5 dicas para implementar um ERP

0
1738
dicas para implementar erp solutto
dicas para implementar erp solutto

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. Garantir uma gestão organizada do negócio é algo bem mais palpável quando se conta com o suporte de um sistema ERP. Com um bom ERP, empresas de todos os tamanhos e segmentos têm a possibilidade de otimizar processos, conquistando mais controle e simplificando a rotina do negócio.

No universo das franquias isso não é diferente. Com 15 anos de dedicação ao franchising, o Solutto, software especializado de gestão, desenvolveu um sistema modular que oferece soluções inteligentes e estratégicas a franqueadores e franqueados em diversos setores do mercado. (Saiba mais sobre o Solutto.)

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Mas, se as vantagens de adotar um ERP que revolucione a gestão do negócio são atrativas, a implementação do software em uma rede pode trazer preocupações. Entretanto, esse processo pode acontecer de forma simples e sem dores de cabeça.

Confira a seguir dicas do Solutto para que a sua franquia tenha sucesso na implantação do sistema de gestão ERP.

Selecione um ponto focal

Contar com um ponto focal no processo de implementação do ERP é fundamental para o sucesso da operação. Na hora de selecionar o profissional que deve desempenhar este papel, fique de olho no perfil dos candidatos: o objetivo aqui é simplificar e garantir o bom andamento do processo, portanto, busque profissionais capazes de contribuir com eficiência.

Mapeie os processos da empresa

Ter clareza do ponto de partida é crucial para analisar os resultados ao final do caminho. Portanto, antes de dar início à implementação do ERP, faça um mapeamento de todos os processos da empresa.

Essa ação vai ajudar não só a medir os resultados e o desempenho do novo sistema de gestão, mas, também, a perceber o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Prepare-se para as mudanças

Uma implementação bem sucedida do sistema de gestão ERP vai trazer mudanças em todas as áreas do negócio e é preciso preparar-se para a nova realidade da empresa. Invista tempo em treinamentos para conhecer bem o novo sistema e, se preciso, faça mudanças nos processos internos.

Planeje processos inteligentes

A implantação de um sistema de gestão ERP tem por objetivo otimizar os processos da empresa. Então, garanta um bom planejamento para processos inteligentes.

Durante a implementação, trabalhe para evitar a duplicidade de informações e reduzir formas diferentes de fazer a mesma coisa. Outro ponto importante para simplificar a rotina é automatizar tarefas repetitivas – alertas por e-mail, geração de gráficos e emissão de documentos em lote podem ser automatizados com a ajuda do sistema.

Além disso, a mobilidade é cada vez mais necessária. Procure promover o acesso remoto ou através de aparelhos celulares ao sistema.

Atente-se à criação de usuários do sistema

O acesso de toda a equipe ao sistema também precisa ser pensado de forma estratégica durante a implementação do ERP. Na hora de criar os usuários do sistema, atente-se aos três principais tipos de perfis de acesso:

  • Decisório: foco em indicadores de gestão;
  • Gerencial: foco em relatórios dinâmicos e flexíveis;
  • Operacional: foco em agilidade na execução de tarefas rotineiras.

Conheça o Solutto

O Solutto é um sistema de gestão ERP especializado em franquias, com aplicação modular. Os módulos do software são desenvolvidos para atender às principais necessidades e oferecer soluções completas e integradas para redes franqueadoras e para os franqueados nas unidades.

O software tem homologação nacional e é flexível, com a possibilidade de passar por customizações ou adequações para se adaptar a particularidades próprias de cada negócio.

Criado em 2000, o Solutto tem hoje cerca de 5 mil usuários ativos. A empresa atende 280 redes de franquias, além de ser fornecedora de algumas das principais consultorias de franchising do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui