Guia Franquias de Sucesso

5 dicas para implementar um ERP

dicas para implementar erp solutto

dicas para implementar erp solutto

 Garantir uma gestão organizada do negócio é algo bem mais palpável quando se conta com o suporte de um sistema ERP. Com um bom ERP, empresas de todos os tamanhos e segmentos têm a possibilidade de otimizar processos, conquistando mais controle e simplificando a rotina do negócio.

No universo das franquias isso não é diferente. Com 15 anos de dedicação ao franchising, o Solutto, software especializado de gestão, desenvolveu um sistema modular que oferece soluções inteligentes e estratégicas a franqueadores e franqueados em diversos setores do mercado. (Saiba mais sobre o Solutto.)

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Mas, se as vantagens de adotar um ERP que revolucione a gestão do negócio são atrativas, a implementação do software em uma rede pode trazer preocupações. Entretanto, esse processo pode acontecer de forma simples e sem dores de cabeça.

Confira a seguir dicas do Solutto para que a sua franquia tenha sucesso na implantação do sistema de gestão ERP.

Selecione um ponto focal

Contar com um ponto focal no processo de implementação do ERP é fundamental para o sucesso da operação. Na hora de selecionar o profissional que deve desempenhar este papel, fique de olho no perfil dos candidatos: o objetivo aqui é simplificar e garantir o bom andamento do processo, portanto, busque profissionais capazes de contribuir com eficiência.

Mapeie os processos da empresa

Ter clareza do ponto de partida é crucial para analisar os resultados ao final do caminho. Portanto, antes de dar início à implementação do ERP, faça um mapeamento de todos os processos da empresa.

Essa ação vai ajudar não só a medir os resultados e o desempenho do novo sistema de gestão, mas, também, a perceber o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Prepare-se para as mudanças

Uma implementação bem sucedida do sistema de gestão ERP vai trazer mudanças em todas as áreas do negócio e é preciso preparar-se para a nova realidade da empresa. Invista tempo em treinamentos para conhecer bem o novo sistema e, se preciso, faça mudanças nos processos internos.

Planeje processos inteligentes

A implantação de um sistema de gestão ERP tem por objetivo otimizar os processos da empresa. Então, garanta um bom planejamento para processos inteligentes.

Durante a implementação, trabalhe para evitar a duplicidade de informações e reduzir formas diferentes de fazer a mesma coisa. Outro ponto importante para simplificar a rotina é automatizar tarefas repetitivas – alertas por e-mail, geração de gráficos e emissão de documentos em lote podem ser automatizados com a ajuda do sistema.

Além disso, a mobilidade é cada vez mais necessária. Procure promover o acesso remoto ou através de aparelhos celulares ao sistema.

Atente-se à criação de usuários do sistema

O acesso de toda a equipe ao sistema também precisa ser pensado de forma estratégica durante a implementação do ERP. Na hora de criar os usuários do sistema, atente-se aos três principais tipos de perfis de acesso:

  • Decisório: foco em indicadores de gestão;
  • Gerencial: foco em relatórios dinâmicos e flexíveis;
  • Operacional: foco em agilidade na execução de tarefas rotineiras.

Conheça o Solutto

O Solutto é um sistema de gestão ERP especializado em franquias, com aplicação modular. Os módulos do software são desenvolvidos para atender às principais necessidades e oferecer soluções completas e integradas para redes franqueadoras e para os franqueados nas unidades.

O software tem homologação nacional e é flexível, com a possibilidade de passar por customizações ou adequações para se adaptar a particularidades próprias de cada negócio.

Criado em 2000, o Solutto tem hoje cerca de 5 mil usuários ativos. A empresa atende 280 redes de franquias, além de ser fornecedora de algumas das principais consultorias de franchising do Brasil.

Sair da versão mobile