Procura por franquias de até R$ 10 mil aumenta em 2019, mostra estudo

0
2146
estudo franquias baratas 2019
estudo franquias baratas 2019

Os interessados em franchising estão de olho em franquias cada vez mais baratas. É o que mostra o estudo “Tendências para franquias baratas 2019”, realizado pelo Guia Franquias de Sucesso.

Segundo o levantamento, a procura por franquias mais baratas, com investimento de até 10 mil reais, cresceu mais de 17 pontos percentuais no primeiro bimestre de 2019, em comparação com o mesmo período em 2018.

Neste ano, mais da metade (51%) dos interessados buscam por modelos nessa faixa de investimento. Em 2018, esse número era de 33,21%.

investimento franquias baratas 2019

Em contrapartida, o levantamento também mostra que a disponibilidade de capital para investir nas franquias de maior valor também caiu.

Enquanto no ano passado 10,21% dos interessados em franquias baratas buscavam por oportunidades com investimento acima de 100 mil reais, em 2019 apenas 4,86% procuram por modelos nessa faixa.

Entre os interessados em franquias baratas em 2019, a grande maioria procura por modelos com investimento de até 100 mil reais: 95,14% declararam interesse nessa faixa de investimento.

O aumento da procura por franquias com investimento mais baixo também se reflete nas estratégias das franqueadoras, que estão se adaptando à tendência para continuar expandindo.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em fevereiro deste ano apontam que, em 2018, o número de franquias com investimento de até 90 mil reais cresceu 8%, chegando a 589 modelos com este perfil.

“Não sei ao certo se as pessoas estão buscando ou se a oferta desses modelos cresceu a ponto de despertar esse interesse; inclusive de pessoas que querem lançar-se como empreendedores, mas, com certos receios, não querem fazer grandes investimentos inicialmente”, comenta Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria.

Para a especialista, o aumento dos modelos de franquias baratas é reflexo de tendências do mercado. “Houve um crescimento de redes de serviços, que dispensam grandes investimentos em estrutura física, necessitando apenas de uma sala comercial e muita sola de sapato para prospecção de clientes. Outro fator é o crescimento dos planos de expansão, para cidades do interior, que também força a adequação dos investimentos frente à expectativa de resultados nessas cidades menores”, esclarece Milena.

Perfil dos interessados

O perfil dos interessados em franquias baratas também mudou em 2019.

Neste ano, a proporção de mulheres interessadas nesse tipo de negócio cresceu e superou a de homens – são 56,6% de mulheres contra 43,4% de homens. Em 2018, os homens eram maioria, representando 55,1% do total de interessados.

“O movimento nacional em prol de incentivar o empreendedorismo feminino está definitivamente consolidado. Isso faz com que o mercado já esteja sentindo esse reflexo, com o interesse maior das mulheres por abrirem seus negócios, empreender”, opina Milena Lidor.

perfil franquias baratas

Outro dado que chama a atenção é a faixa etária dos interessados em investir. O percentual de pessoas mais velhas buscando por franquias baratas cresceu: quase 70% dos interessados têm mais de 35 anos.

Já o número de interessados mais jovens, com idade de 18 a 34 anos, caiu cerca de 10 pontos percentuais. Em 2018, 41,26% dos interessados tinham entre 18 e 34 anos; em 2019, esse total caiu para 30,5%.

idade franquias baratas 2019

“Esse aumento na idade média de interessados em franquias baratas pode ser reflexo das taxas de desemprego no país. Indica um possível aumento no empreendedorismo por necessidade versus o empreendedorismo por oportunidade, com um maior número de pessoas mais velhas buscando recolocação no mercado após perder o emprego”, avalia Daniela Moreira, diretora editorial do Guia Franquias de Sucesso.

Nesse cenário, vale ressaltar a importância dos cuidados na escolha da franquia certa para investir. “Muitas vezes esse candidato vai gastar toda a sua rescisão ou o que resta da sua poupança nesse negócio, portanto é fundamental pesquisar se a marca é idônea e conversar com outros franqueados da rede”, aconselha Daniela.

O Brasil encerrou 2018 com 12,2 milhões de desempregados, segundo o IBGE. De acordo com levantamento do SPC, divulgado em fevereiro de 2018, 58,7% dos brasileiros sem emprego eram mulheres e a média de idade era de 34 anos.

Interesse por região

Em termos regionais, as mudanças são menos expressivas. A região Sudeste continua com a maior participação entre os interessados em investir em franquias baratas (51,42%). Mas, em 2019 as participações das regiões Centro-Oeste e Norte apresentou crescimento, chegando a 11,34% e 6,88%, respectivamente.

regiao franquias baratas 2019

Segmentos em alta em 2019

O estudo aponta ainda os segmentos que mais têm despertado o interesse daqueles que buscam por franquias baratas em 2019.

As franquias de alimentação são as preferidas, citadas por 60,32% dos interessados. Logo em seguida aparece o setor de Beleza e Saúde, com 45,75%.

O ranking dos segmentos mais buscados é seguido por Serviços (37,25%), Cosméticos e Perfumes (28,34%), Roupas e Calçados (23,89%) e Turismo e Viagem (23,48%).

segmentos franquias baratas 2019

O estudo compilou dados referentes a uma base de 1.060 cadastros de interessados em franquias de baixo custo realizados no portal Guia Franquias de Sucesso, nos períodos de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018 e 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui