Basicamente, data driven quer dizer “orientado à dados”, ou seja, são os processos e rotinas que consideram a análise de informações, geralmente quantitativas, para as decisões e criação de estratégias.
Entre as suas vantagens, está a maior segurança na tomada de decisões, facilidade para criar estratégias assertivas, possibilidade de reduzir custos, oportunidade de prever crises (e suas soluções), otimização de processos e muito mais!
Gostou das vantagens de transformar a análise de dados em um pilar do seu negócio? Confira abaixo os passos para implementar a cultura data driven na sua franqueadora.
Como implementar a cultura data driven na sua rede?
Defina metas e indicadores
Primeiramente, o franqueador e a sua equipe devem estabelecer as metas e indicadores. A meta é o objetivo que você deseja atingir, e o indicador é o dado que vai revelar se está perto de alcançar a meta ou não.
Pensando na expansão de franquias, aumentar a captação de leads em 10% pode ser uma meta, e o indicador será o número de contatos recepcionados pelo CRM.
Sabendo quais indicadores devem ser observados e criando metas tangíveis para sua empresa, será mais fácil direcionar a sua análise de informações.
Hora de investir em tecnologia!
Será necessário contar com a ajuda de um software para fazer a coleta, tratamento e organização dos dados da sua rede. O Solutto, por exemplo, é um dos mais completos que existe no mercado de franquias e redes.
Com o uso dos dashboards e painéis de indicadores do Solutto, você pode descobrir quais são as unidades que estão se destacando, quais as principais dúvidas dos franqueados, que plataformas e estratégias são melhores para a conversão de leads, e muito mais. E o melhor: tudo sempre à vista!
Compartilhe com todas as pessoas envolvidas
Para que a data driven funcione, não basta que só a equipe de gestão trabalhe orientada aos dados, todos os profissionais devem estar integrados com a cultura.
Para isso, uma boa ideia é preparar um treinamento para a equipe. Nesse momento, é importante apresentar o conceito de uma administração orientada a dados, mostrando quais os benefícios dessa novidade para a companhia e para otimizar o trabalho dos profissionais – que se tornará mais produtivo, assertivo e ágil.
Além disso, é fundamental ter lembretes constantes da importância dos dados para a cultura organizacional, seja através de cases de sucesso compartilhados na intranet da franqueadora, ou de reciclagens sobre o assunto.
Conheça o Solutto e como ele pode ajudar a sua rede na cultura data driven
O Solutto é uma das principais referências em sistemas de gestão de franquias. Esse ERP tem uma estrutura modular que cobre as principais necessidades do franchising: do treinamento de novos franqueados às ferramentas de apoio à expansão.
Por meio dele, os franqueadores conseguem ter acesso a relatórios e painéis que exibem dados de forma intuitiva e personalizada. E tudo em tempo real!
Os painéis podem ser utilizados tanto pelos franqueadores quanto pelos franqueados, e revelam aspectos de unidades específicas e da rede, de forma geral.
Vale destacar ainda que, o Solutto está sempre apostando em inovação, e de olho nas principais tendências da área de softwares, franchising e negócios!