquias de Sucesso
Sair da versão mobile