Uma das atividades físicas que caiu no gosto dos brasileiros devido aos benefícios que proporciona a saúde e ao bem-estar, é o pilates.
Essa é prática muito indicada para quem deseja cuidar da saúde e da estética, fortalecer o corpo e buscar reabilitação física.
Mas, além de ser uma ótima escolha para conquistar uma qualidade de vida melhor, o pilates também pode ser uma excelente oportunidade de investimento para os empreendedores.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Atualmente, existem diversas franquias de pilates no mercado que disponibilizam modelos de negócio já testados e aprovados e ainda oferecem para os franqueados o treinamento e suporte que eles precisam.
Portanto, se você deseja saber mais sobre as franquias de pilates, seus modelos e valores, veja abaixo a seleção que o Guia elaborou:
Franquias de pilates
Crescimento do setor de pilates e as oportunidades para os investidores
Confira as especificidades desse nicho no Brasil e quais são as principais vantagens para os franqueados.
Mercado crescente
Tanto pelos benefícios oferecidos aos alunos como pela possibilidade de atender a todos os perfis de pessoas, elaborando aulas personalizadas, o pilates vem ganhando muito espaço no Brasil.
De acordo com o Gofit Web, empresa especializada em soluções tecnológicas para gestores e profissionais do fitness, a estimativa é que haja mais de 15 milhões de pessoas praticantes de pilates em todo o mundo. O público-alvo principal, segundo o levantamento, é 80% composto por mulheres das classes A e B.
Nesse sentido, as pessoas que quiserem ingressar nesse segmento vão se deparar com um mercado muito crescente, formado em sua grande maioria por um público feminino com alto poder de investimento. Porém, há também uma grande procura da modalidade por parte dos idosos, já que essa atividade possui benefícios para a saúde como:
- Aumento da flexibilidade e a mobilidade;
- Melhora da coordenação motora;
- Avanços na capacidade cardiorrespiratória;
- Reabilitação física;
- Fortalecimento da coluna;
- Diminuição da pressão arterial em pessoas que possuem pressão alta;
- E muito mais!
Ou seja, esse público também contribui muito com o crescimento do pilates no Brasil. E vale destacar que, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMG), até 2050 o número de idosos no Brasil deve ser de 90 milhões.
Também é bom mencionar que o pilates pode trazer benefícios para homens, gestantes, adultos e até mesmo para crianças, a depender apenas do nível das aulas e dos exercícios empregados. Com isso, quem escolhe uma franquia de pilates pode ter um grande público para atender.
Segmento que se adaptou à pandemia
Apesar de o pilates ser muito praticado de maneira presencial, algumas redes desenvolveram formatos de aulas virtuais para continuar atendendo as necessidades dos seus alunos à distância durante a pandemia.
Além disso, por ser uma atividade ligada à saúde, muitos estúdios de pilates reforçaram suas medidas de segurança e continuaram atendendo presencialmente na quarentena.
Em outras palavras, esse é um mercado que conseguiu se manter firme mesmo com o isolamento social e que vem crescendo nos últimos anos, apesar da pandemia. Dessa maneira, como segmento de pilates deve continuar em expansão, os empreendedores que começarem um negócio nessa área têm boas chances de obter resultados ótimos.
Oportunidade para diferentes perfis de franqueado
Embora as franquias de pilates atraiam muitos empreendedores que atuam na área da saúde – como fisioterapeutas e professores de educação física – também há espaço para quem não tem conhecimento técnico na área.
Algumas marcas neste nicho permitem que o franqueado tenha um perfil administrativo, ou seja, trabalhe gerenciando o negócio, e contrate um responsável técnico certificado pelo CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) ou CREF (Conselho Regional de Educação Física) para ministrar as aulas.
Opção de agregar o pilates à outras práticas
Além de optar por ter o estúdio de pilates como negócio único, há a opção de agregar a franquia à outras práticas físicas.
Nesse sentido, as franquias de pilates podem ser adquiridas por empresários que já tem negócios na área da saúde e estética – como academias e estúdios de dança – com forma de oferecer novas alternativas para os seus clientes e aumentar o faturamento.
No franchising esse modelo de negócio no qual uma franquia chega para complementar uma empresa já existem é chamado de store in store.