Quando falamos de metas nas empresas parece ser uma coisa óbvia que todo modelo de negócios deve ter, não é mesmo? Só que na prática não é bem assim que acontece, muitas franqueadoras e franqueados não possuem objetivos claros e bem definidos para suas unidades.
Sempre quando vejo uma empresa passando por qualquer tipo de desafios uma das primeiras perguntas que faço é “me fale um pouco das metas de vocês” e nesse momento fica claro o real problema.
As metas funcionamento como direcionamento para o crescimento e sucesso da franqueadora e franqueado, quando falo em objetivos, não apenas em vendas, existem outras métricas que podemos colocar para traçar o crescimento e medir constantemente o desenvolvimento das unidades.
Quando um modelo de franquia nasce, um dos principais objetivos é a escala e multiplicação do que já deu certo para alguém, certo? Na teoria sim, só que na prática nem sempre é assim, muitas empresas, sem cultura de vendas e indicadores resolvem franquear seus negócios e acabam não sabendo como fazer seus franqueados performarem e crescerem.
Como começar a criar a cultura de metas e resultados na franqueadora?
- Estabeleça metas para as unidades próprias, teste o time e direcione para alcance desses resultados.
- Tenha um gestor focado no comercial, alguém que conheça muito o modelo de negócio e mercado, que tenha sede de aprendizado e crescimento, esteja disposto formar um time.
- Defina quais os indicadores para medição desses resultados.
- Tenha encontros periódicos com os franqueados, fale de metas o tempo todo, é necessário aculturar, treinar e mostrar como fazer.
- Crie uma gamificação para incentivar os franqueados no alcance das metas.
- Monitore os números sistematicamente, mês, semana, dia até mesmo hora, pois, metas precisam ser acompanhadas.
A franqueadora pode criar alguns pilares para medir a performance do franqueado, tudo vai depender do segmento, separei alguns pilares abaixo, veja quais deles faz sentido para você.
- Total em Vendas
- Número de clientes atendidos
- Ticket Médio
- Itens por clientes
- Lucratividade
- Produtividade por colaborador
A princípio parece assustador e muita coisa para fazer, a curto prazo o resultado pode não acontecer da forma desejada, porém, a médio e longo prazo o crescimento sustentável das empresas vai fazer valer toda energia colocada.
Quando me perguntam quando é o melhor momento para colocar a meta, eu sempre digo AGORA, seja a do dia ou da semana, meta de um produto ou serviço, apenas comece, vai ser incrível essa jornada de resultados pode ter certeza. Venda é igual a renda, faça o dinheiro entrar nas franquias e todo o resto será resolvido aos poucos, com dinheiro no caixa fica mais fácil ajustar os outros pilares de melhoria.