Guia Franquias de Sucesso

Como melhorar a comunicação com os franqueados

como melhorar a comunicacao com os franqueados

como melhorar a comunicacao com os franqueados

Estabelecer uma comunicação assertiva com os franqueados é fundamental. É só através de uma comunicação transparente e eficiente que as duas partes poderão estabelecer uma relação de confiança e respeito que vai ditar o andamento da parceria.

É também estreitando e fortalecendo o diálogo que o franqueador poderá acompanhar o desempenho das unidades e fornecer instrumentos para que elas tenham sucesso.

Confira a seguir algumas dicas para melhorar esse processo com os seus franqueados:

1. Adote um treinamento regular 

Uma boa maneira de manter uma comunicação eficiente com os franqueados, de modo que ela colabore com os objetivos da rede, é adotando um treinamento regular, e não somente a capacitação inicial.

Assim, a franqueadora poderá reforçar orientações em relação às atividades da rede e acompanhará mais de perto como o franqueado está se saindo na administração da unidade. Inclusive, por meio de reciclagens e novos treinamentos existem mais chances do empreendedor memorizar o conhecimento passado pela marca.

No caso do Solutto, por exemplo, esses treinamentos acontecem na Universidade Corporativa, um ambiente de estudos à distância que permite o compartilhamento de aulas em vídeo, conteúdo em texto, aplicação de testes e outros instrumentos de capacitação e medição de resultados.

2. Crie uma central de atendimento para franqueados

Se você deseja priorizar a comunicação com os franqueados na sua rede, então não pode deixar de oferecer uma central de atendimento para eles.

Esse ambiente online é importante para o esclarecimento de dúvidas e para acompanhar o dia a dia do franqueado. 

Os clientes do Solutto podem oferecer suporte para a rede por meio de e-tickets da Central de Atendimento ao Franqueado (CAF). O sistema de registro de chamados garante que haja rapidez e qualidade no atendimento e também mantém um histórico que poderá ser acessado no futuro.

3. Invista em uma extranet

O módulo de extranet do Solutto é um recurso importante para compartilhar informações e conteúdos entre franqueadora e franqueado. 

O sistema tem sub-módulos personalizáveis e que podem ser direcionados para o relacionamento com diferentes públicos de interesse da franqueadora: franqueados, colabores, consultores de campo, entre outros.

Além de centralizar e aprimorar a comunicação com a rede, a maioria dos sub-módulos registra o recebimento e leitura, garantindo maior assertividade, segurança e transparência na transmissão de mensagens. 

Sobre o Solutto

O Solutto é um ERP que está há mais de 16 anos no mercado, oferecendo a melhor tecnologia para que as franquias possam expandir e gerenciar seus processos de expansão de forma mais estruturada e profissional.

Para isso, o Solutto conta com ferramentas modulares e soluções para apoiar franqueadoras e franqueados em todo o país.

Ao contratar esse sistema, as redes contam com recursos voltados para a expansão da franquia, consultoria de campo, gestão financeira, comunicação e muito mais!

Vale destacar que ele é um sistema indicado para as redes de todos os segmentos, pois conta com ferramentas especificas para cada setor, e também dá a opção de um plano personalizável, no qual as soluções são voltadas para as necessidades de cada franquia.

Sair da versão mobile