Guia Franquias de Sucesso

Microfranquias: como criar modelos de negócio enxutos

microfranquias como criar modelos enxutos

microfranquias como criar modelos enxutos

As microfranquias estão com tudo. Além de ter um investimento mais baixo, com teto de até R$ 105 mil, elas também se diferem das franquias tradicionais por terem uma operação mais simples e, muitas vezes, permitirem a operação em home office.

Graças à essas características, as marcas que oferecem esse modelo acabam atraindo um grupo maior de pessoas – que têm interesse em abrir um negócio, mas buscam uma franquia barata e fácil de administrar.

Por outro lado, para implantar esse modelo de negócio na sua rede, é fundamental fazer um planejamento que considere diferentes aspectos estratégicos da operação.

Planejando sua microfranquia

Para converter seu negócio em uma microfranquia, é fundamental criar um estudo que apresente possibilidades para enxugar os custos e tarefas da gestão. O objetivo é formatar uma operação até R$ 105 mil que seja simples de gerenciar e ofereça bom retorno aos investidores.  

Nessa hora, vale pensar nas particularidades do seu nicho e encontrar respostas para as perguntas: Como vamos reduzir os custos? Como tornar o trabalho do franqueado mais fácil? Como adaptar nosso modelo de negócio sem perder a essência? Quais serão os investimentos necessários para disponibilizar uma microfranquia?

Além de contar com um time de expansão para participar deste processo, também é interessante trazer uma consultoria especializada em formatar modelos de franquias. 

Definindo os padrões e os processos

Depois da concepção da microfranquia, é hora de detalhar os padrões de administração e atendimento, bem como os direitos e deveres do franqueado. 

Esses protocolos podem ser adaptados de outros modelos que a franqueadora já oferece, mas deve-se tomar cuidado para repensar em todos os pontos que podem diferenciar os formatos atuais da nova microfranquia. 

Documentar esses detalhes vai ajudar bastante a criar os manuais da microfranquia e a entender se há necessidade de criar treinamentos específicos para este tipo de operação. 

Para validar tudo isso, é bastante interessante implementar uma unidade piloto e acompanhar a sua performance por alguns meses.

Oficialize a sua microfranquia

Como trata-se de um novo investimento, a microfranquia também merece ter o próprio plano de negócio e uma Circular de Oferta de Franquia (COF) que traga aspectos particulares. 

Naturalmente, nessa etapa já é importante que os valores de investimento (como taxa de franquia e royalties) e os dados de retorno (incluindo o faturamento médio mensal e o prazo de retorno sobre o investimento) já estejam bem definidos. 

Projetando a expansão

Como fase final do planejamento, é hora de preparar a divulgação da nova franquia da sua rede. 

O time de marketing e de expansão podem ajudar a estimar um orçamento para essa empreitada, bem como definir quais serão as estratégias para atrair investidores para a microfranquia. Anúncios nas redes sociais, divulgações através de assessorias de imprensa e em portais especializados são algumas opções. 

Dependendo de como a franquia foi formatada, também é possível oferecer as microfranquias para os franqueados que já lideram outras unidades. 

Sobre o Solutto

Além de ter formatos atrativos para os investidores, sua expansão de franquias também vai precisar de um bom sistema de gestão. E o Solutto é a escolha certa!

Especializado em soluções para a gestão de redes de franquias, o Solutto tem módulos especiais para expansão, além de plataformas completas para criação de treinamentos, administração financeira, CRM e muito mais.

Tudo o que sua rede precisa para crescer com todos os modelos de negócio está no Solutto.

Sair da versão mobile