*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. Cuidar da gestão de um negócio é desafiador. Quando falamos de uma rede de franquias, o desafio pode ser ainda maior. É aí que entra o ERP – um sistema que simplifica os processos de gestão.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de software que promove a integração e a centralização de informações, otimizando a gestão do negócio e oferecendo um controle maior de dados e de operações.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Se organizar questões relativas à expansão, comunicar-se de forma eficaz com os franqueados da marca e ter um bom controle financeiro são fundamentais para o sucesso de uma franqueadora, dar conta dessas tarefas e manter um registro atualizado de todas as informações necessárias no dia a dia pode causar dores de cabeça.

E-mails perdidos ou nunca lidos, planilhas desatualizadas, documentos desorganizados e difíceis de entender, muito tempo gasto para localizar dados importantes nos arquivos são problemas comuns na rotina de uma franqueadora. É nesse cenário que um bom ERP pode fazer toda a diferença.

Sistema centralizado

Uma das maiores vantagens do ERP é poder contar com um sistema centralizado de gestão. Com isso, é possível ter acesso a todas as áreas e informações importantes para o negócio em um único lugar – o que elimina o tempo gasto na localização de dados e otimiza a tarefa de manter registros atualizados.

A centralização do sistema também permite ter uma visão ampla e geral de todos os processos da franquia, algo que permite traçar estratégias mais claras e conscientes, tanto para a expansão da rede quanto para o suporte e gerenciamento dos franqueados atuais.

Esta característica do ERP também diminui o risco de erros e fraudes, uma vez que todos os dados podem ser acessados e armazenados no sistema.

Controle financeiro

A gestão de royalties e taxa de propaganda é um aspecto importante de uma franquia. Calibrar esse sistema para se certificar de que os valores cobrados estão corretos e que serão cobrados nas datas certas é algo fundamental, tanto para a franqueadora quanto para o franqueado.

Com um ERP especializado em franquias, você consegue controlar melhor a gestão dessas taxas. As ferramentas permitem cálculos automáticos que permitem que a cobrança seja feita de forma exata e simplificada.

Além disso, todo o processo de fluxo de capital, contas a pagar e a receber, pode ser integrado no ERP. Com isso, é possível traçar um planejamento financeiro mais inteligente, reduzindo custos e aproveitando melhor os recursos disponíveis.

Comunicação e suporte mais eficientes

Para garantir um desenvolvimento saudável da rede, oferecer um bom suporte aos franqueados e conseguir promover uma comunicação eficiente para ambos os lados é crucial – e é algo que também pode ser otimizado através de ERP.

O software pode permitir a configuração de uma central de atendimento e de envio de mensagens que funciona como uma via de mão dupla: os franqueados podem fazer pedidos e solicitações, enquanto os franqueadores podem garantir que seus alertas e notificações estão efetivamente sendo recebidos.

Outra possibilidade do sistema é modernizar e facilitar os processos de treinamento. Com boas ferramentas, é possível oferecer uma plataforma acessível e funcional de treinamentos online para capacitar franqueados e funcionários das unidades.

Com isso, toda a comunicação com a rede pode ser fortalecida e organizada.

Simplificando a gestão da franquia com o Solutto

O Solutto é uma solução completa e eficaz para quem busca um bom ERP. O software é especializado em franquias e tem aplicação modular, com módulos que englobam desde os processos de expansão da franqueadora até o operacional das unidades de franquias.

Com a ferramenta, é possível acessar informações de forma rápida e organizada, sem perder tempo com a manutenção de diferentes planilhas e arquivos. Além de módulos que simplificam a gestão financeira e organizam processos como a consultoria de campo, o Solutto também oferece a implantação de uma central que conecta os franqueados à matriz.

Para levar o sistema de gestão simplificado para os franqueados, o software conta com módulos desenvolvidos especialmente para as verticais, incluindo soluções para redes educacionais, de alimentação, estética, saúde, serviços e varejo tradicional.

Além de poder selecionar os módulos a serem implantados de acordo com a necessidade da franquia, também é possível contar com o desenvolvimento de soluções personalizadas dentro do Solutto para cada tipo de negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA