Guia Franquias de Sucesso

Procura por franquias de até R$ 10 mil aumenta em 2019, mostra estudo

estudo franquias baratas 2019

Os interessados em franchising estão de olho em franquias cada vez mais baratas. É o que mostra o estudo “Tendências para franquias baratas 2019”, realizado pelo Guia Franquias de Sucesso.

Segundo o levantamento, a procura por franquias mais baratas, com investimento de até 10 mil reais, cresceu mais de 17 pontos percentuais no primeiro bimestre de 2019, em comparação com o mesmo período em 2018.

Neste ano, mais da metade (51%) dos interessados buscam por modelos nessa faixa de investimento. Em 2018, esse número era de 33,21%.

investimento franquias baratas 2019

Em contrapartida, o levantamento também mostra que a disponibilidade de capital para investir nas franquias de maior valor também caiu.

Enquanto no ano passado 10,21% dos interessados em franquias baratas buscavam por oportunidades com investimento acima de 100 mil reais, em 2019 apenas 4,86% procuram por modelos nessa faixa.

Entre os interessados em franquias baratas em 2019, a grande maioria procura por modelos com investimento de até 100 mil reais: 95,14% declararam interesse nessa faixa de investimento.

O aumento da procura por franquias com investimento mais baixo também se reflete nas estratégias das franqueadoras, que estão se adaptando à tendência para continuar expandindo.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em fevereiro deste ano apontam que, em 2018, o número de franquias com investimento de até 90 mil reais cresceu 8%, chegando a 589 modelos com este perfil.

“Não sei ao certo se as pessoas estão buscando ou se a oferta desses modelos cresceu a ponto de despertar esse interesse; inclusive de pessoas que querem lançar-se como empreendedores, mas, com certos receios, não querem fazer grandes investimentos inicialmente”, comenta Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria.

Para a especialista, o aumento dos modelos de franquias baratas é reflexo de tendências do mercado. “Houve um crescimento de redes de serviços, que dispensam grandes investimentos em estrutura física, necessitando apenas de uma sala comercial e muita sola de sapato para prospecção de clientes. Outro fator é o crescimento dos planos de expansão, para cidades do interior, que também força a adequação dos investimentos frente à expectativa de resultados nessas cidades menores”, esclarece Milena.

Perfil dos interessados

O perfil dos interessados em franquias baratas também mudou em 2019.

Neste ano, a proporção de mulheres interessadas nesse tipo de negócio cresceu e superou a de homens – são 56,6% de mulheres contra 43,4% de homens. Em 2018, os homens eram maioria, representando 55,1% do total de interessados.

“O movimento nacional em prol de incentivar o empreendedorismo feminino está definitivamente consolidado. Isso faz com que o mercado já esteja sentindo esse reflexo, com o interesse maior das mulheres por abrirem seus negócios, empreender”, opina Milena Lidor.

Outro dado que chama a atenção é a faixa etária dos interessados em investir. O percentual de pessoas mais velhas buscando por franquias baratas cresceu: quase 70% dos interessados têm mais de 35 anos.

Já o número de interessados mais jovens, com idade de 18 a 34 anos, caiu cerca de 10 pontos percentuais. Em 2018, 41,26% dos interessados tinham entre 18 e 34 anos; em 2019, esse total caiu para 30,5%.

“Esse aumento na idade média de interessados em franquias baratas pode ser reflexo das taxas de desemprego no país. Indica um possível aumento no empreendedorismo por necessidade versus o empreendedorismo por oportunidade, com um maior número de pessoas mais velhas buscando recolocação no mercado após perder o emprego”, avalia Daniela Moreira, diretora editorial do Guia Franquias de Sucesso.

Nesse cenário, vale ressaltar a importância dos cuidados na escolha da franquia certa para investir. “Muitas vezes esse candidato vai gastar toda a sua rescisão ou o que resta da sua poupança nesse negócio, portanto é fundamental pesquisar se a marca é idônea e conversar com outros franqueados da rede”, aconselha Daniela.

O Brasil encerrou 2018 com 12,2 milhões de desempregados, segundo o IBGE. De acordo com levantamento do SPC, divulgado em fevereiro de 2018, 58,7% dos brasileiros sem emprego eram mulheres e a média de idade era de 34 anos.

Interesse por região

Em termos regionais, as mudanças são menos expressivas. A região Sudeste continua com a maior participação entre os interessados em investir em franquias baratas (51,42%). Mas, em 2019 as participações das regiões Centro-Oeste e Norte apresentou crescimento, chegando a 11,34% e 6,88%, respectivamente.

Segmentos em alta em 2019

O estudo aponta ainda os segmentos que mais têm despertado o interesse daqueles que buscam por franquias baratas em 2019.

As franquias de alimentação são as preferidas, citadas por 60,32% dos interessados. Logo em seguida aparece o setor de Beleza e Saúde, com 45,75%.

O ranking dos segmentos mais buscados é seguido por Serviços (37,25%), Cosméticos e Perfumes (28,34%), Roupas e Calçados (23,89%) e Turismo e Viagem (23,48%).

O estudo compilou dados referentes a uma base de 1.060 cadastros de interessados em franquias de baixo custo realizados no portal Guia Franquias de Sucesso, nos períodos de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018 e 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019.

Sair da versão mobile